Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 10 de março de 2009

Vergonha em Munique

Por norma não gosto de colocar posts que visam a temática futebolística, esse desporto de massas que desperta tantas paixões exacerbadas, quase como uma espécie de nova religião contemporânea.

No entanto, como apreciador do dito desporto, após ter assistido a uma partida no mínimo «embaraçosa» para um clube português, não resisti a tecer alguns comentários sobre o assunto que mais irá ser falado em convívio social, pelo povo português no denominado «day after».

A mediocridade demonstrada em campo pela equipa do Sporting CP foi vergonhosa não só para todos os adeptos do referido clube, como também para o próprio futebol lusitano.
O campeão germânico FC Bayern Munique, simplesmente mostrou em campo aquelas que são as grandes diferenças de mentalidade competitiva entre estes dois países, e que bem poderia servir de analogia, se extrapolássemos o assunto para a esfera da tão falada produtividade.

O único clube português que dá mostras de alguma competitividade regular no plano do futebol europeu é - de há muito a esta parte - o FC Porto. Equipa que apesar das ditas diferenças orçamentais para os grandes colossos europeus, consegue equilibrar o seu déficit financeiro, com espírito de competição e mentalidade ganhadora, algo que infelizmente no futebol português não tem paralelo.

Estar presente numa competição como a Champions League para fazer figura de «bombo da festa» da competição, mais vale ficar em casa a jogar Playstation.
O treinador dos «leões», denominado em tempos de «o novo Mourinho», demonstrou simplesmente nestes dois jogos com o gigante alemão, que de psicologia motivacional perceberá muito pouco. Na primeira vez, ainda se dá um "desconto", agora na segunda.....

O clube de Alvalade (e não só saliente-se), mais do que ganhar campeonatos, taças ou outro tipo de competições precisa de ter aquilo que define qualquer grande equipa independentemente dos orçamentos que possa ter: cultura de competição, espírito de grupo e sacrifício.

Competir sim, brincar à competição não!

Quando o meu sobrinho me questionava "o que é isso de um português produzir 1/3 daquilo que é a produtividade de um alemão?", após o jogo de hoje, apetece-me acrescentar em jeito anedótico que no caso de "um português sportinguista" a diferença para um alemão em termos de produtividade será de 1/12 avos (somatório dos golos das duas partidas).

A derrota do Sporting CP, passou a ser também - a partir de hoje - o novo record de golos marcados ao adversário, nesta fase da competição desde o aparecimento da Champions League.

A produtividade do jogo: FC Bayern Munique - 7 / Sporting CP - 1

2 comentários:

Marco Freitas disse...

É isso mesmo Ricardo, vergonhoso e ridículo! Vá lá que o Porto conseguiu passar para a próxima fase, o que já é normal.

Abraço

Anônimo disse...

Tanto alarido por causa do futebol e depois vão fazer figuras tristes para a Europa.

Fernando