Opinion Shakers Headline Animator

sábado, 31 de janeiro de 2009

E nós estamos entregues a isto...!!!

Na esmagadora maioria das profissões existe avaliação de desempenho, agora até os professores a têm, como toda a gente sabe. É pena os políticos no activo só serem avaliados quando há eleições, isto num regime democrático, claro! São avaliados ou pelo trabalho que fizeram no mandato anterior, o que na maioria das vezes é medíocre. Outras vezes não temos noção do que fizeram, mas para estar a mudar deixamos ficar o mesmo marmanjo por lá. Outras vezes, como o mandato do candidato foi tão mau, nada melhor do que castigá-lo votando no príncipal opositor, nem sequer nos damos ao trabalho de olhar para as suas ideias, até porque ,na maioria das vezes, não existem. Quando os elegemos, a maioria de nós vai atrás da côr política ou então somos ludibriados pela aparato com que fazem as campanhas, os folhetozinhos, as t-shirtezinhas, as canetinhas, os chapéusinhos-de-sol. Outras vezes, ainda, apenas pela eloquência do seu discurso e pelo seu pedantismo. Seja como for, somos levados pelas campanhas de marketing agressivo montados por essas grandes máquinas de conquista do poder que são os partidos políticos e que não passam apenas disso.

Só pelo facto de muitos políticos terem uma imagem de sucesso não quer dizer que sejam mais inteligentes do que a maioria de nós, aliás, até esse grande poeta popular de seu nome António Aleixo já dizia:

“Há tantos burros mandando
em homens de inteligência,
que, às vezes, fico pensando
que a burrice é uma ciência.”

Não é que um primeiro-ministro ou um Presidente da República tenha que ser excepcionalmente inteligente para nos governar ou para representar a nossa república, basta que reúnam uma equipa de assessores inteligentes que lhes preparem a "papinha" toda. Aliás, a única inteligência necessária é ter a capacidade de decorar textos para discursos, esquivar-se a perguntas e ter a capacidade de debitar muita verborreia por minuto. A mesma coisa se aplica ao resto da classe política no activo. Não é um grande problema termos políticos que não sejam muito cultos. Mas quando temos deputados da Assembleia da República e outros políticos "mamões" que não sabem o valor do ordenado mínimo nacional lá do alto dos seus ordenados isso já começa a ser grave e deveras ofensivo!

Se Portugal está pronto a receber prisioneiros de Guantanamo, ainda há deputados portugueses que não sabem onde fica aquela prisão. Dá para acreditar!?

O CQC foi entrevistar esses sinecuras, vejam no vídeo abaixo.

4 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Grande Post, amigo Hélder! A falta de cultura geral a este nível é "arrepiante".E depois vêm com a conversa das Sociedades meritocratas?!
Abraço

Carlos Carmo disse...

De facto é impressionante a falta de cultura geral de muitas pessoas a este nível, mas isso inclui políticos bem como todas as áreas de actividades, pois em todas existem bons e maus, uns mais inteligentes que outros, uns sabem coisas que outros não sabem, mas, na minha opinião, não se devia generalizar pelas classes, mas sim individualizar e como se costuma dizer, chamar os "bois" pelos nomes... Mas que é uma boa reflexão, não haja dúvida... Abraço

sonia disse...

vejam aqui no Brasil o fenômeno Lula, dá pra acreditar que a aceitação do homem está a 85%? Claro, existiu já um Hitler também, que tinha poder de hipnotizar as massas. Não me assosmbro mais com nada!!!

HG disse...

É verdade Sónia,

Em relação aos ministros da propaganda e assessores de comunicação e imagem, esses sim, são tipos mais inteligentes