Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A Hiper-Realidade


(clicar em cima da imagem, para leitura)


Continuando a linha de pensamento da tira de banda desenhada, trago-vos agora um conceito que nos últimos tempos tenho estado a revisitar e que nalguns casos constitui uma escola de pensamento, nomeadamente com nomes como Jean Baudrillard, Umberto Eco, Albert Borgmann, Daniel Boorstin, etc, e que poderá servir de novo prisma para olharmos para a realidade(s) que nos reodeia.

Mas afinal o que é a Hiper-Realidade? Analisando o conceito, podemos dizer que hiper-realidade é algo como o real além do próprio real. É uma realidade criada através de modelos aleatórios que visam disfarçar o verdadeiro real. Porém, para atingir o seu objetivo com sucesso, são criadas infinitas realidades sobre o verdadeiro real sucessivamente, como numa espécie de teia-de-aranha.

Desta forma, perdemos totalmente o referencial e não há mais a possibilidade de conhecer o que é realmente verdadeiro e o que é falso.

A revolução da informação só foi possível - e útil - graças ao surgimento da hiper-realidade. Em algum momento, não temos como saber quando, houve uma única realidade que foi decomposta em várias outras. Porém, nos dias actuais onde vivemos a era da informação, a hiper-realidade ganha cada vez mais força e jamais teremos a oportunidade de saber como seria uma vida sem ela.

Contudo nesta hiper-realidade, existem uma série de encenações que convém desmistificar e analisar,( sendo essa a linha de conduta deste blog e daí este post que vos deixo).

Seguidamente, deixo-vos um gráfico onde fica patente o processo de criação de diferentes realidades, recordando-vos apenas que o Mundo em que vivemos não é mais do que uma autêntica farsa destinada a manter o poder de uns poucos e o controlo sobre muitos.


Nenhum comentário: