Opinion Shakers Headline Animator

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nelson Évora "de Ouro"

Nelson Évora conquistou a medalha de ouro olímpica, ao vencer em Pequim o concurso do triplo salto. O melhor ensaio do atleta português foi de 17,67 metros, melhor marca do ano, conseguida à quarta tentativa.

Nelson começou a final com 17.31, fazendo 17.56 no segundo salto, o seu melhor do ano até aí. No entanto, o britânico Phillips Idowu superaria o atleta do Benfica ao terceiro ensaio, com 17,62, só que Nelson responderia com o fantástico salto que lhe daria a vitória e a segunda medalha para Portugal em Pequim, depois da prata de Vanessa Fernandes no triatlo.

Idowu (17,62 mts) arrecadou a prata, enquanto Leevan Sands (17,59 mts), das Bahamas, ficou com o bronze.

A cerimónia de entrega de medalhas do triplo salto está marcada para amanhã, Sexta-feira 22 Agosto, às 20 horas em Pequim (13h em Lisboa).

"Nem sabem o quanto me esforcei para chegar aqui forte. Foi um ano difícil", disse, já depois de ter secado as lágrimas e abraçado o treinador.

Nelson Évora rebateu as críticas que têm sido feitas à delegação portuguesa, deixando uma palavra de apoio para os que falharam.

"Ninguém mais do que eles queria estar bem. Esta equipa olímpica esteve espectacular", referiu.

Ainda não é conhecido o nome da individualidade que vai dar a medalha de ouro a Nelson Évora, a quarta de ouro da história olímpica portuguesa, depois de Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro.

Para mim, Nelson Évora, juntamente com a Vanessa Fernandes, com a Naide Gomes e com o Gustavo Lima, eram os verdadeiros medalháveis da selecção olímpica portuguesa e que a expectativa de 5 medalhas olímpicas que foram colocadas como objectivo tinha algum sentido, pois no Judo tínhamos também grandes hipóteses. As críticas que apareceram, onde eu também, demonstrei através dum post, mantêm-se, pois a estes e mais alguns, ninguém pode apontar qualquer coisa, pois desde a algarvia Ana Cabecinha (8ª nos 20kms Marcha), estabeleceu novo record nacional, passando pelos atletas masculinos e femininos da canoagem, entre outros mais, tiro o meu chapéu e devem ser reconhecido o seu mérito, agora aqueles para onde as críticas são direccionadas têm que "meter a mão" na consciência e repensar a sua presença nos Jogos Olímpicos em Pequim e repensar o que é representar Portugal e honrar o nosso hino e a nossa bandeira. Acho também, pegando nas palavras do Gustavo Lima e do próprio Vicente Moura, o sistema tem que mudar e tem que se inovar e tomar algumas atitudes mais rígidas.

Por agora, é o que me apraz dizer.

Parabéns Nelson Évora, pois provaste literalmente que és o melhor do mundo no triplo salto, e Obrigado por honrares Portugal.

Nenhum comentário: