Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 1 de março de 2009

A Lista da Ganância

A crise económica e financeira que tanto se tem falado e sentido para muitos é algo que passa completamente ao lado dos gananciosos multimilionários do nosso "pequeno ponto azul" (planeta Terra). É claro que para esta corja de "mamões" viver com fortunas astronómicas, mantendo um majestoso estilo de vida, muitas centenas de milhões de indigentes passam fome, dormem na rua, não têm a mínima oportunidade de obter trabalho digno, não têm acesso aos cuidados primários de saúde, não têm acesso à Educação, entre tantas outras gritantes dificuldades. Isto sem falar dos milhares de pessoas que são atiradas todos os dias para o desemprego, baixando assim o seu nível de vida.

Aqui fica a desumana listagem dos 20 mais ricos da Forbes (actualizado):

1. Warren Buffett
2. Carlos Slim Helu
3. William Gates III
4. Lakshmi Mittal
5. Mukesh Ambani
6. Anil Ambani
7. Ingvar Kamprad
8. KP Singh
9. Oleg Deripaska
10. Karl Albrecht
11. Li Ka-shing
12. Sheldon Adelson
13. Bernard Arnault
14. Lawrence Ellison
15. Roman Abramovich
16. Theo Albrecht
17. Liliane Bettencourt
18. Alexei Mordashov
19. Prince Alwaleed
20. Mikhail Fridman

Os milionários aqui da nossa praça (coitaditos!!) têm um rank mais modesto, vejamos: Américo Amorim 132º; Belmiro de Azevedo 605º; Jose Berardo 677º; Horácio da Silva Roque 843º.

Muita desta gente é capaz de fazer tudo por tudo só para subir mais uns lugares na lista dos mais ricos da Forbes, nem que isso implique lançar mais gente para o desemprego. É triste, mas é verdade! Geralmente o que acontece a alguns destes tipos, depois de alguma introspecção e arrependimento tornam-se filantropos e criam organizações para ajudar as pessoas mais carenciadas.

Os espanhóis quando chegaram à América e contactaram pela primeira vez com os povos índigenas, verificaram que, principalmente, os Astecas tinham muito ouro, produziam muitas peças de artesanato em ouro, mas para eles esse metal era como outro qualquer. Os espanhóis, gananciosos e chicos-espertos, disseram aos Astecas que tinham uma doença que só poderia ser curada com aquele precioso metal. Até aí tudo bem, mas quando os espanhóis começaram a dizimar os índigenas, houve muitos dos nuestros hermanos que foram apanhados, abriram-lhes a boca e deitaram nela ouro derretido.

Quando vejo cada vez mais pessoas a sofrer com a "epidemia" do desemprego e com as subsequentes dificuldades que daí advêm, penso que um pouco de ouro derretido por muito poucas goelas abaixo seria algo de benéfico para muitos milhões de pessoas.

Fonte: Lista dos 20 mais ricos da Revista Forbes

5 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Todos eles, concerteza, com negócios nos ditos paraísos fiscais, o que na realidade fará dos mesmos possuidores de muita mais riqueza do que aquela que oficialmente aparentam.
Abraço

José disse...

Para a ganância desmedida
para o ladrão e o bandido
deviam encher a barriga
com ouro bem derretido

Carlos Carmo disse...

Amigo José, isso para eles daria uma grande diarreia esse ouro derretido, pois eles gostam é de o meter no bolso (leia-se o dinheiro). Bela Quadra.. Coitadinhos daqueles que declaram o ordenado mínimo e andam montados em ferraris... Obviamente que saiu-lhes na rifa da farinha amparo.... lol

HG disse...

A lista dos mais ricos da Forbes parece mais o ranking do ATP (tenistas).

Os multi-gananciosos-milionários são semelhantes a tenistas em acérrima disputa pelo nº1 no ranking. A bola que eles batem dum lado para o outro é a da dignidade da vida humana de centenas de milhões de pessoas.

José disse...

Bem escrito HG
parabéns pelo "belo" exemplo