Opinion Shakers Headline Animator

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Factos para meditar na aprovação do sigilo bancário


Foi hoje aprovado na Assembleia da República, o fim do sigilo bancário com os votos do PS, BE, PCP-PEV a abstenção do PSD e CDS-PP e o voto contra do deputado socialista Vitor Baptista.

1ªQuestão: Numa matéria que nos dias que hoje correm, reforça a urgência da sua criação, como é que é possível partidos de poder como o PSD optarem pela abstenção não querendo assumir uma posição activa no combate à fraude fiscal e ao "regabofe" financeiro da praxis neo-liberal que originou a crise que actualmente atravessamos? Esta posição do "não é carne nem é peixe" em determinados temas, diz logo à partida muito!

2ªQuestão: Quem é a figura de nome Vítor Baptista? Provavelmente alguém que quis aparecer em destaque a reboque do momento?! Ou então,alguém que recebe muitos prémios enquanto administrador?! Não sei, só sei que segundo o senhor o fim do sigilo bancário não tem em conta a "devida fundamentação desse acto por parte da administração fiscal". É uma preocupação Orwelliana de facto, mas pessoalmente penso que não foi tanto por aí que o deputado quis justificar o seu voto contra.

A notícia na íntegra no seguinte link: Parlamento aprova fim do sigilo bancário

2 comentários:

José disse...

Eu

acho que é um passo em frente para
combater a corrupção. Não tenho é
a certeza se será eficaz,a partir dos cem mil euros o Estado fica com sesenta por cento,é questão de roubarem mais, um só que desta vez é a dividir por dois. A ver vamos

HG disse...

O príncipio "Quem não deve não teme" põe alguns dos que votaram contra ou se abstiveram a nu. É natural que alguns deles tenham concordado com a forma, mas não com o conteúdo da já referida proposta de lei.