Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estaremos a assistir ao fim do regime neoliberalista?

O actual regime neoliberalista iniciou-se na presidência de Ronald Reagan (1981-1989), esse actorzinho de terceira categoria que gostava de dizer que "...o Governo não é a solução, mas sim o problema..." no que diz respeito ao funcionamento do mercado. A actual Presidência Bush (filho ou filho duma p***, depende de como o queiram chamar) foi o culminar da não-intervenção nos mercados financeiros e tal inacção catapultou a economia americana para uma enorme crise económica. O executivo americano viu-se na obrigação de prestar uma ajuda financeira de 485 mil milhões de euros (ou seja, 700 mil milhões de dólares) para prestar pronto-socorro ao sistema financeiro da maior economia do mundo. Será este o fim do selvagem regime neoliberal? Esperemos que sim.

3 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Seria bom! Penso que a actual linha económica neoliberal já manifestou os resultados que poderá ter a longo prazo se persistir-se em fomentar o capitalismo selvagem! Defendo um capitalismo com consciência social, mas vejamos no que vai dar. Para já convêm referir que o pior ainda não chegou, tal como venho a referir à algum tempo no círculo de amigos, onde muitas vezes me acusam de ser demasiado negativista.

Um abraço

Anônimo disse...

Bom post. Era já tempo de se fazer um balanço político da devastação social da economia neoliberal. Reagan correu com os governos. Margaret Tacher dizia que não exite sociedade, só existem indivíduos. O resultado do capitalismo desenfreado sem regulação social está à vista de todos. Como os politicos que temos nada percebem de política e só reina o interesse pessoal só acabará o liberalismo selvagem quando batermos no fundo...bem lá no fundo!
Abraço.
João Martins
Ps: Excelente serviço público a vossa opção pela divulgação das obras de arte.

Carlos Carmo disse...

Apesar de ser optimista por natureza, estou bastante apreensivo com o que pode estar para vir... Até quando, nós europeus, temos que depender dos EUA????