Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

5º Canal em sinal aberto, para quê?


Recentemente o governo revelou os dois candidatos finais (Zon e Tele5)à criação de um 5º canal televisivo, em sinal aberto,o qual poderá ainda este ano a iniciar a suas emissões.

As questões que deixo, sobre o tema são as seguintes:

- num país com cerca de 10 milhões de habitantes e atendendo à oferta já existente, nomeadamente a do cabo e agora recentemente também via linha telefónica, será que temos "mercado" suficiente para mais uma plataforma de tipo anunciante?

-atendendo à crise financeira, que se vive, será esta a melhor altura para pensar em abrir novos canais de televisão?

- o governo ao avançar com mais uma licença no espectro audivisual, não estará a contribuir para o "estoirar" daquilo que é hoje uma Rádio e uma comunicação social escrita que vive hoje no limiar da sua própria existência?

- não será esta uma forma, de se empobrecer o espaço de opinião pública e jornalística conseguindo com isso "silenciar-se" outras correntes de opinião?

- mais canais generalistas, para quê? para embrutecer a mente dos portugueses com programas de entretenimento medíocres, constituindo alguns verdadeiros atentados à inteligência humana, e fomentar a lógica do puro consumo e do endividamento?

- será que o mercado publicitário televisivo, não se encontra praticamente em claro abrandamento e contracção, e como tal os canais televisivos de modo a não perderem anunciantes, aumentarão o tempo de exposição mediática de produtos e serviços, por valores semelhantes ou mais baixos daqueles que são hoje praticados? (são os famosos intervalos de 15 minutos, que brevemente passarão a perto de meia hora)

- quem de facto, ganhará com mais um novo canal televisivo? o público não será de certeza, parecendo-me óbvia a resposta.

5 comentários:

José Tereso@Zeke Skreve disse...

Excelente artigo. Subscrevo-o na íntegra e gostava de o ter escrito.
São levantadas 7 questões que, fundadamente, secam os argumentos mais rebuscados para justificar mais esta aberração.
Temo que tenhamos ainda de levar com o macaco "Adriano" nas tardes de domingo.
Quanto ao Opinion Shakers: que continue a brindar-nos com a qualidade. Eu não prescindo de vos ler.
Fiquem bem.
J.Tereso

pvnam disse...

«........mini-spam........»

Separatismo na Europa


---> Deixem-se de certas conversas da treta... e concentrem-se naquilo que é verdadeiramente importante: combater o etnocídio europeu que por aí se avizinha!...
---> Só há um caminho a seguir: antes que seja tarde demais, contra a (cada vez mais poderosa) Inquisição Mestiça, há que mobilizar, para o SEPARATISMO, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...


Nota 1:
-> Cuidado: Existem Predadores Insaciáveis [Africanos, Mestiços, Árabes, Asiáticos,......] que estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios...

Nota 2:
-> Há que assumir a ruptura total com os Parasitas Intolerantes (vulgo parasitas brancos - a maioria dos europeus): como não constituem uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - isto é, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica -, eles (os Parasitas Intolerantes - vulgo parasitas brancos) procuram infiltrar-se em qualquer lado: quer importando outros povos para a Europa... quer deslocando-se para o território de outros povos...




ANEXO 1:
TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
Isto é, TODOS os Povos Nativos do Planeta Terra:
-> INCLUSIVE os de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!...
-> INCLUSIVE os economicamente pouco rentáveis!...
devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!

ANEXO 2:
Contrariando aquilo que os espertalhões da Inquisição Mestiça pretendem... não devemos ser Fundamentalistas!!!... Assim sendo, devem ser considerados NATIVOS todas as pessoas com, pelo menos, x % de GENES TÍPICOS NATIVOS... ( nota: x% -> a definir por uma comissão científica )

ANEXO 3:
Não sejam uns IMBECIS! Abram os olhos: não há tempo a perder com os Imbecis Militantes (vulgo nacionalistas, e afins) que não querem admitir aquilo que toda a gente sabe: a MAIORIA dos europeus são 'dignos herdeiros' da sociedades europeias exploradoras de escravos do passado: adoram mão-de-obra servil ao 'preço da chuva', e outras negociatas de lucro fácil....

JP disse...

"mais canais generalistas, para quê? para embrutecer a mente dos portugueses com programas de entretenimento medíocres, constituindo alguns verdadeiros atentados à inteligência humana, e fomentar a lógica do puro consumo e do endividamento?"
Acho que está aqui a resposta...

Carlos Carmo disse...

Mais Big Brothers e Compª????? Nããã...!!! Para quando uma reestruturação da Programação da RTP para um melhor serviço público? Para quando uma aposta forte na Qualidade de excelência para o Canal 2? Para quando os canais privados deixam de nos "embebedar" com programecos populuchos e para ainda mais "emburrecer" os portugas???

Ricardo Tomás disse...

Sr. pvnam, sinceramente ainda não consegui perceber o porquê do seu comentário completamente descabido face ao post em questão.
"conversas da treta"?? bem, não vou querer ferir susceptibilidades, mas já parou para pensar um pouquinho naquilo que está a escrever? denoto um certo tipo de fundamentalismo nas questões que pretende defender; precisa de relaxar um pouco, descansar, meditar, amadurecer , (deixar de consumir determinado tipo de literatura)e depois sim dizer algo mais sustentável e equilibrado (mesmo que contra-corrente).
É que o seu comentário para além de despropositado, "nem é carne , nem é peixe" é algo em que, se num dado momento pode ser considerado de extrema-direita, noutro momento soa a extrema-esquerda. Que confusão vai aí dentro entre o seu Ego e Super-Ego!Mas dado ao facto de aparentar ser ainda muito jovem, tal poderá servir de desculpa.
Para finalizar, "Luta pela sobrevivência"??? Desde o Australopithecus que é assim! Não queira inventar agora, algo que já vem no seu DNA. Sobre esse projecto (numa concepção mais moderna), aconselho-o a estudar a situação de grupo social com o nome de Desempregados. Vai ver que ficará espantado com as capacidades dalgumas destas pessoas!
Cumprimentos