Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 2 de setembro de 2008

I.O.U.S.A. - Uma Nação. Debaixo de stress. Em dívida

I.O.U.S.A. não é só mais um documentário, é o retrato fiel da crise económica americana. O mesmo conta a história dos “quatro défices” que abalam os EUA (como se já não bastasse o furacão Gustav). Os “quatro défices” ou os “quatro cavaleiros do Apocalipse” apontados no filme são: o orçamental, o da poupança, o da balança de pagamentos e o da liderança política.

A moral dos americanos já está abalada, para ajudar temos dois americanos que fazem uma verdadeira peregrinação pelos Estados Unidos anunciando aos cidadãos da pátria do Tio Sam o terramoto financeiro que ainda está para chegar, dando origem desta forma, ao referido documentário. Esta é uma viagem verdadeira e não ficção, tratando-se de uma “tournée” com o título “Fiscal Wake-up Tour”, realizada pela Concord Coalition, dirigida por Robert Bixby, e encabeçada por David Walker, também ele ex-"controlador" geral das contas públicas dos EUA, tendo se demitido em Março da liderança do Government Accountability Office do Congresso (GAO).

Este alarmante documentário de 85 minutos já foi seleccionado no Sundance Film Festival de 2008. Chegou às salas de cinema nos EUA a 21 de Agosto e depois haverá espaço para um debate público com Warren Buffet, com Pete Peterson, e com David Walker.

Para quem quiser mais informações visitem aqui o site oficial do documentário, entretanto, e como diria, Lauro Dermio, “Letz luke et da treila”:

2 comentários:

Carlos Carmo disse...

O Gustav ficou mais fraco, ainda bem, mas já tem a ameaça de mais 2 furacões, um é o Hanna, que passou de tempestade a ser classificado de furação e que ameaça agora as Bahamas e segue para a costa sudeste dos EUA. O outro furação de indice 4 ou 5 de destruição massiva é o MacCain, se este ganhar as eleições dos EUA mais a sua Dama de Ferro, será uma catástrofe para os EUA, na minha singela e humilde opinião.

Ricardo Tomás disse...

Mais uma boa perspectiva sobre essa grande de nação, que por ser tão grande também apresenta um défice maior ainda!