Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 16 de março de 2009

Camarada Obama???


Segundo elementos do Partido Republicano nos EUA, Barack Obama estará a implementar o "Socialismo" - na sua vertente mais Leninista - na terra dos sonhos e da liberdade.

Segundo notícia da Revista brasileira Veja:

"Eminências da direita mais empedernida da política americana deram para denunciar que as medidas tomadas por Obama para combater a crise estão colocando os Estados Unidos na rota do socialismo. O senador republicano Jim DeMint, da Carolina do Sul, diz que Obama é "o melhor propagandista do socialismo". O ex-quase-presidenciável Mike Huckabee, que perdeu a disputa pela candidatura para o senador John McCain, disse que Obama está criando "repúblicas socialistas" no país, e completou: "Lênin e Stálin iam amar isso aqui".

O assunto virou capa de revista e está nos parachoques dos carros na forma de adesivos que saúdam o presidente como "camarada Obama" e o país como "União dos Estados Socialistas da América". Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal.

A uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. Só para os dois maiores bancos, Bank of America e Citigroup, entregou 100 bilhões. Às duas maiores indústrias automobilísticas, GM e Chrysler, foram 17 bilhões e talvez despache mais 22 bilhões. O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho.

A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 10 000 páginas e 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada e promete uma guinada radical em boa parte das políticas públicas que os Estados Unidos vêm adotando nos últimos trinta anos. Obama propõe universalizar o sistema de saúde, incorporando os 40 milhões de americanos que hoje não têm qualquer tipo de assistência."

Na minha opinião, a direita norte-americana (Republicanos) na falta de melhores argumentos, e desprovida da eficiência das suas "armas" tradicionais (basta ver no que é que o Neoliberalismo deu) está a tentar recriar a imagem do "bicho papão comunista" que imperou na antiga URSS no século transacto.

Independentemente daquilo que o governo de Obama possa fazer, seja através das injecções brutais de capital na economia; seja o alargamento da rede de protecção social aos mais desfavorecidos; seja a criação de um sistema de saúde mais humano e menos privatizado e por conseguinte menos dependente das seguradoras; seja a tão anormal estatetização da banca americana, os EUA jamais se transformaram numa República Socialista à boa maneira dos sovietes.

A este tipo de afirmações, não poderia estar mais de acordo com a designação encontrada pelo jornalista da Veja: "os corneteiros da provocação ideológica". Belíssima designação registe-se!

2 comentários:

Marco Freitas disse...

Camarada Obama, essa aí tá boa Ricardo. Esses Republicanos são mesmo criativos.

Abraço

José disse...

Os Republicanos estão a tentar
a todo o custo.
Que o Camarada Obama não construa
tudo aquilo que eles destruiram.
è assim pais da "Liberdade"!!!

abraço Ricardo