Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 3 de março de 2009

Relatório da OCDE aponta redução nas reformas em 2030

"O Governo disse esta terça-feira que os valores do relatório reportado pela OCDE relativo às pensões não podem ser comparados com as medidas avançadas na reforma da Segurança Social.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, «a taxa de cobertura efectiva [o que representa o valor final da pensão] não é de 60% mas de 70% e, em muitos casos, superior a 80%».

Números que contrariam o relatório da OCDE que revela que os portugueses vão ter das reformas mais baixas, entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo, dentro de 20 anos.

Assim, de acordo com a OCDE, em 2030, as pensões portuguesas vão corresponder a pouco mais de metade do último salário recebido contra uma média de 90% que podiam contar antes da reforma da Segurança Social. Ora, este valor deverá baixar para os 54%, o que colocará Portugal com o sexto valor mais baixo em termos de reformas entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo."

Esta é mais uma notícia a juntar a todas as outras que ferem de morte o nosso orgulho nacional, se é que ele ainda existe! Andamos aqui a esfolarmo-nos todos a apertar consecutivamente a "merda" do cinto e agora sei que os tugas que, por sorte ou por azar, chegarem ao ano 2030 e se reformarem vão receber menos de metade do valor do seu salário na reforma! São gerações a mais a se sacrificarem para dar mama aos chulos deste país!!

Uma medida como forma de lenificar tamanho corte seria a fixação dum valor de reforma máximo, digamos para aí uns 5.000,00€, e aproveitar o restante (o que já seria um valor substancial) e dividir por quem mais precisasse. Mas isso é só uma estúpida ideia utópica, porque a bandidagem que nos governa não vai prescindir das suas obesas reformas nem prejudicar os seus possidentes amigos. Reformas de vinte e tal mil euros são sempre necessárias para certos "velhotes" comprarem iates novos, carros novos e andarem com putas novas. A maioria dos reformados já nem conseguem ganhar dinheiro suficiente para comprar os medicamentos, nem se alimentarem, imaginem agora o que será daqui a 20 anos.

E quanto a vós caros leitores? O que vos apraz dizer em relação a mais esta triste notícia?

Fonte: Agência Financeira

7 comentários:

JP disse...

pRONTUX!!! Cá está a campanha negra!

José disse...

antigamento ainda havia quem tinha
três vintens. Esta pobre da fotografia só tem um, tem ainda
uns anelito de ouro que terá de por no prego, com essa escuridão que para
ai vêm

Anônimo disse...

eu sugeria em vez do nome Segurança Social, uma mudança para Insegurança Social, o que acham?

Fernando

HG disse...

Caro Fernando,

Talvez, e face à realidade dos factos, o nome de Insegurança Social estivesse mais adequado.

Abraço

HG disse...

Amigo JP,

É verdade, estes relatórios da OCDE são uma autêntica campanha negra para o primeiro-ministro e para nós todos é uma visão negra do futuro.

Abraço

HG disse...

Amigo José,

O presente já é negro, mas o futuro parece que vai ser ainda pior. São gerações contínuas a serem sacrificadas.

Abraço,

Carlos Carmo disse...

Obviamente que o futuro, em 2030, será bem pior para uma situação que, a bem da verdade, acho, na minha opinião, que no futuro deveriamos poder optar por ter Segurança Social ou Seguros de Saúde. Hoje em dia, falando por mim, e de certo por muito portugueses, o que descontamos hoje por mês, daria para termos um seguro de saúde de luxo, 5 estrelas, mas o que temos é a Segurança Social que temos. Obviamente que teremos que seguir a lógica de que devemos pagar as reformas/pensões dos nossos pais e avós, e para nós??? Será que os nossos filhos irão pagar para nós??? Acho que deveria haver uma reforma profunda na Seg. Social, na sua forma de tributação, escolha, e o seu modelo de financiamento, colocando por exemplo, o imposto sobre o Tabaco, uma percentagem do imposto sobre os produtos petrolíferos e dinheiro proveniente do jogo (santa casa) e casino, também a contribuir para a Seg Social...