Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

The Man Who Sold The World também vendeu esta crise

Não falaríamos, amiúde, da crise caso ela não se fizesse sentir tão pungentemente na nossa pele todos os dias.

Afinal quem despoletou a actual crise financeira mundial não foi o Bush, não foi a Al-Qaeda, não foi a Máfia nem o Tóino da Tasca, foi sim ... Senhoras e Senhores... David Bowie! Isto aconteceu porque o cantor decidiu oferecer aos fãs a oportunidade de comprar parte dos direitos de sua música, em meados dos anos noventa.

Os "Bowie Bonds" (Direitos de Bowie) davam ao comprador a possibilidade de compartilhar os royalities do catálogo do cantor. Em troca, o "Camaleão" (alcunha pela qual esse sacana é conhecido) colectou futuros investimentos.

Evan Davies, que apresenta um programa na BBC chamado “Dragons Den”, disse que a iniciativa de Bowie, conhecida nos mercados financeiros por securitização, foi adoptada posteriormente por bancos onde o consumidor adquiria os direitos sobre partes das aplicações de risco.

Isto explicado por miúdos, é qualquer coisa como o "Manel" ter 3 cheques pré-datados ao portador na mão. Como ele está com algumas dificuldades financeiras (ou se for um milionário do sector da banca não precisa de estar com dificuldades) tem necessidade de levantar esses cheques imediatamente. Por isso recorre a 3 amigos com menos dificuldades do que ele, que num gesto de boa vontade lhe pagam o valor dos cheques em troca dos mesmos. O pior que pode acontecer é o caso do(s) emitente(s) dos cheques não ter(em) dinheiro no banco quando os portadores forem levantar os cheques...

Davies escreveu no jornal Mirror: "Os bancos aprovaram essa ideia. Eles pensaram, 'temos biliões fora daqui em aplicações que resgataremos somente a longo prazo. Por que não vender e ficar com esse dinheiro agora?' Daí os bancos começaram a fazer o que Bowie já tinha feito - de uma forma muito mais ampla".

A ganância destes energúmenos glutões é ilimitada...

Afinal, David Bowie quando lançou o album "The Man Who Sold The World" (O Homem Que Vendeu o Mundo), nos anos 70, já a tinha fisgada.

Toca a fazer downloads dos álbuns do David Bowie, pessoal! em vez de estarmos à espera de receber como presente de natal, poderemos ouvir gratuitamente agora.

Fonte: Gigwise

Nenhum comentário: