A expressão simboliza o carácter essencial e omnipresente do consumo nas nossas vidas, que se caracteriza essencialmente pela quantidade e variedade de bens e serviços que o consumidor tem à sua disposição. Neste tipo de sociedade, o consumo tornou-se a finalidade última da vida do ser humano e inverteu-se a lógica da finalidade da actividade económica em que, deixando de se produzir para satisfazer as necessidades, o consumidor passa a estar ao serviço da produção (fileira inversa). Assim, são criadas as técnicas de publicidade e marketing, de forma a escoar a produção, visto que o tempo de vida útil dos produtos é encurtado. A sociedade de consumo fez surgir uma sociedade “do descartável” ou “usa e deita fora”, como todos os custos ambientais que esta atitude acarreta, fomentada pela expansão industrial (associada à produção em massa). Com vista a estimular o consumo, são criadas outras estruturas que levem o consumidor ao consumo, p.e., a expansão do crédito e a criação de linhas de crédito para os mais diversos bens e serviços, adquiridos de forma rápida e cómoda. Logo, consome-se para além do necessário (o supérfluo) e surge o consumismo: consumo indiscriminado, mesmo que prejudique a saúde ou ambiente e podendo levar ao endividamento das famílias, colocando-as em situações de grande dependência e fragilidade.
Aqui fica uma pequena nota introdutória sobre este tema que cada vez mais está na ordem do dia e ao qual me proponho voltar brevemente!
António José Seguro
Há 3 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário