Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 18 de janeiro de 2009

Viver com 400 euros


A minha sugestão de hoje, é uma reportagem da RTP que assisti à cerca de 3 meses e que serve para relembrar ,apenas, a realidade de muitas famílias do país em que vivemos.
Se bem que, tendo em consideração as previsões do "The Economist" para Portugal no que diz respeito ao presente ano e próximo, a próxima reportagem terá mais o título de "Viver com 0 euros".

Há alguns anos atrás, quando um amigo meu de nacionalidade norte-americana, visitava este nosso Portugal, em conversa ao saber qual o valor do ordenado mínimo e médio dos portugueses, ficou surpreendido, questionando-me "Como é que é possível?"

A mesma pergunta encontra-se presente e serve de ponto de partida para esta reportagem.

Sinopse:

Ao longo de um mês a jornalista Mafalda Gameiro e o repórter de imagem Jaime Guilherme, acompanharam a vida de uma família que gere, com angústia, um magro orçamento familiar – 400 euros por mês.

Foram às compras, à farmácia, ao banco, ao médico, ao mercado, à praia, ao Multibanco com a Olga, a protagonista desta reportagem.

Seguiram, a sua rotina diária, perceberam como vive em permanente ansiedade, como atamanca as necessidades, como se priva de comer quando não tem dinheiro e de se tratar quando não pode comprar medicamentos.

“Viver com 400 euros” é um retrato fiel de milhões de famílias portuguesas que fazem milagres para sobreviverem; é uma reportagem que responde à pergunta que todos fazem: como é possível?

Este é um trabalho com edição de imagem Samuel Freire.

Link para visualização: http://video.google.com/videoplay?docid=-3562899080367044848

Nenhum comentário: