Opinion Shakers Headline Animator

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Algarve - Viva La Vida Loca

Há uma coisa que a maioria das pessoas que moram em zonas balneares gostariam de saber, e eu incluo-me nesse rol. E essa curiosidade será transposta para a forma de algumas perguntas, as quais serão direccionadas às pessoas que moram nas grandes cidades, como Lisboa e Porto. Mas já lá chegaremos.

Quando o calendário nos brinda com um fim-de-semana mais alargado ou quando tiramos umas fériazinhas lá do trabalho no que é que se pensa logo e para onde é que aponta todo o nosso Portugal? Muito bem!! Para o solarengo Algarve.

Depois de vários meses de vida aborrecida e monótona do estilo casa-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-trabalho e trabalho-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-casa. Quando há compras para se fazer o ritmo torna-se casa-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-compras-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-casa ou trabalho-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-compras-trânsito-arranjar lugar para estacionamento-casa. Quando se têm de cumprir compromissos inadiáveis, os habitantes das grandes cidades terão de se confrontar, mais uma vez, com intermináveis filas de trânsito e intermináveis filas de pessoas.

Quando chega a altura de férias de Verão para onde vão essas pessoas? A princípio, poderíamos pensar que essas pessoas tenderiam a procurar, merecidamente, zonas mais calmas, de forma a fugir ao stress agónico o qual têm de suportar todo o ano ou pelo menos procurar outras alturas do ano para rumar ao Algarve. Mas tal nem sempre acontece. A maioria ruma ao Algarve no Verão, sabendo logo à partida que o mesmo se encontra cheio de gente. Aqui poderíamos ser levados a pensar,erradamente, que os habitantes das grandes urbes lusitanas gostariam mesmo era de confusão. Porém tal não parece ser o caso, visto que ainda vêm com os tiques citadinos, buzinando por tudo e por nada, cheios de nervos, stressados e ansiosos vá se lá saber porquê! Já cheguei a ver episódios de pancadaria por causa do trânsito, coisa que não se vê noutra altura do ano. A minha pergunta é porque é que vêm todos para o Algarve na mesma altura? Porque é que não escolhem as férias para outras alturas do ano mais calmas? O Algarve também tem os seus encantos fora dos meses de Verão! Nós, algarvios, temos todo o gosto em recebê-los por cá, porém todos ao mesmo tempo é stressante para qualquer um.

3 comentários:

Ricardo Tomás disse...

É o velho Mito de que o Algarve é só sol e praia, o qual foi construído ao longo dos tempos, e no meu ponto de vista muito erradamente!
Não é do nada que a estação do Verão ,com o seu famoso periodo de férias também é conhecida pela «silly season»!

Abraço

Anônimo disse...

ainda o Verão não começou e já estou farto.

José disse...

Este é um post, que fala duma realidade deficil de compreender.
as pessoas gostam de ir para os centros comercias a abarrotar para as práias com muita gente gostam de andar mesmo onde há confusão, é por isso que vêm todos no mês de Agosto.

abráço