Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 22 de março de 2009

Antena 1 - Ao Serviço do Poder Totalitário

"A administração da RTP acaba de anunciar que decidiu retirar da emissão o anúncio publicitário de promoção da manhã informativa da Antena 1 cujo teor demonstrava uma crítica clara às manifestações.

Depois de um parecer muito crítico enviado pelos dois provedores (do ouvinte e do telespectador), o conselho de administração da televisão e rádio públicas reuniu de emergência e decidiu que o spot não passará mais na antena da RTP."

Vergonhoso! Não há outro adjectivo que qualifique melhor mais este episódio pidesco deste regime "socialista". Isto é que é serviço público? Um anúncio infamante, torpe e completamente antidemocrático como este só demonstra que os cordelinhos do "padrinho" Sócrates andam a manietar a esta estação pública. Completamente vergonhoso!!



Fonte: Público

8 comentários:

JP disse...

Não vejo isso assim! Vi e ouvi o anúncio. A mensagem está lá, sem dúvida. Mas retrata o pensamento da maioria dos portugueses, actualmente. (acho eu)

HG disse...

Viva JP,

O pensamento da maioria dos portugueses (e do resto do mundo) na Idade Média era de que o Planeta Terra era plano, mas isso quereria dizer que estavam certos?

O Art.º45 da Constituição da República Portuguesa (aquela que foi elaborada depois do Estado Novo) consagra o direito de manifestação.

As pessoas quando se vão manifestar não o vão fazer no sentido: "Ora deixa lá atrapalhar o trânsito e deixar a malta chegar atrasada ao emprego!!". As pessoas fazem-no porque há algo que está errado, por isso querem demonstrar o seu descontentamento e consciencializar outras pessoas para os seus problemas. Portugal tendo passado por um enorme período inquisitorial e por vários anos de ditadura provocou na mente dos portugueses o sentimento de apatia social. É uma das causas pelas quais estamos tão atrasados em termos de políticas sociais.

A Antena 1, pertencendo à RTP que é uma estação pública ao vir lançar uma absurdidade destas não fez mais do que demonstrar o descontentamento do nosso tirânico governante.

Se a maioria dos portugueses considera que as manifestações só servem para atrapalhar é porque merecem o país que têm. Um país com um cada vez maior défice de democracia e no qual as liberdades e direitos são cada vez mais escassos não é o país que eu quero e que, felizmente muita gente não quer também.

Anônimo disse...

nem mais nem menos quem fala assim
não è gago????

JP disse...

A manifestação, a greve, o direito à defesa, etc, etc são tudo direitos dos portugueses. Mas muitos utilizam esses direitos como se fossem naturais quando na realidade são direitos adquiridos. Mas não estou aqui para falar dos direitos ou de lutas.

Estou a falar de publicidade e de comunicação, que é a àrea onde me sinto mais à vontade. Não acredito que tenha havido uma intenção primária de crítica a determinados partidos ou organizações. Não acredito! A publicidade pretende identificar o produto com o público-alvo. E o público-alvo, creio, pensa dessa forma. Não quer dizer que esteja correcta ou incorrecta. É apenas um facto.

HG disse...

Viva JP,

Pois ao escolher o seu público-alvo, embora grande, ofendeu de uma forma contundente e reles uma pequena parte, que ainda assim é considerável para quem quer captar audiências. Basta só tomar como exemplo a última manifestação da CGTP (só essa sem contar com as outras) a qual andou por volta das 200 mil pessoas, o que corresponde a 2% da população portuguesa. Eu considero, no mínimo, falta de inteligência avançar com uma publicidade que conseguiu ofender pessoas que estão a passar por enormes problemas, gozando ainda com a situação quando querem fazer passar a mensagem de que aquelas pessoas são "empatas trânsito". Não me parece, de forma alguma, que seja esse o papel da publicidade!!

Imagine que agora a RTP1 avançasse com uma publicidade do género - "Os desempregados que estão inscritos no fundo de desemprego são uns mamões, porque não querem trabalhar e só querem viver à custa do Estado!!". Embora essa também seja uma opinião de grande parte dos portugueses, a mesma não corresponde totalmente à verdade. É certo que há muita gente que não quer mesmo trabalhar e quer viver de subsídios, mas não são a maior parte dos desempregados.

Para além dos pontos que já toquei, ainda gostaria de apontar mais uma agravante - é que estamos a falar aqui de uma estação pública, cuja função é fazer serviço público e esclarecer as pessoas. É óbvio que esse serviço público terá que ser exercido fora do espaço da publicidade, mas esta última não deverá servir para perpetuar um conceito errado ofendendo as pessoas, mesmo por poucas que elas sejam.

JP disse...

Atenção: Nunca disse que não foi, no mínimo, infeliz. Apenas acho que não houve intenção de ofender.
E tu tens toda a razão no que dizes.

HG disse...

Caro amigo JP,

Não pretendi persuadir, através deste nosso salutar debate, o meu ponto de vista em relação ao direito de manifestação, mas sim realçar o facto do papel da publicidade não dever passar por este tipo de mensagens políticas. Ainda por cima quando falamos de uma estação pública.

O meu muito obrigado pela tua participação.

Forte abraço

Marco Freitas disse...

Foi um anúncio muito infeliz registe-se!

Abraço