Opinion Shakers Headline Animator

sexta-feira, 6 de março de 2009

O Segredo, Lei da Atracção e tretas quejandas

Se o poder da lei da atracção funciona é porque grande parte da população mundial estava desejando ficar sem emprego, desejava um mundo mais injusto, desejava mais miséria, desejava mais fome, desejava mais guerra, desejava mais doenças, desejava mais crimes, etc. A única coisa que funcionou no livro e filme “O Segredo” foi o enriquecimento da sua autora (Rhonda Byrne) e restante quadrilha.

A ideia de termos o Universo como nosso criado particular, bastando olhar para o catálogo dos nossos desejos, visualizá-los e desejá-los com veemência para que o Universo, a partir daí encarregar-se de satisfazer as nossas vontades soa a algo metamorfoseado da lâmpada de Aladino, numa versão hodierna, mas na qual não há limite de desejos. Que espectáculo!!

Se há algo que me dá a volta ao estômago é quando me falam que a lei da atracção anunciada no livro "O Segredo" está comprovada cientificamente. De facto a Lei da Atracção está comprovada cientificamente, mas não tem nada a ver com aquela que é propalada no livro e filme. Rhonda Byrne assevera que o igual atrai o igual, asneirada que entra logo em conflito com a máxima científica de que os opostos se atraem ou o igual repulsa o igual. Os nossos pensamentos são como magnetos é o que a espertalhona da australiana diz. Nada mais estúpido, visto que todos deveríamos saber que se colocarmos dois pólos magnéticos diferentes e os aproximarmos (norte de um, com o sul de outro), haverá uma atracção entre os dois imãs. Se, pelo contrário, colocarmos dois pólos magnéticos iguais e os aproximarmos (por exemplo, norte de um próximo ao norte do outro), haverá uma repulsão entre os dois.

Ronda Byrne dá também o exemplo do diapasão. Se tivermos 3 diapasões de igual calibragem, basta batermos com um numa superfície que os outros dois vibrarão também. Talvez seja dos poucos exemplos mais bem conseguidos. Porém, isto poderá ser verdadeiro para os diapasões, mas não será, de todo, verdadeiro para as pessoas nem para os seus desejos.

Vamos agora para a parte mais teórica, chata e menos estimulante. A Lei da Atracção existe e foi descoberta por Isaac Newton. O que a Lei da Atracção ou da Gravitação Universal teoriza é que dois objectos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objectos e da distância que há entre eles. A Gravitação universal é a força de atracção que age entre todos os objectos por causa da sua massa, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem nas suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objectos sobre a terra são atraídos em sua direcção. A atracção física que um planeta exerce sobre os objectos próximos é denominada força da gravidade. Esta lei também permite que a ignorância das pessoas (que confundem a lei da atracção) se mantenha unida no planeta Terra. Estou brincando, claro!

A ideia de que os pensamentos de uma pessoa "atraem" o que acontece com ela tem, também, mais dois grandes problemas:

1. Um é o chamado "paradoxo da prece", estipulado há séculos por Voltaire: se eu rezo pedindo chuva e meu vizinho reza pedindo sol, como poderemos ser os dois atendidos? Em termos de ambições humanas, o facto é que só existe um campeão do Campeonato do Mundo de Futebol, um recordista mundial dos 100 metros, um presidente da Coca-Cola e uma pessoa no seu emprego - você. Se todo o mundo que quer essas coisas usar 'O Segredo', o que acontece?

2. Transforma as vítimas em culpados. Um exemplo extremo usado pelos adeptos da "lei da atracção" é o Holocausto: seis milhões de judeus "atraíram" o nazismo e as câmaras de gás com seus pensamentos negativos...

Todos nós sabemos que toda a grande mentira tem sempre uma fracção de verdade para se propagar com eficácia. Se estivermos a passar por uma depressão as probabilidades de conseguirmos conquistar coisas boas para a nossa vida serão mais ínfimas do que se, pelo contrário, estivermos motivados e optimistas. Estes dois estados positivos de "espírito" funcionam quase como combustível, os quais nos permitem agir e lutar pelos nossos objectivos.

Agora vou fazer uma experiência, vou desejar com muita força para que eu seja o totalista do Euromilhões. Se ganhar retiro tudo o que disse. Lá estou eu na brincadeira mais uma vez!

Fontes:
Wikipedia - Imans
Wikipedia - Lei da Gravitação
Salon
Blog - Ideias Cretinas
Youtube

4 comentários:

Miguel disse...

O Verdadeiro segredo como enriquecer ...!?

Um BOM FDS!
Um abraço da M&M & Cª!

José disse...

Sobre a lei da atração, não tenho a dizer muito mais do que isto.
Eu possoalmento sinto-me atraido
por notas de quinhentos euros e no
entanto tenho apenas algumas moedas
de um euro. Quando era novo sentia aquela atração por moças muito boas
no entanto elas não sentiam nenhuma
atração por mim.Mas acredito
na ciência e isso é fundamenta
acreditar nalguma coisa!!!

Ricardo Tomás disse...

Literatura «very light» no seu melhor!

HG disse...

O Segredo é já o grande clássico dos denominados livros de "Auto-ajuda".

É, de facto, irónico o timing em que o livro apareceu e de repente abateu-se a crise no mundo inteiro...

Já que os opostos se atraem, e se os leitores crentes do Segredo (que são vários milhões) desejaram fortuna, o oposto aconteceu...

Vamos todos desejar miséria, talvez seja o segredo para o fim da crise.