Opinion Shakers Headline Animator

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Free(o)port(unismo)

Estive na dúvida se iria escrever algo sobre este assunto já tão badalado no nosso país nos últimos dias, mas não poderia deixar de opinar sobre o que se está a passar nestes últimos dias.
Na minha (modesta) opinião, acho que tudo isto não passa de um ataque cerrado ao 1.º Ministro de Portugal, qual pais de democracia duvidosa, onde, quando não se consegue derrotar democraticamente, por via do voto popular, na expressão máxima da democracia, tenta-se o "bota abaixo" através de "ataques cerrados" utilizando, ai sim, manobras duvidosas que requeriam um olhar atento das nossas autoridades.
Primeiramente, compete às autoridades e à justiça portuguesa, e eu ainda confio plenamente na sua aplicação, a investigação do caso "Freeport".
Aparece, pela segunda vez, por acaso (?) ou não, porque será (?) em vésperas de actos eleitorais, 2005 e agora em 2008/09, motivadas ambas por denuncias anónimas, para lançar a dúvida, o descrédito, a mentira sobre quem não se consegue derrotar eleitoralmente.
As sucessivas fugas de informação (não só neste caso, mas em muitos outros) já se tornam uma vergonha, isso sim para o nosso sistema de justiça, isso sim motivo de investigação e apuramento de responsabilidades e comandado por quem, que é isto motivado, pois a utilização de manobras evasivas para atingir de alguém, é demasiado mau, nem consigo adjetivar convenientemente. para quem diz que é alternativa para governar o nosso país seja em que quadrante político estiver.
Acho que se deve apurar, o mais depressa possível, a verdade dos factos, pois a verdade, toda a verdade, tem que ser colocada "em cima da mesa" e apurar-se responsabilidades.
Não se pode agora dar crédito ao que o tio, o primo, o cunhado, o inglês A ou B diz que disse e que foi assim, mas sim investigue-se, dentro da normalidade, sem julgamentos de praça pública, pois ainda ontem ouvia o líder da bancada parlamentar da AR, do principal partido da oposição dizer que, confia no 1.º Ministro de Portugal e o que está acontecendo em nada prestigia o nosso país e o nosso sistema democrático bem como o sistema judicial português.
Personalidades de destaque do nosso país, defendem que Sócrates é o alvo a atingir no caso Freeport com motívos políticos, mas se houver algo a nível judicial que tenha de ser esclarecido, eu defendo que o Eng.º Sócrates o deva fazer, pois assim demonstra a transparência da sua governação e esclarece toda a situação de uma forma séria e dentro da normalidade, sem oportunismos políticos de má fé e de baixo nível para atingir seja que for.
Não se pode agora apontar o dedo ao Eng.º só porque tem o tio que está envolvido, bem como o primo A ou B, que agora está na China ou na "Conchichina". Se eu tiver um familiar que seja de carácter duvidoso e que tenha contas com a justiça, também faz de mim uma pessoa igual a ele, pergunto.
Diz alguém que não me inspira nenhum crédito político que o Eng.º é o coveiro de Portugal, mas será que uma líder de um partido como o que a senhora dirige merece ter alguém que nada sabe, pouco diz, lê o que lhe escrevem e muitas vezes está lendo e não compreende o que lê, pois nada sabe e nada diz, o que sabe dizer é o que lhe escrevem, pois assim sendo será que a senhora sabe o significado da palavra, ou só a disse porque estava escrito no papel? É confuso não é...? É assim que a vejo...!
Já não bastava a crise internacional, criada por erros em massa da economia mundial, não foi o Eng.º, como muitos fazem crer passar. Em muitos países, na sua maioria, os mais fortes e intocáveis a nível económico e financeiro, estão arregaçando as mangas e criando planos anti-crise para fazer face a esta crise que ninguém sonhava que se fosse tornar no que está sendo. Portugal é mais um pais, que, na minha opinião, não fosse a governação responsável, com uma personalidade vincada, com caminhos bem traçados, não sei qual seria a nossa sítuação actual, mas acho que seria bem pior. As reformas que já chegaram com muitos anos de atraso, e que outros não tiveram a coragem política para as fazerem, eram demasiadamente importantes para não se realizarem, embora com alguns erros de percurso, mas quem não erra (?), mas tudo se tem feito para manter a credibilidade do nosso pais, apostando no investimento público, promovendo assim o emprego, ajudando os que mais necessitam, as empresas, pois assim se mantem os postos de trabalho. O desemprego que surge nas grandes empresas, a última a Quimonda, o Governo tudo tem feito para manter postos de trabalho, e pelo que li, já existem investidores interessados na aquisição da empresa, veja-se as minas de Aljustrel.
Estes sim são os reais problemas do nosso pais, isso sim deveria interessar debater, mas a comunicação social, dá mais crédito a notícias de origem duvidosa e quiçá mentirosa, sensacionalista que vende jornais, revistas, abre notíciários, e não ouço há muito tempo nenhuma proposta concreta para apoiar as empresas, uns defendem a baixa de impostos (medida populista mas totalmente descabida para o balanço das contas públicas) uns defendem a baixa do investimento público (com que sentido?) se calhar queriam que o governo fechasse a porta uns dias, fossemos todos para férias, assobiássemos para o lado, esperando que as soluções caissem do céu.
O Eng.º Sócrates com o seu carisma, carácter e personalidade, coordena o governo, toma as decisões e estará ai, assim espero, enfrentando cabalas, ataques e tudo aquilo que queiram arremassar contra ele, mas irá prestar contas, ai sim, com o povo português aquando das eleições legislativas e o povo dirá de sua justiça.
Tenhamos todos a consciência que cada um de nós tem a responsabilidade de, na sua dimensão, tudo fazer para contribuir no desenvolvimento do nosso pais, e isso tento fazer, sem falsas modéstias acho que tenho conseguido cumprir a minha parte, agora existe muito boa gente que só sabe mandar "bitáites" para o ar, mas usar a cidadania de uma forma pró-activa, ainda muito boa gente o tem de fazer para assim ter a credibilidade de poder críticar de uma forma séria.
Hája coerência e bom senso...

7 comentários:

Anônimo disse...

uff, este post tava um bocadito comprido e assim um tanto pró -Partido Socialista e governo. estranhei confesso.

Marco Freitas

HG disse...

O Blog Opinion Shakers prima pelo pluralismo de ideias e os artigos aqui publicados reflectem apenas a opinião do seu autor. É um blog democrático que integra nele mesmo pessoas de diferentes quadrantes e ideologias políticas, assim como de distintas mundividências.

Anônimo disse...

ah, assim já dá para entender melhor. também calculei que fosse assim, mas..... é sempre melhor tirar essas dúvidas.

cumprimentos ao shakers

Marco Freitas

Carlos Carmo disse...

Obrigado Shaker HG, e obviamente que este blog prima pela pluralidade de ideais e diferenças de opinião, não espelha qualquer sentimento partidarista, mas sim o meu sentimento e a minha sensibilidade para o caso em questão, mas as minhas tendências políticas são pelos ideias e pelo bem estar social da sociedade, mediante aquilo que acredito e defendo, assumindo todas as minhas palavras seja em qualquer tipo de fórum de discussão e participação cívica.

HG disse...

Seja bem vindo ao Opinion Shakers Marco Freitas

cumprimentos

Miguel disse...

"Para ser sério, não basta sê-lo, há que parecê-lo ...!"

Bom FDS!
Um Abraço a toda equipa da M&M & Cª!

PS: Hoje e Amanhã também são dias muitos especiais para A Minha Matilde & Cª!

Å®t Øf £övë disse...

Carlos,
Tudo isto na minha modesta opinião não passam de manobras de diversão. Acho que bem mais importante é darmos credibilidade às palavras, aos avisos, e às preocupações, de pessoas como o Basílio Horta.
Abraço.