Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Em Torno de Noam Chomsky - I


Hoje decidi trazer ao Blog um Pensador contemporâneo norte-americano que tal como todos os grandes pensadores, a sua acção abarca várias áreas do saber e é actualmente uma das vozes mais críticas nos Estados Unidos da América.
Noam Chomsky, nasceu dos E.U.A. em Filadélfia a 7 de Dezembro de 1928, é actualmente professor de linguística no MIT e além da sua investigação e ensino no âmbito da Linguística, Chomsky é também muito conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos E.U.A. Chomsky descreve-se como um socialista libertário havendo quem o associe ao anarco-sindicalismo. Diferentemente de muitos anarquistas, Chomsky nem sempre luta contra a política eleitoral: ele tem mesmo apoiado candidatos a cargos públicos. Descreve-se como um "companheiro de viagem" da tradição anarquista em oposição ao anarquismo puro para explicar porque em algumas vezes aceita colaborar com o Estado. Chomsky não gosta dos tradicionais títulos e categorias políticas e prefere deixar a sua abordagem falar por si própria. Seus principais modos de acção incluem escrever artigos para revistas, livros e proferir palestras arranjadas politicamente. São famosas as suas posições sobre o Terrorismo, onde difere da abordagem convencional pelo fato de ver o Terrorismo de Estado como o problema mais predominante, em oposição ao terrorismo praticado por movimentos políticos marginais. A sua visão sobre o Socialismo caracteriza-se por opor-se profundamente ao sistema de "capitalismo de estado da grande empresa" praticado pelos Estados Unidos da América e seus aliados, apoiando as idéias anarquistas (ou "socialistas libertários") de Mikahil Bakunin exigindo a liberdade económica, além do "controle da produção pelos próprios trabalhadores e não por proprietários e administradores que os governam e tomam todas as decisões". Chomsky refere-se a isto como o "socialismo real" e descreve o socialismo soviético como semelhante, em termos de controle totalitário, ao capitalismo norte-americano. Ambos os sistemas se baseiam em tipos e níveis de controle mais do que em organização ou eficiência. Outra parte importante do trabalho político de Chomsky é a análise dos Mass Media (especialmente dos media norte-americanos), das suas estruturas, das suas restrições e do seu papel no apoio aos interesses das grandes empresas e do governo americano.
De momento fica uma breve introdução ao pensador, futuramente voltarei a abordar e a focar alguns dos seus interessantes e diferentes «pontos de vista» .

Nenhum comentário: