Opinion Shakers Headline Animator

sábado, 8 de novembro de 2008

Portugueses consomem apenas 20% da água que pagam


Será notícia de hoje no Jornal Expresso, o facto de que os portugueses só consomem em casa 20% da água que pagam, sendo os outros 80% - as águas residuais - devolvidos aos rios e aos solos. A maioria da população desconhece estes números mas eles encontram-se "escondidos" no Plano Nacional da Água desde 2002.

Na agricultura, o sector responsável por quase 90% do consumo nacional de água, a situação é exactamente a inversa: 80% da água utilizada é consumida. Mas no turismo esse valor cai para 9,8%.

O indicador de uso de água da organização ambientalista World Wild Fund coloca Portugal em sexto lugar no "ranking" mundial.

A forma como temos vindo a empregar este precioso e vital recurso, tem sido verdadeiramente insensata e de total desperdício. Quando se diz que o presente século será, o século da água derivado à situação de eventual escassez da mesma, é necessário cada vez mais alertar toda a população para um uso racional da mesma.

Penso que a maioria das população ainda continua a pensar que a água é como o ar, e que se algum dia existir problemas de escassez, esse dia estará no seu imaginário bastante distante e longínquo, procurando desse modo "sacudir a água do seu capote" (esta expressão popular caíu aqui bem, engraçado) e delegando nas gerações futuras toda a responsabilidade nos eventuais problemas revelando, acrescente-se, o egoísmo primário relativo à condição humana.


Aqui fica mais um alerta.

2 comentários:

JP disse...

Era complicado lavar a roupa, a loiça e o corpo e depois ir beber a água... mas.. nunca se sabe!

Ricardo Tomás disse...

Exacto amigo João, mas mais complicado é a quantidade de água desperdiçada para levar a cabo estes actos da rotina diária, e aí é que a diferença entre realmente aquilo que consumimos e aquilo que na realidade gastamos , coloca-nos à questão dos 20% do artigo!

Cumnprimentos