Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 11 de janeiro de 2009

Obama recusa entregar telemóvel pessoal ao Estado


Lia-se ontem no semanário SOL, que o futuro presidente norte americano não quer entregar o seu telemóvel pessoal ao Estado, obrigação presidencial a que todos os anteriores presidentes têm-se sujeitado.

Pessoalmente parece-me que Obama faz bem em querer manter um pouco daquilo que é a sua vida pessoal, no entanto dúvido muito que resista à norma estabelecida.
Apesar de tudo fica o desafiar de uma norma pró-sistema que faz com que qualquer presidente americano deixe de ter quase como que vida privada.
Para o presidente dos Estados Unidos, privado privado, se calhar só mesmo o W.C. , ou talvez não!

Aqui fica a notícia:

Barack Obama recusa entregar o seu telemóvel ao Estado, uma obrigação presidencial americana. «Têm de arrancá-lo das minhas mãos», avisa o novo Presidente dos Estados Unidos.

A lei americana obriga a que todas as comunicações do Presidente são propriedade do Estado, mas Barack Obama recusa entregar o seu telemóvel ao departamento de segurança.

O novo Presidente, que toma posse a 20 de Janeiro, prometeu ressuscitar a economia americana e... lutar pelo seu Blackberry. «Têm de arrancá-lo das minhas mãos», avisa. Nem quando está a jogar golfe, ou de férias no Havai, Obama larga o telemóvel que é, afinal, um objecto pessoal.

No entanto, a lei é clara e o Presidente poderá não ter muito a dizer nesta questão. Também os e-mails são alvo de proibição, algo de que Bill Clinton e George W. Bush abdicaram sem problemas.

Três dias antes da sua tomada de posse, Bush enviou até um e-mail a 42 amigos e familiares a avisar da situação.

SOL com agências

Nenhum comentário: