Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Estados Desunidos da América???

(clique para aumentar)

Segundo o ex-KGB e académico russo Igor Panarin, a partir do próximo ano, os Estados Unidos vão deixar de ser unidos, dando origem entre 4 a 6 novas repúblicas.

Na opinião de Panarin, a crise económica actual e uma futura guerra civil nos Estados Unidos vão impulsionar a divisão da maior potência do planeta em repúblicas que ficarão sob influência de diversos países.


Panarin, que afirma já ter previsto a desintegração da ex- URSS, no que concerne aos EUA, já em 1998 tinha avançado com esta teoria, a qual ninguém lhe deu ouvidos. Contudo, nas últimas semanas tanto o Wall Street Journal como a CNN, têm vindo a dar ênfase a esta teoria de Panarin, o que não é sinónimo de dar crédito à mesma, no entanto perante o actual cenário de crise , nota-se que a surdez ao tema tem sido menor.

Tudo (segundo Panarin) se iniciará com uma guerra civil, com um figurino tipo ex-Jugoslávia, com as diferentes etnias a lançarem-se umas às outras de acordo com o grau de carências económicas que sentirem.

A configuração deste novo mapa geopolítico, pode ser verificada na imagem que acima disponibilizamos.

Sobre a dita teoria, pessoalmente não lhe dou muito crédito, contudo o dito académico avança com alguns factos que julgo merecerem alguma análise:

-Costa Oeste americana, caracterizada por uma forte presença asiática, onde as comunidades indiana e chinesa crescem exponencialmente;

- do Texas à Florida a massiva presença de uma comunidade hispânica, a qual coloca a sua cultura e o castelhano como sinais de importante referência na zona;

- Costa Leste, com uma ligação "umbilical" em termos ideológicos à Europa, sendo "dominada pelo capital financeiro".

As teorias valem o que valem, não são elas mais do que...teorias, mas por muito mais absurdas que por vezes algumas nos possam parecer, nunca deveremos colocá-las na posição de completo desprezo pelas mesmas.
A História tem-nos ensinado por várias vezes que aquilo que temos por garantido (ou dado como impossível), pode não passar de pura ilusão. Lembrando aqui a famosa lei de Murphy: "Nada é tão mau que não possa sempre piorar!"


3 comentários:

Marco Freitas disse...

ele há pessoal com uma imaginação....esse russo -tá muito à frente- como se diz na gíria juvenil.
Abraço Ricardo

Anônimo disse...

Não apenas os EUA mas tambem o Brasil. tudo indica que estes 2 paises continentais serão partilhados por varios outros da Europa e de suas repectivas regiões. vo Brasil pode se desintegrar em uns 4 novos paises.

Fernando Cunha disse...

Sem dúvida alguma é uma idéia bastante maluca: a primeira potência mundial, que construiu uma identidade nacional fortíssima apesar das diferenças etnicas e sabe que todo seu poderio depende em grande parte da unidade do norte-americano, de seu "way of life"... Além do mais, ficar uma parte sob influência do Canadá, um "país" que na verdade é praticamente parte da Inglaterra, não parece ter muito sentido... Fora a parte que vai se separar para se juntar ao México, ou se aliar? Não, não, acho que o "declínio do nacionalismo" que Hobsbawm atribui a nosso tempo não tem muito a ver com isso...