Opinion Shakers Headline Animator

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mário David, Saramago e a Bíblia



Caros leitores,

Gostaria de deixar aqui o e-mail que enviei hoje ao Eurodeputado Mário David sobre a polémica de Saramago e a Bíblia.

"Exmo. Sr. Eurodeputado,

Permita-me fazer uso da minha liberdade de expressão, essa conquista democrática que V/ Exa. tanto despreza.

Venho pedir-lhe, não só em meu nome, mas também em nome de alguns milhões de portugueses que prezam a liberdade, para que evite proferir declarações de índole totalitária como aquela que proferiu hoje.

Queira V/ Exa. saber que no Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa refere a liberdade de expressão e informação como um direito dos cidadãos deste país. Pois Saramago apenas fez uso desse direito que lhe é conferido. A opinião do Nobel da Literatura, partilhe-se ou não é legítima. Por outro lado, ao Sr. Eurodeputado é-lhe igualmente reconhecido o direito de discordar de tal declaração. O que já não é legítimo é o Sr. Eurodeputado vir à praça pública apelar para que o grande escritor português renuncie à cidadania portuguesa, como se para ser português fosse necessário ser crente. Para além de ser uma enorme desconsideração para os milhões de portugueses amantes da liberdade, também é uma enorme afronta para quem não é crente ou professa outras religiões. Apesar de uma parte dessas pessoas não ter votado no seu partido, tal como eu, não lhe fica nada bem proferir afirmações infelizes como a que hoje fez.

Sei que fez a sua ardilosa declaração apelando para que Saramago fosse avante com uma intenção que ele já antes demonstrara, mas tal estratagema do Sr. Eurodeputado só demonstrou uma coisa, o seu perfil totalitarista.

Como sou amante da Democracia e do meu país nunca poderia ficar calado, sem lhe demonstrar o meu enorme desagrado e vergonha pelas declarações proferidas por um cidadão português eleito democraticamente.

Espero que faça tanto pelo seu país como Saramago já fez por Portugal.

Saudações democráticas.

Do eleitor,
Helder"

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Helder,

Esse é o bom post que eu já tinha preparado.

Um grande abraço!

Democratas de algibeira...
João Martins

Ricardo Tomás disse...

É isso mesmo amigo! Este sr. eurodeputado com as declarações que fez só demonstra o enorme desrespeito que tem pela liberdade de expressão, a própria democracia e a laicidade do Estado do qual é cidadão! Isto para não aprofundarmos mais a análise a um comentário tão...abjecto!

Grande abraço!

José disse...

Olá Herder,
Este eurodeputado deve ser cá um democrata, como era o Salazar, esta gentinha pensa que só eles é que podem falar, e de achar o que é certo ou errado como se a razão tivesse só do lado deles.
Este no dia que ele morrer no outro dia já ninguém se lembrará dele, e o Saramago daqui a quinhentos anos ainda falarão do Saramago.Sim porque ele construio coisas podem queimar os livros mas não conseguirão apagar o nome dele
da História.

um abraço

sonia disse...

Esse Eurodeputado ilustra bem a fábula "A raposa e as uvas verdes". Aliás, talvez por isso resolveu ser deputado. Falta-lhe cultura suficiente para entender e apreciar um pouco mais além de seus medíocres territórios.