Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 5 de outubro de 2008

Super Ricos - O Jogo da Ganância (Super Rich: The Greed Game [BBC])

Deixo-vos aqui o documentário de Robert Peston para a BBC: Super Rich: The Greed Game (transmitido em Abril deste ano na BBC2). Esta é uma boa síntese das causas da crise financeira mundial, desde os esquemas de remuneração que propiciam uma grande apetência pelo risco às trapaças que converteram as dívidas do subprime em pacotes classificados como AAA.

Londres é actualmente a capital do capital. Esta cidade é a casa de mais de 50 bilionários (não contando com o Vale e Azevedo, é claro). Nunca desde a Revolução Industrial os ricos acumularam tanto dinheiro. E nesse período as fortunas foram acumuladas durante 40 a 50 anos. No presente período, as fortunas foram acumuladas em apenas 10 anos.

A Reserva Federal Americana indica as taxas de juro não só para os EUA, mas também para todo o mundo. Depois do abrandamento nos mercados devido à onda especulativa da dot-com bubble e logo após o 11 de Setembro de 2001 com a omnipresente ameaça terrorista a pairar no ar, Alan Greenspan Presidente da Reserva Federal Americana decidiu baixar as taxas de juro, pois a confiança dos investidores e consumidores não era a mais elevada.

A juntar a tudo isto os grandes exportadores asiáticos, tais como o Japão e a China emprestaram dinheiro ao Ocidente. Como o sistema financeiro é global, ficou barato pedir empréstimos aos bancos, especialmente para os grandes investidores financeiros. Houve assim uma desenfreada procura pela compra dos mais diversos produtos, desde casas até grandes companhias, criando assim inflacção. Dessa forma, pedindo grandes somas de dinheiro era um passo para atingir uma magnífica fortuna. Foi assim que se criou uma enorme dívida, resultando nesta enorme crise mundial.

Mas quem é que paga sempre a crise? Quem é, quem é??!! O Zé Povinho, pois está claro!!

Vejam aqui a primeira parte deste interessante documentário:



Para ver o resto do documentário é só clicar em baixo.

Super Rich: The Greed Game - segunda parte
Super Rich: The Greed Game - terceira parte
Super Rich: The Greed Game - quarta parte
Super Rich: The Greed Game - quinta parte
Super Rich: The Greed Game - sexta parte
Super Rich: The Greed Game - sétima parte

3 comentários:

Ricardo Tomás disse...

Só acaba por sublinhar a ideia de que, o sistema financeiro tal como tem existido até aqui, é absolutamente desonesto, amoral, sem qualquer tipo de ética ou qualquer resquício de humanismo por outras palavras - Pura Ganância! O prazer da felicidade de um, é o sufoco e desespero na infelicidade de milhares. Terá este sistema futuro? Penso que a resposta é óbvia!
Abraço

Luciano Leal disse...

Ola, gostaria de saber como posso conseguir as legendas para esse interessante documentario em portugues ou ingles. Obrigado.

HG disse...

Bom dia Luciano,

Infelizmente ainda não encontrei a tradução deste documentário na net. Mas, entretanto, pode registar-se no site abaixo, aceder ao fórum e colocar essa questão. Eventualmente eles poderão fazer a tradução.

Site: http://www.docspt.com/

Abraço,
Helder Gomes