Opinion Shakers Headline Animator

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A verdadeira questão não é a propalada Maioria Absoluta


Lia ontem no DN, um artigo de opinião de Pedro Lomba (Jurista), o qual não poderia estar mais de acordo. A questão levantada é essencialmente o do pressuposto de que a governabilidade do país estará sempre dependente da existência de maiorias absolutas. E que sem esta premissa não existirá estabilidade política. Algo que acaba por não ser completamente correcto, na medida em que, afirma Pedro Lomba:

" a estabilidade política precisa de mais do que um Governo com liberdade para aprovar leis no Parlamento e o poder de se defender das oposições . Fazer de Portugal um sítio governável, implica actuar sobre as causas que há dez anos impedem-nos de crescer e sair da estagnação.

Que valor pode ter um Governo de maioria absoluta, do PS ou do PSD, que se mostra incapaz de afrontar os problemas essenciais do País e de abrir perspectivas?"

De facto, qualquer verdadeira e genuína estabilidade, será sempre refém da coragem que os políticos tiverem para solucionar os reais problemas de fundo da nossa sociedade e não tanto de ganhos eleitorais com maiorias absolutas.

Se bem que, se puder juntar-se o útil ao agradável....seria como se o país tivesse acertado na chave de um "chorudo" jackpot do Euromilhões ( o que, olhando para os últimos anos de política em Portugal, parece algo de transcendental ).

Nenhum comentário: