Opinion Shakers Headline Animator

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jackson Pollock

Hoje, deixo-vos a minha primeira sugestão no que toca às artes plásticas. Jackson Pollock, pintor norte-americano e grande nome da arte contemporânea e do expressionismo abstracto especialmente da segunda metade do séc. XX. Pessoalmente, e do ponto de vista artístico é o pintor com o qual mais me sinto próximo. A sua técnica de pintura (action painting), é de uma "ferocidade" tremenda, repleta de algo que transcende a simples noção de energia. Para mim, mais do que navegar no domínio do subconsciente, a sua pintura é liberdade, a sua pintura é Vida. Diria mesmo que uma autêntica "opinion shaker"!

4 comentários:

Alma Minha disse...

Obrigada pela visita!
Agora é a minha vez de conhecer aqui a tua "casinha"...
Parabéns

peciscas disse...

O homem é mesmo uma "fera".
Já conheci este novo espaço. Voltarei.

Anônimo disse...

Bastante oportuno esta abordagem...quando em Loulé o médico Sebastião Seruca censura uma exposição de arte por se sentir ofendido na sua condição de católico praticante.
Isto é o que merecemos ?

Ricardo Tomás disse...

Pois, o que deveriam ter respondido ao sr. médico neste caso, é que para se apreciar e disfrutar de qualquer criação artística, primeiro é preciso deixarmos as nossas crenças (ou falta delas) de parte, caso contrário iremos ter uma visão bastante limitada e logo á partida condicionada daquilo que vamos observar. Desse modo estamos a auto excluirmo-nos de uma experiência potencialmente enriquecedora. Se é o que merecemos? A resposta é evidente só que...é a tal questão que já num anterior post tinha referido pegando nas palavras de Hannah Arendt "os povos têm os governantes que merecem!"