Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Religião e Homofobia

«A proposta da Comissão Europeia para a reformulação de uma directiva sobre o tratamento igualitário tem estado a provocar alguma apreensão nos cristãos, que consideram que esta directiva irá pôr em risco a sua liberdade de expressão.

A directiva procura acrescentar, à já existente lei anti-discriminação, o tratamento igual (no que diz respeito à idade, orientação sexual, religião ou crença ou incapacidade) nas áreas de protecção social, como por exemplo a segurança social e cuidados médicos; e ao acesso e fornecimento de bens e serviços disponíveis ao público em geral, incluindo alojamento e transporte. Isto aplica-se tanto a serviços públicos e privados. A directiva inclui ainda nos parâmetros da discriminação, o assédio ou hostilização com base nestes pressupostos.

De acordo com a Comissão para a Igualdade dos Direitos Humanos no Reino Unido, a directiva (ainda em consulta formal) pretende assim, impedir a discriminação de pessoas a serviços e bens com base, por exemplo, na orientação sexual. Se um casal, ao procurar alojamento no Reino Unido, for impedido da estadia num determinado hotel por ser um casal do mesmo sexo, não existe neste momento qualquer lei que proteja os seus direitos.

Os bispos católicos no Reino Unido em resposta à consulta da directiva afirmaram o seu apoio ao princípio moral que está subjacente. No entanto, mostram-se preocupados com as possíveis consequências que tal directiva irá provocar, nomeadamente, na limitação dos direitos que a Igreja e os seus membros têm de actuar de acordo com as suas crenças.

Um exemplo argumentativo que a Christian Today avança é o facto “das discussões com base na fé ou ética sexual durante o fornecimento de serviços permitir, com esta directiva, que determinados indivíduos possam alegar ofensa e que sirva simultaneamente para silenciar aqueles cujas visões são formadas por doutrinas sagradas. Um cidadão que pretenda informar a ética cívica não deveria ser punido ou perseguido apenas porque é cristão e as suas ideias baseiam-se em verdades cristãs”.

“O bom governo e a integridade cívica repousam na virtude dos seus cidadãos. As ideias cristãs suportam e contribuem para esta virtude e, por isso, deveriam sempre ser permitidas.”»

Se dúvidas existissem, em relação à inclinação perversa e insidiosa da religião para a discriminação, essas dúvidas esfumaram-se com esta notícia.


Fonte: Portal Ateu

Nenhum comentário: