Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CDS-PP ofendido e como tal queixa-se de sondagem à ERC

"O porta-voz do CDS-PP, Pedro Mota Soares, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social sobre a última sondagem da Universidade Católica, considerando que «ou há erro ou má-fé», avança a Lusa.

Em conferência de imprensa Pedro Mota Soares sustentou que, tendo em conta o histórico das sondagens do Centro de Estudos e Sondagens de Opiniões (CESOP) da Universidade Católica, «ou há erro na amostra, e isso parece óbvio, ou está mesmo de má-fé».

«Esta empresa de sondagens deu sempre resultados negativos ao CDS-PP», afirmou Pedro Mota Soares, frisando que na última deu dois por cento de intenções de voto, o que «nunca aconteceu em 30 anos de história do partido»". in IOL Diário

Ora é normal que após confrontados com os resultados da sondagem da Católica (2%), os dirigentes do CDS-PP queiram agora vir limpar um pouco a ideia da qual o partido a que pertencem, comandado por Paulo Portas, é um autêntico barco à deriva na aceitação do voto popular.
As sondagens, quando levadas a cabo por entidades verdadeiramente profissionais - que é o caso da Universidade Católica - valem sempre mais do que aquilo que os políticos mais descontentes com as mesmas dizem a seu respeito, apesar do facto de que de um momento para o outro, as mesmas poderem ser alvo de autênticas reviravoltas, o que só muito esporádicamente acontece derivado a factores de enorme relevância que podem mudar por completo os "pesos na balança" ( é só termos em conta a eleição de Zapatero em Espanha).

Quanto às alegações do CDS-PP, as mesmas não são racionalmente objectivas e sérias. Analisemos então o seguinte quadro:

Como refere Pedro Magalhães, no seu blogue Margens de Erro , daqui pode-se depreender 3 importantes factos:

"1. Em nove eleições consideradas, a estimativa do CESOP esteve cinco vezes abaixo do resultado que o CDS-PP acabou por ter, e quatro vezes acima desse resultado.
2. Em quatro desses cinco vezes que subestimou o resultado do CDS-PP, o CESOP subestimou-o menos que a média das restantes sondagens realizadas para as mesmas eleições.
3. Em duas dessas cinco vezes, a estimativa do CESOP ficou dentro dos limites do erro amostral."

Como tal, aqui fica desmontada a conversa de que "houve erro, ou má fé" ou ainda de que "Esta empresa de sondagens deu sempre resultados negativos ao CDS-PP", pura falsidade!

Para que se conste, não tenho qualquer ligação à Universidade Católica / CESOP, apenas procuro com isto demonstrar que, alguns políticos quando vêm "as suas previsões de venda" em baixa tendem sempre a querer esconder o "sol com a peneira" atirando falácias para o ar de modo a tentarem passar incólumes aos factos.

2 comentários:

JP disse...

Parabéns pelo texto!

Miriamdomar disse...

Em qualquer sondagem há sempre uma margem de erro ! Senão ,não se chamavam sondagens!
Infelizmente ,não são só alguns politicos mas todos eles aproveitam os factos, menos abonatórios ,para fazerem "propaganda politica"!