Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

"O meu Iate é maior que o teu!"

Na onda dos acontecimentos das últimas semanas, a propósito de modelos económicos e sistemas financeiros, penso que poderemos concluir que o chamado Neoliberalismo originou uma vaga de miséria sem precedentes nas últimas décadas.

O fosso entre pobres e ricos aprofundou-se abissalmente. E até reputados nomes do sector financeiro-especulativo, como George Soros, admitem que o pior poderá estar para vir ainda com o apocalipse de todo o sistema económico-financeiro como actualmente o conhecemos, senão existir uma intervenção de urgência do Estado para controlar e regular o desnorteado mercado.

Esta situação faz-me lembrar aquele famoso quadro infanto-juvenil, onde uma criança pretende brincar livremente sem qualquer noção de perigo mas os papás não o permitem, no entanto um reputado pedagogo que por ali passa,observa a situação e usando das suas credenciais, aproxima-se dos papás e alerta-os para os perigos de uma preocupação excessiva para com os filhos e dos problemas que a falta de liberdade poderá trazer no futuro. Os papás, não querendo pôr em descrédito tão sábia advertência, decidem fazer a vontade à criança, recuando na sua primeira decisão tomada.

Passado algum tempo, surge a criança chorando junto dos papás a esconder-se por detrás destes e a pedir o seu auxilío já que acabou de fazer asneirada da grande. o

A criança, neste caso será o Mercado, o papel de papás caberá ao Estado ficando o papel de reputado pedagogo, para todos os especialistas da área económica.
O Mercado quando quer divertir-se, não aceita muito bem nas suas "brincadeiras" a intervenção do Estado, mas quando a "brincadeira" dá para o torto, vem a correr choramingando para pedir o auxílio deste último.

Serve esta pequena analogia para dizer que, quando se deixa a desenfreada ganância dos mercados à solta, quando se permitem manipulações de números sem qualquer intuito que não seja o próprio benefício, então o resultado nunca poderá ser diferente daquele que agora está à vista de todos!

Deixem brincar as crianças, mas sempre de olhos postos nas mesmas!

José Vidal-Beneyto (cronista do El Mundo) fazia recentemente num seu artigo, um bonito retrato deste mundo de jogos económicos e ganância financeira em que vivemos. Dizia ele:

"Quando grande parte da população dos países em desenvolvimento procura sobreviver com um a dois dólares diários, e necessita de 4 a 5 horas para obter a sua ração de água diária, os nossos exultantes milionários desafiam-se a golpes de palácios flutuantes.

O emir do Dubai, possui um barco de 160 metros, com piscinas, sala de squash, ginásio, helicóptero, e submarino de bolso. Mas os russos Andrei Melnichenko de 36 anos e com um iate de 165 metros como Roman Abramovich de 41 anos, que se diverte a brincar com a propriedade do Chelsea, está já a construir um iate de 170 metros , com cristais antibalas, detecção de mísseis, 2 pistas de helicóptero , 3 piscinas e cristais de Baccarat."

É impossível a "humanização" do capitalismo deste modo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este post está porreiro, de facto o neoliberalismo está a rebentar com todo sistema financeiro. Para mim isso até é bom, pode ser que assim os governantes admitam outro modelo é preciso, porque a continuar como estamos, vai lá vai!
Abraço

Marco Pires