Opinion Shakers Headline Animator

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Um livro - "A Santa Aliança" de Eric Frattini

"Desde 1566, ano da fundação do serviço de espionagem papal, até aos nossos dias, a Santa Aliança e a sua contra-espionagem, o Sodalitium Pianum, assassinaram reis, políticos e financeiros, como Henrique IV de França ou Roberto Calvi; viram-se envolvidos em revoltas e revoluções; financiaram ditadores e apoiaram golpes de Estado; criaram sociedades para cometer assassínios selectivos; traficaram armas; apoiaram grupos em conflito; ajudaram na fuga de criminosos de guerra nazis e provocaram falências bancárias e financeiras, tudo isso em nome de Deus e da fé católica por ordem do Sumo Pontífice.Desde Pio V até João Paulo II, este livro relata cinco séculos de operações encobertas do serviço de espionagem pontifício. "

Para dar um pouco mais de luz sobre a santa e pacata vida do caridoso Vaticano nestes últimos cinco séculos é só ler a supra-mencionada obra.

Deixo-vos esta sugestão de leitura do corajoso jornalista espanhol Eric Frattini, que é também ensaísta e argumentista para televisão. Escreveu outras obras tais como (das quais só citarei uma pequena parte): Onu - História de Corrupção (já publicado em Portugal); Cia - Jóias de Família; Máfia S.A.; KGB - História do Centro; Mossad - História do Instituto; M16 - História da Firma; Segredos do Vaticano; Bin Laden - A Espada de Alá. É caso para dizer que Eric Frattini gosta mesmo de meter as mãos no lodo.

Já o Cardeal Paluzzo Paluzzi, chefe da Santa Aliança (no séc. XVII) dizia "Se o Papa ordena liquidar alguém na defesa da fé, faz-se isso sem fazer perguntas. Ele é a voz de Deus e nós [A Santa Aliança] somos a mão executora". Qualquer semelhança com o Padrinho de Mário Puzo é pura coincidência...

Um comentário:

Ricardo Tomás disse...

Estranhos caminhos da fé!
Bom post amigo Hélder

Abraço