Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Espiritismo - uma doutrina religiosa com sistema de auto-correcção

"o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demostrarem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificará nesse ponto" (A. Kardec, A Gênese, ed. cit, cap.I, no. 55, p.37).

Porque é que num livro que se diz doutrinário como "A Génese" de Alan Kardec e que foi inspirado pelos supostos "espíritos superiores", vulgo absinto (brincadeira, hehehe), pode conter uma afirmação destas?

Afinal os espíritos superiores podem errar? Se eles são superiores eles não deveriam errar, ipso facto a doutrina espírita não faz sentido. Além do mais a ciência já demonstrou que muitas coisas ditas nos livros de Kardec estão erradas. Mas isso é matéria para um futuro post.

Talvez seja por este facto que o número de fiéis no Espíritismo está aumentando. Uma nova religião com um sistema de auto-correcção, abandonando os dogmas característicos de outras religiões. Nada de mal com isso, porém não deveria intitular-se como uma religião doutrinária, mas sim como uma filosofia com toda a sua mundividência. Concorde-se ou não com ela.

A frase de Kardec quer-me parecer que é, no mínimo, uma atitude covarde da parte do mesmo.

Nenhum comentário: