Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Três crianças belgas procuradas em Portugal


Andam numa auto-caravana branca e dedicam-se à mendicidade para sobreviver. São três crianças belgas que terão sido raptadas pelo próprio pai. A Polícia belga suspeita que possam estar em Portugal.

O apelo foi lançado pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) : um homem belga terá raptado as três filhas menores e trouxe-as para Portugal. Andam numa auto-caravana, dormem em parques de campismo e tocam realejo na rua a troco de umas moedas.

No apelo, o IAC é claro: se alguém vir as meninas não deve tentar falar com elas mas, sim, avisar de imediato a Polícia. Qualquer movimento suspeito pode fazer o pai fugir outra vez.

As crianças, naturais de Antuérpia, chamam-se Godelieve, Gerda e Truke. Têm, respectivamente, 14, 10 e 7 anos.

O pai desapareceu com as crianças depois de uma visita autorizada e terá vindo para Portugal em Janeiro deste ano. Mas só em Agosto a Polícia Judiciária foi avisada. O progenitor já foi visto no Algarve, em Janeiro, e no Montijo, em Março deste ano.

A organização Child Focus já divulgou um vídeo sobre esta situação no YouTube.

2 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Carlos,
É incrível como é possível vivermos num meio tão cruel, em que há tanta gente sem escrúpulos. Esperemos que este caso tenha um final feliz.
Abraço.

Carlos Carmo disse...

Este sim teve um final bem melhor que muitos outros... como demnonstra a notícia...


As crianças de 14, 10 e sete anos desapareceram em Janeiro deste ano da localidade de Deurne, Antuérpia, na Bélgica, tendo sido trazidas para Portugal pelo pai Cornelius Otto numa auto-caravana, contra a vontade da mãe, de quem está separado.

Em declarações à agência Lusa, fonte da PSP de Viseu adiantou que o homem foi detido segunda-feira à noite, tendo as crianças sido entregues a uma instituição.

«A detenção foi feita pela PSP mas o caso já foi entregue à Polícia Judiciária», disse a mesma fonte escusando-se a dar mais pormenores.

O Instituto de Apoio à Criança (IAC) lançou na segunda-feira um apelo aos portugueses para ajudarem a localizar três crianças belgas desaparecidas no início do ano. Desde Janeiro que a Polícia belga e a organização não governamental de apoio a crianças desaparecidas ou sexualmente exploradas «Child Focus» estão a averiguar o paradeiro das três meninas, naturais de Antuérpia, que alegadamente foram alvo de rapto parental por parte do progenitor.

As autoridades acreditavam que as crianças estavam em trânsito pela Europa, acampando em parques de campismo por tempo indeterminado e, segundo o IAC, poderiam estar em Portugal.

O homem e as três crianças viajavam numa auto-caravana e como meio de subsistência dedicava-se à mendicidade com as raparigas, tocando um realejo em locais públicos.