Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Isto por aqui está mesmo mal quando...! (Parte 2)

Quando o preço do barril de petróleo aumenta, esse aumento reflecte-se imediatamente nas nossas gasolineiras. Por outro lado, quando diminui, essa diminuição só se reflecte algum tempo depois. Para além disso, e tendo em conta que o preço de barril de petróleo caiu para 2 terços desde o final do Verão, o preço nas nossas gasolineiras só caiu para 1 terço.

2 comentários:

JP disse...

Já subiu hoje! Toca lá a passar a barreira do 1 Euro... é vergonhoso. E depois a Autoridade da Concorrência intervém, e o que é que faz? Retira os bilhetes de cinema à borla... Isso é que é importante.

Ricardo Tomás disse...

A lógica do Neoliberalismo económico é mesmo essa. Quando se trata de obter lucros, o infinito é o limite,uma vez neste caminho é difícil querer abdicar (de modo justo e sério) da obtenção de tão grandes lucros. Não nos esqueçamos que o Poder e o Dinheiro são "produtos" que muito facilmente podem tornar-se altamente viciantes ,e por mais imorais - do ponto de vista social e humano - que possam parecer, tentar-se-á sempre criar mecanismos que legitimem o apetite devorador quer de um quer de outro. Afinal, cria-se a ilusão de que tudo é normal! Esse é o papel da Autoridade da Concorrência e de muitas outras instituições reguladoras e executivas. É este o triste mundo em que hoje vivemos, e que por estar em Crise, tem aqui uma oportunidade de momento histórico para se alterar. Tenho sérias dúvidas de que isso aconteça, infelizmente!