Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Lendas do Jazz : John Coltrane


Quando se ouve John Coltrane, é como um renovar dos nossos conceitos sobre sonoridade inventiva. É presenciarmos uma riqueza musical altamente criativa e genial. Existisse uma escala pictórica para julgar outras artes, pessoalmente colocaria Coltrane ao lado de Pollock. A linguagem musical de Coltrane, é um mergulho profundo, como o de Pollock, num mundo de arabiscos, labirintos e de um caleidoscópio expressivo.

E pensar que existe muita gente que julga que " um fulano que toca Jazz num saxofone, é alguém ultrapassado e não passa de um músico de baile para a 3ª idade" . Foi o que há alguns tempos ouvi de um familiar na casa dos 20, apologista do momento, como é habitual nesta idade. Valerá a pena sequer contra-argumentar tamanha teoria? É lógico que não, até porque contra a ignorância não pode haver uma profícua e interessante discussão de ideias!

A idade, obviamente, que não é critério para nada (deixemos aqui as crianças de parte, claro), no entanto há pessoas que muito precocemente, conseguem ter uma maior sensibilidade para as Artes do que outras. Não são é a maioria infelizmente!

No início dos meus 20's , também eu desconhecia por completo Coltrane, o Jazz para mim era algo intrigante que suscitava o meu interesse, mas apresentava-se ainda envolvido por uma atmosfera densa derivada do pouco contacto que tinha com este estilo musical.

Para se entender ou se sentir (conforme uns sejamos mais racionais e outros mais emocionais) a Arte, temos que ter obrigatoriamente acesso e contacto com ela.

Mas finalizando, aos 20 ainda podemos dar-nos ao luxo de ir juntamente com a "manada" ou se preferirem "na onda".

Se puder ser, ao som - claro- de Coltrane!

Senhores e senhoras, convosco John Coltrane - My Favourite Things

Nenhum comentário: