Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 28 de abril de 2009

O Santo Condestável? Isso é contestável

"A Postulação para a Causa de Canonização do Beato Nuno tinha mais seis alegadas curas clínicas para apresentar em Roma para sustentar o processo da canonização de Nuno Álvares Pereira, mas optou pela recuperação «milagrosa» de uma córnea, porque «era mais fácil de provar».

«As pessoas falam muito, mas o inexplicável e a intervenção de Deus no mundo é mais frequente do que se pensa», explicação à Agência Lusa o vice-postulador para a Causa de Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, frei Francisco Rodrigues.

As outras «curas especiais» dizem respeito a remissões de diabetes e cancro, processos que «são mais complexos» e «mais difíceis de provar» pelos médicos que se devem a «milagre».

Assim, a Postulação optou pela cura da córnea do olho de uma idosa no Castelo de Ourém, que se feriu quando fritava peixe. Os ferimentos foram confirmados por médicos do Centro de Saúde local e do Hospital de Leiria, explicou Francisco Rodrigues."

Foi no passado dia 26 de Abril que o camisola 16 da equipa do Vaticano marcou o golo pelo qual muitos portugueses (principalmente o Presidente Cavaco) tanto ansiavam. Gírias futebolíticas à parte, Bento XVI canonizou D. Nuno Álvares Pereira, conhecido nos livros de História pelo Condestável, isto é, o comandante supremo das Forças Armadas Portuguesas. D. Nuno já era considerado Santo pelos portugueses, mas apenas beato pela restante Igreja, no passado domingo tudo isso mudou.

Embora tenha arreado "porradaria de meia-noite" aos espanhóis, podendo até ser considerado o Santo que mais espanhóis dizimou em toda a História da Humanidade, muitos dos nuestros hermanos "foram desta para melhor" quando levaram com óleo quente em cima dos costados, não deixa de ser irónico o facto de ter sido considerado Santo por ter curado uma velhota de Ourém que foi queimada na córnea por óleo quente quando fritava peixe. Talvez se fosse espanhola não teria sido curada, nunca se sabe! O milagre deveu-se apenas à velocidade da cicatrização da ferida, porque normalmente levaria 1 ano e com a santa ajuda do Condestável acabou por levar apenas 3 meses. É a isto que se chama eficácia. Sinceramente não percebo a discussão em torno dos medicamentos de marca e os genéricos, se temos os Santos que ainda são bem mais em conta! É pena que um grande português como D. Nuno Álvares Pereira foi, ter sido relegado para o simples papel de curador de feridas provocadas por óleo quente.

A parte cómica nestas "curas" é que as vítimas crentes apenas invocam o nome de certas figuras e rezam para elas em busca duma intercedência especial para o seu caso particular. Só pela simples invocação do nome, a célebre e tão aclamada "Porra" ou o igualmente célebre "..daa-ssse" já deveriam ter sido beatificados e canonizados, porque é a estas interjeições que, geralmente, recorremos em horas de aflição e que muitos bons resultados já deram. Por mim falo!!

3 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Muito boa esta abordagem amigo Hélder!
Estranhos são "os caminhos do Senhor"!

Abraço

Miriamdomar disse...

Mais um santo, para juntar aos outros!
O país ,está a precisar urgentemente ,de um milagre !
É pena que os santos da casa, não façam milagres!
:(

HG disse...

Olá Miriamdomar,

Bem visto!! Principalmente milagres de grande monta, sejam eles económicos, políticos ou sociais. O melhor que conseguem é cicatrizar queimaduras de óleo.