Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 31 de agosto de 2008

Uma Obra , Um Artista - Francis Bacon

Começo hoje aqui no OpinionShakers, uma rubrica onde se pretende destacar todos os dias (sempre que possível, convém referir) uma obra artística e o seu autor.
Para iniciar esta rubrica decidi destacar um pintor bastante controverso, que me influenciou significativamente no modo de olhar a própria Arte e a criação artística - Francis Bacon.



Retrato do Papa Inocêncio X (1953)

Este artista irlandês de nascimento, tratou com uma extraordinária complacência alguns temas que continuam a chocar a nossa vida em grupo. As fantasias masoquistas, o desmembramento de corpos, a violência masculina ligada à tensão homoerótica, as práticas de dissecação forense, a atracção pela representação do corpo (um especial fascínio pelos fluidos naturais, sangue, bílis, urina, esperma, etc.) e, no geral, com tudo o que está directamente ligado à transgressão seja relacionada com o sexo, a religião (são paradigmáticos os seus retratos do Papa Inocêncio X que efectuou a partir da obra de Diego Velasquez) ou qualquer tabu, foram as peças com as quais Bacon construiu a sua visão "modernista" do mundo.

2 comentários:

Carlos Carmo disse...

Caro Amigo Ricardo, se me permites, vou juntar-me à tua iniciativa e vou também destacar alguns artistas que gosto e a sua obra..
Hoje mesmo vou destacar um dos pintores, ou melhor, o pintor de Arte Abstracta que mais gosto e admiro, Wassily Kandinsky.

Ricardo Tomás disse...

Força amigo Carlos! Para divulgar Arte, todos são benvindos!