Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Freakonomics — O Estranho Mundo da Economia

Aqui fica uma sugestão literária interessante sobre Economia onde os autores têm uma abordagem totalmente diferente sobre o tema. O livro , através dos seus autores ( nomeadamente Levitt) procura desafiar as ideias feitas.

As respostas que Levitt encontrou para as suas perguntas, e que partilha com o leitor, mostram que, muitas vezes, certos fenómenos ocorrem devido a incentivos subtis, que desafiam a chamada "sabedoria convencional" — "Freakonomics" entra em permanente confronto com as ideias feitas que circulam na sociedade norte-americana, muitas delas aplicáveis ao contexto português (vd. "O di
nheiro faz ganhar eleições?").

Por exemplo, Levitt levou a cabo uma análise económica de um cartel de droga em Chicago — com a ajuda de um fantástico e arriscado estudo no terreno de um seu colega académico — para chegar à conclusão que os passadores de droga vivem em casa dos pais porque não têm dinheiro para mais. Os passadores correspondem ao nível mais baixo de uma organização altamente hierarquizada como um cartel de droga — enquanto os "peões" auferem menos que o salário mínimo, os líderes no topo ganham milhões. O incentivo para os passadores continuarem a trabalhar, arriscando a prisão e a vida, é a expectativa de subida na pirâmide da "empresa", com a respectiva recompensa salarial. Neste sentido, um cartel de droga funciona exactamente nos mesmos moldes de uma qualquer empresa do sistema capitalista (Levitt chega a comparar os passadores aos funcionários de empresas como a McDonalds e a Wal-Mart).

Nenhum comentário: