Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 17 de maio de 2009

Benção das Pastas - Aleluia

Já quase que nem me recordava o quão religiosa é a cerimónia da Benção das Pastas desde que fui à minha há uns anos atrás. Fui este fim-de-semana assistir à Benção das Pastas da minha irmã e, de facto, por momentos fiquei na dúvida se ela se iria licenciar ou se iria ser ordenada de freira.

Na minha cerimónia de Benção das Pastas tive colegas de outras confissões religiosas que não participaram porque esta é uma cerimónia única e exclusivamente católica. Acho que deveriam ter tido o direito de poder participar também, tal como muitos milhares de finalistas neste país.

Este é um daqueles fortes atropelos ao Estado Laico Português que se vem prolongando desde há muitos anos a esta parte. O mais irónico de tudo é que a Igreja Católica que tem provas dadas no seu ódio ao conhecimento científico apadrinhe este tipo de cerimónias em instituições encarregues de ensinar ciência. O célebre julgamento de Galileu Galilei e a morte de Giordano Bruno na fogueira são alguns dos exemplos de repulsa da Igreja Católica pela Ciência.

Pode ser que no futuro todos os finalistas de outras confissões religiosas tenham direito a uma cerimónia secular ao invés da Benção das Pastas

3 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Tu ainda lá foste Hélder, no meu caso nem sequer passei lá por perto. As fitas, a pasta, o traje, enfim todo o cerimonial da praxe não são mais do que objecto de trabalho para o albúm de fotografias, que respeito na medida da dita lógica da preservação visual da memória. Quanto ao acto litúrgico... é isso mesmo um acto litúrgico característico de um povo de maioria católica, ao qual quem nesta religião não se rever, não deverá atribuir tão grande significado, ou sofrer de desgosto pela sua não participação. A cerimónia mais importante, para mim aquando do término do meu curso, foi o acto de entrega dos diplomas, esse sim o genuíno gesto de consagração para quem conclui aquilo a que se propôs. A Benção valera sempre aquilo que cada um lhe quiser atribuir, como tal...

Anônimo disse...

Bom post. Para reflectir...
Abraço
João Martins

Anônimo disse...

mesmo assim ainda á pessoas mal formadas