Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Para Pensar e Discutir: The Zeitgeist Addendum

Tive a oportunidade de ver muito recentemente o filme/documentário "The Zeitgeist Addendum", o qual vem no seguimento do anterior (The Zeitgeist Movie), e achei por demais oportuno colocar aqui um post de modo a que os nossos leitores (que ainda não conhecem o documentário)possam ter a possibilidade de assistir ao mesmo com o intuito de no mínimo pensarmos e discutirmos a temática de fundo ( O sistema financeiro mundial )que tanto tem estado em voga nos últimos tempos.

Trata-se de um bom documentário, que pretende "colocar a nú" aquilo que na realidade é o supra-modelo institucionalizado a nível mundial - o Monetarismo.
Há aqui muita matéria para analisar em profundidade, a qual infelizmente, para a maior parte dos seres humanos é de um completo desconhecimento e como tal sempre mais limitador duma real consciencialização do Mundo em que vivemos.

Concorde-se ou não, no mínimo valerá sempre a pena assistir a "The Zeitgeist Addendum". São cerca de 2 horas perspectivando uma nova dimensão, uma nova realidade, um novo olhar sobre as nossas vidas. Realidade ou Ficção? Essa questão fica para cada um de nós responder no final! Não querendo desde já influenciar uma resposta a tal, diria que independente do posicionamento de cada um, trata-se de um ângulo diferente de visão da nossa história, enquanto seres humanos, da nossa contemporaneidade e fundamentalmente da nossa condição humana!

Quem ainda não teve a oportunidade e assistir ao 1º documentário - The Zeitgeist Movie - aconselharia primeiro o seu visionamento de modo a enquadrar melhor aquilo que trata o 2º (The Zeitgeist Addendum).

Deixo de seguida os links e o trailer de "The Zeitgeist Addendum":


Link: The Zetgeist Movie
Link: The Zeitgeist Addendum

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande doc. É para abanar algumas mentalidades. Bom blogue!

HG disse...

Muito bom este documentário, tal como já fomos habituados desde o primeiro Zeitgeist. Embora na parte final do mesmo o tenha considerado um pouco contraditório. Estou falando da parte respeitante ao Venus Project, o qual tem como objectivo a construção de uma sociedade mais tecnológica. Ora para a construção de uma sociedade assim, vão ser necessárias as grandes corporações, nomeadamente as tecnológicas. Isto vai um pouco em contradição com o que foi dito no início do documentário. É certo de que numa última fase desta sociedade as máquinas vão produzir, na íntegra, toda a tecnologia de que necessitaremos para viver com qualidade, mas nas fases iniciais terá de ser necessária mão-de-obra, nomeadamente mão-de-obra afecta às grandes multinacionais.

Depois, mesmo na parte final aparece num grande monitor onde a marca Siemens aparece bem destacada. É certo de que para produzir um documentário com esta qualidade foi necessário muito dinheiro...

Isto não invalida de que tudo o que é dito no documentário não faça sentido.