Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A "Democracia Instantânea"

Miguel Sousa Tavares escrevia na sua crónica deste fim de semana no semanário Expresso, algumas considerações interessantes sobre aquilo que o próprio considera de "alguns motivos de verdadeiro orgulho pátrio".

De entre vários, os quais poderão os prezados leitores aprofundar aqui, Miguel Sousa Tavares tem uma afirmação curiosa acerca das reminiscências salazaristas que infelizmente ainda caracterizam fortemente muita da forma de certos cidadãos se pronunciarem acerca da mais variada panóplia de assuntos, umas vezes comportando-se como genuínas ovelhas de rebanho, ora outras quais tigres-de-Bengala na defesa selvática das suas "verdades".

Diz então o cronista:

" Salazar está morto, mas o espírito do 'maior português de sempre' continua vivo e passeia-se por aí, na Net e disfarçado de 'democracia instantânea'. Ah o que o querido santacombadense se não teria deliciado com o fabuloso mundo dos blogues e das redes sociais! Os incómodos e trabalhos a que não se teria poupado com um instrumento desses ao dispor!"



Vem isto a propósito daquilo que desde à algum tempo constato na forma como determinados blogues nacionais e locais comportam-se e actuam, naquilo que mais não é do que fomentar uma ideia de pseudo-liberdade de expressão!

Agem de forma maniqueísta no intuito de condicionar a opinião pública nacional e local como forma de alcançar objectivos camuflados e de colocar em prática estratégias concebidas por mentes permanentemente manipuladores com vista a orientar de forma subliminar o pensamento de mentes menos esclarecidas e blindadas (as ovelhas de rebanho) de modo a que progressivamente sirvam-se das mesmas para que à posteriori - fazendo uso e despertando o outro lado mais selvagem da mente - possam legitimar as suas "verdades" os seus "propósitos". Tudo, sem a preocupação de ver debatido de forma elevada e aprofundada os temas propostos.

É no fundo a mediocridade em todo o seu "esplendor"! Aquilo a que alguns apelidam de "prostituição intelectual"!

São várias as técnicas utilizadas, para sustentar toda esta estratégia de "democracia instantânea", a título exemplificativo: a pseudo-moderação de comentários; a vangloriação provinciana por "records" de visitas aos referidos espaços; a pseudo-veracidade colocada em determinados "posts"; a criação de figuras fictícias e imaginárias que mais não fazem do que ocultar a verdadeira identidade destes "super-heróis" dos tempos modernos; enfim todo um conjunto de práticas e técnicas "underground" com o claro objectivo de minar e condicionar de forma perversa a opinião pública.

Para estes espaços virtuais, Maquiavel é a grande referência inspiradora. Isto porque para se atingir determinados fins justificam-se indiscutivelmente determinados meios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ricardo,

Deixa-me que discorde profundamente da opinião do Miguel de Sousa Tavares. O que a opinião desse artigo revela é a mais profunda forma de conservadorismo de quem se habituou desde há muito tempo a ter o monopólio sobre a possibilidade de opinião na esfera pública. A net e a blogosfera significaram a explosão da palavra e de certa forma a explosão das identidades. Há uma mudança de paradigma clara, por muito que mentes mesquinhas e retrógadas não o queiram reconhecer. E ganhou a democracia. Manipulações? Claro que as há. E o que dizer dos media "convencionais"?

Um grande de abraço
João Martins do Macloulé

Ricardo Tomás disse...

Boas João,

Gostava desde logo afirmar que pessoalmente também não tenho grande afinidade pelos comentários e posicionamentos de índole intelectual de Miguel S. Tavares, no entanto isso não quer dizer que de tudo aquilo que o mesmo possa afirmar, não exista algo que de certo modo possa concordar transportando para uma abordagem um pouco diferente daquela que o autor quis inicialmente situar. É o caso!

Claro que a net e a blogosfera representaram a explosão da palavra e da própria identidade de uma forma completamente avassaladora e acima de tudo enaltecendo o sentido da palavra Democracia!

Agora ao contribuir para essa explosão de identidades, aquilo que quero salientar com este post, é o facto inegável de que muitas delas mascaram-se, muitas delas mais não querem do que confundir, distorcer, enfim iludir. É também para a existência desse aspecto manipulador, que não é mais do que um produto do próprio espírito democrático e acima de tudo característica de um determinado perfil psicológico inerente a alguns seres-humanos que devemos ter em atenção aquando daquilo que lemos e nos é dado como "verdade" e que no fundo mais não é do que pura manipulação.

Quanto à manipulação existente nos media "convencionais"....bom, nessa matéria prezado amigo, penso que muita da realidade que observamos no nosso quotidiano mais não é do que uma consequência derivada desse modo de agir sobre a sociedade. A História, desde que os ditos media convencionais surgiram, bem tem provado essa tendência, muitas vezes levada à prática das mais variadas formas! A blogosfera, bem como as redes sociais em geral, são também novos domínios de acção onde a própria actividade manipuladora vê terreno fértil para emergir e se explanar! No fundo, nada de novo! No fundo, atendendo àquilo que comporta a mente humana, tudo perfeitamente "natural"!

Um grande abraço amigo,
Ricardo Tomás