Opinion Shakers Headline Animator

domingo, 31 de maio de 2009

Os irmãos siameses


O estado calamitoso do nosso país tem como principais responsáveis os partidos PS e PSD. Estes dois partidos de baixo-nível têm também preconizado uma campanha às Europeias deplorável, como não poderia deixar de ser. Depois do avô cantigas, agora mais conhecido como Vital Moreira - cabeça de lista do PS, ter defendido um imposto europeu, eis que o PSD veio logo retrucar contra tal medida. Hipocrisia das hipocrisias, afinal parece que o PSD já tinha votado a favor da criação desse imposto em 2007 no Parlamento Europeu. Assim se vêm as parecenças destes dois irmãos siameses PS e PSD. Fartam-se de barafustar, mas são iguaizinhos!! Até parece uma telenovela da TVI com gémeos separados à nascença, depois de anos separados voltam-se a encontrar, só que um, geralmente, é sempre mau e outro bonzinho. Mas a diferença,neste caso, é que os dois são maus.

Leia Mais...

Profissão Difícil

Acabou de passar no "Eixo do Mal" e não resisti a postar este excelente vídeo! Assim que formem um sindicato, contem com eles para a luta!!

"Busy, busy! Wait!!"

Leia Mais...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Puto dinero!!



Banda: Ska-P

Leia Mais...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Sinal Vital...

"(...)Intervindo no período reservado às questões da audiência, cifrada em cerca de duas centenas de pessoas, o constitucionalista recusou a hipótese de um referendo ao Tratado em Portugal, exibindo uma cópia do documento.

«São 600 páginas, centenas e centenas de artigos, dezenas de protocolos anexos. Devo dizer que ler este documento é árduo para o especialista mais aplicado, pergunto quantos cidadãos portugueses iriam ler isto?», disse.

«Num referendo iríamos distribuir este calhamaço a cada cidadão português?», inquiriu, questionando o que cada português iria votar se chamado a pronunciar-se sobre o Tratado. (...)"

Pois muito bem!! Já que o povo é burro, conforme Vital Moreira nos apelidou, porque é que haveríamos de votar nele e na cambada que o acompanha? Por eles serem iluminados de mais para a nossa compreensão, a minha proposta é não votarmos nestes malfeitores que estão à frente da política nacional.

Fonte: TSF

Leia Mais...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dias Loureiro dixit

"Sei que não fiz nada de ilegal" - in SIC 27.05.09

Eu também não!

Leia Mais...

Pintores Portugueses : Nadir Afonso



Pintor e arquitecto português. Nasceu em Chaves em 1920. A música é de George Shearing.

Leia Mais...

terça-feira, 26 de maio de 2009

Um cartoon vale mais do que mil palavras - Ir para o Céu

Leia Mais...

domingo, 24 de maio de 2009

Política em Portugal para Tótós

Leia Mais...

Municípios Participativos

Em ano de eleições autárquicas , penso que é pertinente reflectir um pouco mais sobre o estado do poder local no nosso país. Como tal, decidi colocar um pequeno artigo de opinião do Prof. Boaventura de Sousa Santos, o qual - apesar de ter sido publicado em 2002 - continua a ter grande actualidade.
Compreender e analisar aquilo que é hoje o poder autárquico e local, é de extrema importância no processo de mudança que gostaríamos que ocorre-se não só face aos resultados que têm sido alcançados no que concerne ao estímulo da própria Democracia / Cidadania, bem como perante tudo o que isso implica num futuro próximo e na qualidade do nosso sistema político e da nossa dita Democracia Participativa.

" Após o 25 de Abril, as autarquias locais foram investidas das mais ambiciosas expectativas democráticas. Esperava-se que, ao nível das autarquias, o exercício do poder político fosse mais próximo dos cidadãos e mais participado por estes, constituindo assim um cadinho de vivências democráticas fortes onde se geraria uma cultura política de cidadania activa capaz de neutralizar a cultura de submissão e de autoritarismo prevalecente até então no país. Para tornar tudo isso possível, o novo país democrático comprometia-se a descentralizar e regionalizar o poder político e administrativo.

Passadas quase três décadas é legítimo perguntar se essas expectativas foram realizadas ou, pelo contrário, frustradas e a resposta não pode deixar de pender para a frustração das expectativas. São duas as razões principais. A primeira reside em que, durante muito tempo, não foram dadas aos municípios as condições que lhes permitissem corresponder às expectativas neles depositadas. O poder central, não só não se descentralizou nem regionalizou, como foi avaro e inconsistente na transferência de recursos financeiros e outros para os municípios. Confrontados com um centralismo arrogante e com uma malha burocrática opaca e labiríntica, os autarcas recorreram às vias informais, aos contactos pessoais, às cumplicidades partidárias para acederem à administração central e, com isso, personalizaram e centralizaram o próprio poder local. Ao centralismo da administração central acabou por corresponder o centralismo da administração local, o chamado "cesarismo local". Daí o paradoxo do poder local no nosso país: Presidentes de Câmara fortes coexistem com um poder local fraco.

A segunda razão prende-se com a primeira: a estratégia usada pelos autarcas para se aproximarem do poder central afastou-os dos cidadãos. As assembleias municipais foram remetidas a um papel subalterno e as freguesias totalmente marginalizadas. E, acima de tudo, foi abandonado o propósito de transformar o poder local no berço da democracia participativa, através do envolvimento activo e organizado dos cidadãos e suas associações na governação local. Perdida a articulação da democracia participativa com a democracia representativa, o poder local afastou-se dos cidadãos e, assim, em vez de neutralizar a distância dos cidadãos em relação ao poder central, acabou por reproduzi-la.

À luz deste diagnóstico, o futuro do poder local está na democracia participativa. A força e a legitimidade que ela confere ao poder local são, a prazo, as armas mais eficazes para mobilizar a seu favor o poder central. As experiências bem sucedidas de planeamento e de orçamento participativos em 144 cidades brasileiras, em muitas outras cidades da América Latina e em algumas da Espanha, da França e da Itália começam a ser conhecidas entre nós e vão surgindo notícias do propósito de alguns municípios em instaurar mecanismos vários de democracia participativa. Estes são os sinais mais auspiciosos do futuro do poder local."

Boaventura de Sousa Santos, Centro de Estudos Sociais (CES), 2002.

Leia Mais...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Finalmente... alguém disse-lhe das boas...!!!

Estava eu muito bem a preparar o meu jantarinho, quando, fazendo zapping pela TV, deparei-me com um espectáculo televisivo extraordinário, qual Big Brother de Estrelas, qual Reality Show standarizado... Assisti finalmente à Sr.ª MMG (não escrevo o nome, pois só de pensar nele me arrepia) quanto mais olhar para a televisão, e a minha já chora imenso, quando tem que me mostrar a cara dela (ou qualquer coisa como isso) dessa figurinha, desse cromo único na história da TV, ser posta no sítio onde nunca devia ter saido, do R/C.
Marinho Pinho, bastonário da Ordem dos Advogados, ao estilo de Alberto João, o regedor da Madeira, colocou a Sr.ª no sítio, disse-lhe das boas, demonstrou-lhe que não se pode ter medo nem papas na língua quando alguém como essa Sr.ª usa e abusa do espaço televisivo que o seu Monizinho lhe dá, pois só assim ele a consegue manter afastada à Sexta-feira, na companhia do seu Vasco querido, tendo conjuntamente orgasmos múltiplos quando se vanglorizam com as suas diarreias opinativas sobre tudo aquilo que pensam que sabem, mas depois de tudo espremido, somente sobram estas duas figurinhas. Grande Marinho. Deste-lhe bem... Não te deixes que te calem... B&A

Leia Mais...

Venham a eles as criancinhas

"Há relatos de violações e de agressões. De medo causado por uma disciplina severa. O relatório sobre o que se passou desde 1936 em instituições católicas irlandesas para acolhimento de crianças era esperado há muito tempo e está a deixar a Irlanda chocada. São 2500 páginas em que se conclui que mais de 2000 crianças sofreram abusos físicos e sexuais e que líderes da Igreja Católica sabiam o que estava a acontecer.

A Comissão de Inquérito sobre o Abuso de Crianças estava há nove anos a investigar as suspeitas em várias instituições de acolhimento de crianças na Irlanda e hoje divulgou as suas conclusões: Houve abusos físicos e emocionais, houve abusos sexuais em grande parte das instituições e sobretudo nas destinadas a rapazes. Houve um regime severo, disciplina opressiva, por vezes fome."

Os abusos sexuais perpetrados pelo clero da Igreja Católica parece que já se tornaram regra e não meras excepções. Quase tão grave como isso é o silêncio dos líderes do Vaticano em relação a estes inúmeros casos que têm sido revelados. O Papa é capaz de dizer idiotices do género "não usem o preservativo", mas para condenar depravações sexuais dos seus submissos mantém-se no mais absoluto silêncio.

A posição do Vaticano em relação a esta matéria vai continuar a ser a mesma de sempre, ou seja, esta:



Fonte: Público.pt

Leia Mais...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Petróleo - nem Branco nem Transparente

Depois da guerra aberta entre gasolineiras sobre o caso das chamadas marcas brancas vendidas nos Hipermercados a um preço mais acessível, as quais supostamente não teriam qualidade e que poderiam danificar os motores, eis que se veio provar que as razões alegadas pelo cartel não teriam qualquer fundamento.

Enquanto essas denominadas marcas brancas não atingiram uma fatia demasiado apetecível para qualquer ganancioso ligado ao negócio do petróleo, ninguém se preocupava com os motores dos carros dos coitaditos dos consumidores, porém agora que os Hipermercados já controlam quase 30% desse mercado é que a ANAREC e os malfeitores da GALP, subitamente e por uma questão de "altruísmo", que lhes é bastante característico, resolveram preocupar-se. De tanto alarido que fizeram eis que agora saiu um estudo da DECO sobre a transparência nas empresas. É curioso que das 363 empresas cotadas na Bolsa, a GALP ficou no deplorável 358º lugar. Podemos concluir que a GALP detesta o branco e o transparente, ficando-se assim mais pelas cores escuras e turvas, as quais deveriam fazer parte do seu logótipo.

A DECO deveria ter feito, igualmente, um estudo sobre a ética de algumas empresas, aí aposto que a GALP atingiria o último lugar.

Leia Mais...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Welcome back Green Day!!

Ora aí estão de volta os rapazes dos Green Day com o seu último trabalho, "21st Century Breakdown" do qual publica-se de seguida o single (versão ao vivo)do tema"Know Your Enemy".

Os Green Day são actualmente uma das grandes bandas do género Punk/Rock e têm pautado nos últimos tempos o seu trabalho por uma linha mais de cariz político e contestatário. Pegando um pouco na letra do tema, destacaria uma frase em especial pela eterna actualidade e pertinência da mesma: "silence is the enemy"!

A todos os fãs da banda, o O.Shakers informa que a mesma iniciará a sua digressão pela Europa em Lisboa no Pavilhão Atlântico no próximo dia 28 de Setembro. Bilhetes já disponíveis na Ticktline!

Welcome Back

Leia Mais...

"A professora mais espectacular!"

Segundo noticia a edição online do jornal Público, "dezenas de alunos da Escola EB 2/3 Sá Couto de Espinho descrevem a docente, que foi suspensa devido à acusação de manter conversas impróprias nas aulas, como "a professora mais espectacular na escola"."



Posto isto, e tratando-se de uma professora que lecciona no 3º ciclo ( do 7º ao 9º ano), peço a atenção para um... pequeno pormenor, nomeadamente em relação aos alunos entrevistados que defendem o "espectáculo de professora" que têm, as idades dos mesmos situam-se entre os 18 e os 19 anos!
Para começar é de imediato evidente, que estes alunos devem frequentar as aulas por vários motivos, mas ou muito me engano, o estudo e o conhecimento das matérias oficiais leccionadas pela sra. professora, não fazem parte desse potencial conjunto de motivos. Tendo em consideração que o escalão etário do 3º ciclo, abarcará por regra, alunos que vão dos 12 aos 15/16 anos...

Para terminar, acrescentaria que fiquei incomodado com a falta de "profissionalismo" e de aptidão pedagógica patenteada por esta professora de Espinho na medida em que, enquanto pai e também formador, não posso tolerar tão baixo nível de competências humanas e pedagógicas naquela que é considerada uma actividade de grande prestígio humano: a formação e o ensino!

Este episódio da escola de Espinho(que não será caso isolado, como tem vindo a ser comprovado) só vem demonstrar que, no que concerne a Educação, penso que apesar de todas as reformas que têm sido levadas a cabo nos últimos anos, as mesmas não têm trazido uma significativa melhoria na qualidade do nosso Ensino. Não atribuo toda a culpa à classe dos professores, obviamente! Penso é que, os mais altos responsáveis pelos nossos desígnios, não têm conseguido atingir e perceber a dinâmica social dos nossos tempos. Mais do que formar-se cidadãos, aquilo que se está a fazer (tirando as devidas excepções, como é normal) é formar pura e simplesmente meros consumidores, hipotecando dessa forma o futuro de qualquer País.

A terminar, do ponto de vista psicológico, a problemática também deverá ser analisada, isto porque alguns profissionais não sabendo gerir o seu lado emocional derivado a um conjunto de pressões e acima de tudo frustrações, transformam-se em seres "recalcados" e descontrolados, não contribuindo em nada para aquilo a que muitos designam de "bem-estar social"!

Leia Mais...

terça-feira, 19 de maio de 2009

As ocasiões fazem os ladrões... na Assembleia da República

Geralmente não tenho o hábito de publicar os conteúdos de e-mails recebidos todos os dias na minha caixa de correio, porém o que passo a publicar na íntegra pareceu-me bastante pertinente.

sic

Nada no mundo me faria revelar o nome de quem relatou este episódio. É oportuno divulgá-lo agora porque o parlamento abriu as comportas do dinheiro vivo para o financiamento dos partidos. O que vou descrever foi-me contado na primeira pessoa. Passou-se na década de oitenta. Estando a haver grande dificuldade na aprovação de um projecto, foi sugerido a uma empresária que um donativo partidário resolveria a situação. O que a surpreendeu foi a frontalidade da proposta e o montante pedido. Ela tinha tentado mover influências entre os seus conhecimentos para desbloquear uma tramitação emperrada num labirinto burocrático e foi-lhe dito sem rodeios que se desse um donativo de cem mil Contos "ao partido" o projecto seria aprovado. O proponente desta troca de favores tinha enorme influência na vida nacional. Seguiu-se uma fase de regateio que durou alguns dias. Sem avançar nenhuma contraproposta, a empresária disse que por esse dinheiro o projecto deixaria de ser rentável e ela seria forçada a desistir. Aí o montante exigido começou a baixar muito rapidamente. Chegou aos quinze mil Contos, com uma irritada referência de que era "pegar ou largar". Para apressar as coisas e numa manifestação de poder, nas últimas fases da negociação o político facilitador surpreendeu novamente a empresária trazendo consigo aos encontros um colega de partido, pessoa muito conhecida e bem colocada no aparelho do Estado. Este segundo elemento mostrou estar a par de tudo. Acertado o preço foram dadas à empresária instruções muito específicas. O donativo para o partido seria feito em dinheiro vivo com os quinze mil Contos em notas de mil Escudos divididos em três lotes de cinco mil. Tudo numa pasta. A entrega foi feita dentro do carro da empresária. Um dos políticos estava sentado no banco do passageiro, o outro no banco de trás. O da frente recebeu a pasta, abriu-a, tirou um dos maços de cinco mil Contos e passou-a para trás dizendo que cinco mil seriam para cada um deles e cinco mil seriam entregues ao partido. O projecto foi aprovado nessa semana. Cumpria-se a velha tradição de extorsão que se tornou norma em Portugal e que nesses idos de oitenta abrangia todo o aparelho de Estado.

Rui Mateus no seu livro, Memórias de um PS desconhecido (D. Quixote 1996), descreve extensivamente os mecanismos de financiamento partidário, incluindo o uso de contas em off shore (por exemplo na Compagnie Financière Espírito Santo da Suíça - pags. 276, 277) para onde eram remetidas avultadas entregas em dinheiro vivo. Estamos portanto face a uma cultura de impunidade que se entranhou na nossa vida pública e que o aparelho político não está interessado em extirpar. Pelo contrário. Sub-repticiamente, no meio do Freeport e do BPN, sem debate parlamentar, através de um mero entendimento à porta fechada entre representantes de todos os partidos, o país político deu cobertura legal a estes dinheiros vivos elevados a quantitativos sem precedentes. Face ao clamor público e à coragem do voto contra de António José Seguro do PS, o bloco central de interesses afirma-se agora disposto a rever a legislação que aprovou. É tarde. Com esta lei do financiamento partidário, o parlamento, todo, leiloou o que restava de ética num convite aberto à troca de favores por dinheiro. Em fase pré eleitoral e com falta de dinheiro, o parlamento decidiu pura e simplesmente privatizar a democracia.

Leia Mais...

domingo, 17 de maio de 2009

Já fui ver e...(Anjos e Demónios)


Fui ver neste "weekend" a última obra de Ron Howard tendo como cabeça de cartaz o actor Tom Hanks, e devo dizer que após cerca de 2 horas e meia de filme (este foi um pouco menor do que O Código Da Vinci), Anjos e Demónios cumpriu o seu principal objectivo: deu para entreter!
Sinceramente não fui ver o filme com grandes expectativas cinematográficas e de adaptação visual perante o livro de Dan Brown com o mesmo nome, porque nem sequer li alguma vez a referida obra, não li nem tenho intenções de a ler, na medida em que não faz definitivamente o meu género de literatura. No entanto o filme, um verdadeiro "rally-paper" como alguma crítica já o nomeou e bem, não é mais do que um produto para entreter a vista durante o tempo já referido. Mas também outra coisa não seria de esperar vindo de uma grande produção de Hollywood. Tom Hanks, pareceu-me ter trabalhado só para o depósito bancário e sendo assim....
É a lógica do "bom thriller" em andamento.
Andamento para o Entretenimento, não mais do que isso!

Leia Mais...

Benção das Pastas - Aleluia

Já quase que nem me recordava o quão religiosa é a cerimónia da Benção das Pastas desde que fui à minha há uns anos atrás. Fui este fim-de-semana assistir à Benção das Pastas da minha irmã e, de facto, por momentos fiquei na dúvida se ela se iria licenciar ou se iria ser ordenada de freira.

Na minha cerimónia de Benção das Pastas tive colegas de outras confissões religiosas que não participaram porque esta é uma cerimónia única e exclusivamente católica. Acho que deveriam ter tido o direito de poder participar também, tal como muitos milhares de finalistas neste país.

Este é um daqueles fortes atropelos ao Estado Laico Português que se vem prolongando desde há muitos anos a esta parte. O mais irónico de tudo é que a Igreja Católica que tem provas dadas no seu ódio ao conhecimento científico apadrinhe este tipo de cerimónias em instituições encarregues de ensinar ciência. O célebre julgamento de Galileu Galilei e a morte de Giordano Bruno na fogueira são alguns dos exemplos de repulsa da Igreja Católica pela Ciência.

Pode ser que no futuro todos os finalistas de outras confissões religiosas tenham direito a uma cerimónia secular ao invés da Benção das Pastas

Leia Mais...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sorte de Varas não passa!

"A Assembleia Legislativa dos Açores rejeitou hoje, por maioria, o diploma que visava a introdução das corridas de touros picadas no arquipélago." in DN de hoje.


Felizmente, apesar de ter sido renhida a votação, esta «medieval proposta» não colheu no fim o objectivo de ver legalizada o triste espectáculo das ditas corridas de Sorte de Varas que em pleno século XXI, algumas mentes brilhantes consideram importantes preservar naquilo que é a lógica da dita "tradição cultural portuguesa" (açoreana no caso).

Votação:

Não- 28
Sim- 26
Abstenções - 2

Leia Mais...

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Fátima e o Sol

O local "sagrado", mais conhecido por Fátima, é um centro de devoção para a comunidade Católica. A importância desse local "sagrado" foi únicamente sustentado pelas "visões" de Lúcia e com a conivência inicial dos seus primos Francisco e Jacinta, os quais por alguma razão desconhecida morreram. Realmente aparecem Virgens Marias em todo o lado, ainda esta manhã vi uma na minha torrada, porém o Vaticano por alguma razão especial decidiu dar crédito à de Fátima. Há umas semanas atrás houve um rumor na Índia de que a imagem da Nossa Senhora iria surgir no Sol, resultado - 50 pessoas sofreram lesões graves na retina. Mas isto foi só um pequeno aparte. Na versão oficial do Vaticano dizem-nos que o milagre do sol foi igualmente presenciado por cerca de 70.000 pessoas.

A 13 de Outubro de 1917 estavam mais de 70 000 pessoas reunidas na Cova da Iria, em Fátima, Portugal. Tinham vindo presenciar um milagre que tinha sido anunciado pela Virgem Maria a três jovens visionários: Lúcia dos Santos e os seus dois primos, Jacinta e Francisco Marto […] Pouco depois do meio-dia, a Nossa Senhora apareceu aos três visionários. Quando estava prestes a partir, apontou para o Sol. Lúcia repetiu o gesto, emocionada, e as pessoas olharam para o céu […] Depois, uma onda de terror varreu a multidão porque o Sol parecia romper-se dos céus e esmagar as pessoas horrorizadas […] Justamente quando parecia que a bola de fogo iria cair e destruí-los, o milagre parou e o Sol reassumiu o seu lugar normal, brilhando pacífico como nunca.


Pronto estou rendido aos factos, o número de testemunhas é mesmo impressionante!! Mas esperem aí!! Todos nós vivemos num sistema solar só com um único sol (mesmo aqueles que vivem com a cabeça na Lua), esse sol é o mesmo que nos ilumina todos os dias desde há vários milhões de anos. Em 1917 o Sol que andou para ali a rodopiar no Céu era o mesmo que aquecia e iluminava muitas outras centenas (ou milhares) de milhões de pessoas. Tinha de ser o mesmo!! Então porque é que só 70.000 pessoas o viram rodopiar!? Para os vários milhões de pessoas que eram iluminados pelo mesmo Sol, teve de ser criado um milagre ainda maior do que aquele que foi criado na Póvoa de Sta. Íria, ou seja, o milagre da ilusão do não movimento do Sol. Grande Virgem Maria Mãe de Deus, afinal criasteis 2 milagres em 1. Aguentem aí!! Mas o milagre maior foi o da Virgem ter andado a brincar com o Sol e mesmo assim ter conseguido com que o nosso sistema solar não se tivesse desintegrado. É obra!! Temos mulher!! Acrescente-se mais um milagre, ou seja, totalizamos assim com 3 milagres em 1.

Em 1917, a Virgem Maria ainda conseguia pousar nas copas das árvores e brincar com o Sol, mas desde essa altura tem tido muito pouca energia vejo-a sempre muito quieta embora esteja sempre de pé, as pessoas acenam-lhe e ela nem sequer retribui o aceno, para andar tem de ser sempre carregada em ombros, tem sempre a mesma expressão no rosto (muito bem conservado apesar de tudo) é o que dá quando já temos dois milénios de vida. Dêem a reforma à Santíssima Senhora e deixem-na descansar em paz! De preferência em dinheiro vivo, mas se for em géneros que sejam em ouro, muito ouro!!

Leia Mais...

terça-feira, 12 de maio de 2009

Cancro da Mama...!!!

No recebimento diário de inúmeros e-mails, houve um em particular que me sensibilizou imenso, pela sua mensagem e também, acima de tudo, pela forma simples de transmitir uma mensagem que tem um enorme significado, a luta contra o cancro da mama.
Não costumo reencaminhar e-mails que, dizem, deve-se enviar a não sei quantas pessoas para termos sorte, ou dar resultado o conteúdo de certo emails, mas este é diferente. Mantive a minha matriz, mas não pude deixar de, este em particular, partilhar convosco através do Opinion Shakers, dando assim a possibilidade que esta simples mensagem, mas de conteúdo muito profundo, possa ser difundida por toda a blogosfera e quem nos visita.
Em baixo mostro-lhes o conteúdo do referido e-mail que recebi.
Aguardo os vossos comentários.
B&A

Legenda:
Encontrem a cura para o cancro, antes que me cresçam os seios.

Leia Mais...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Marcelo Rebelo de Sousa aconselha.....


Segunda noticia a edição online do jornal "i", o prof. Marcelo Rebelo de Sousa, aconselha os jovens portugueses, em primeiro lugar a terem uma profissão antes de qualquer iniciativa pelo mundo da política.

Até aqui, tudo bem! No entanto as razões avançadas para justificar tão sapiente conselho é que me parecem ser fruto de uma visão bastante redutora e demasiado centrada nas questões de chefia de lógica partidária e da falta de independência que isso acarreta, esquecendo por completo o verdadeiro fundamento para tão nobre aconselhamento.

Afirma Marcelo: "Finquem os pés na actividade profissional para depois, na política, poderem dizer que não" (sem reparos)

Continuando, “Se uma pessoa está na política sem ter um lugar de retaguarda vem um chefe qualquer que lhe diz ‘você agora faz aquilo’ e ela, mesmo discordando, tem de o fazer. Se tiver independência, a pessoa responde ‘até à próxima, vou à minha vida’. Se não tiver a sua vida tem de engolir sapos vivos ou elefantes. Não tem outro remédio se não ir fazendo coisas que lhe vão impingindo ao longo do tempo”.

Ora aqui é que a questão me intriga um pouco:
- será que as pessoas que não estão envolvidas em qualquer actividade política, que têm as suas "vidas" (como o próprio afirma), que dependendo de uma entidade patronal possuem assim tanta liberdade, que lhes permita fazer somente aquilo que querem?? Afirmando para a sua entidade patronal "até à próxima, vou à minha vida"??

Certamente que, felizes são aqueles que o poderão fazer, no entanto esses não serão por certo a maioria infelizmente, e como tal, o discurso do professor para justificar o seu conselho, é apenas uma espécie de princípio que não deve ser só característico da Política, como também de qualquer actividade, a qual, paute-se por uma relação de subordinante/subordinado. Só que "in fact", o último por questões de subsistência (económico-financeira e tudo o que isso implica obviamente,) não deverá discordar em demasia do primeiro, porque "in the bottom line" (no fundo da linha) será sempre ele o maior prejudicado.

É uma questão de psicologia social e comportamental!

A essência do aconselhamento de Marcelo Rebelo de Sousa, reside não tanto nessa falsa questão de liberdade, mas sim no princípio de que, todo e qualquer individuo, independente de tomar ou exercer qualquer actividade política deveria (o tempo do verbo aqui é fulcral) afirmar-se na sociedade em que está inserido pela sua capacidade profissional em primeiro lugar e somente num segundo plano pela sua participação política! No entanto, a afirmação e carreira profissional nos tempos que hoje correm é algo que requer novas visões sobre o tema.

Entretanto muitos trabalhadores no seu dia-a-dia, lá vão engolindo "sapos vivos e elefantes" uns mais bem passados outros um tanto ou quanto para o crú! Lá terão de "ir fazendo coisas que lhes vão impingindo ao longo do tempo".

Leia Mais...

domingo, 10 de maio de 2009

Vítimas inocentes - TO(rt)URADAS

Para mim a definição de Tourada ou Festa Tauromárquica é, simplesmente, o acto de fazer da tortura e morte de animais inocentes num espectáculo. É certo que não temos em Portugal a violência pura e dura dos Touros de Morte como os nuestros hermanos têm em Espanha, porém não deixamos de ter uma tradição menos violenta. A única diferença é que, simplesmente, os touros não morrem na arena.

Muitos dos defensores da chamada Festa Brava alegam que as Touradas devem continuar, porque são uma tradição bastante enraizada em Portugal. Há uns séculos atrás, na Europa, era tradição apedrejar pessoas até à morte como castigo. Será que posso apedrejar o Joaquim Bastinhas para manter a tradição?



Assinem esta Petição para acabar com esta barbárie.

Leia Mais...

sábado, 9 de maio de 2009

Uma Obra, Um Artista : Robert Rauschenberg



"Retroactive I"
1964
213,4 x 152,4 cm
Óleo e tinta de serigrafia s/tela

Leia Mais...

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nenhum homem (Banco) ficará para trás!




Mais um ferido grave no pelotão da Banca nacional! Agora foi o Finantia (não conhecia este "soldado"). Felizmente que temos José Sócrates, com a sua "Delta Force" (CGD) para salvar o dia!

Leia Mais...

O pequeno portugal dos GRANDES CENTROS COMERCIAIS

"Aberto a partir desta quinta-feira, o novo espaço comercial (...) vai receber o público com cerca de 90% das lojas abertas. A afluência em massa à inauguração do espaço deve-se ao facto de uma loja de informática estar a oferecer vales de 100 euros aos primeiros 100 visitantes.

O centro comercial da Amadora pode vir a gerar cinco mil postos de trabalho directos e dez mil indirectos num aglomerado de 300 lojas, 11 salas de cinema e um hipermercado numa área total de 122 mil metros quadrados."

Curiosamente a indústria dos Centros Comerciais em Portugal é das únicas que está a passar ao lado da crise. Muito mais perto dela está o pequeno comércio que vai morrendo aos poucos.

Este é, sem dúvida, mais um devaneio de um país extremamente terceirizado pelas grandes corporações, as quais encontram em Portugal terreno fértil para se desenvolverem, sempre, mas sempre com a ajudinha do Estado, esse péssimo "agricultor"! Os nossos sectores primários e secundários estão desaparecendo a um ritmo alucinante, mas mesmo assim e apesar de tudo ainda temos a veleidade de nos tornarmos num país rico e desenvolvido. Como é que isso pode acontecer se a nossa agricultura, a nossa indústria ou as nossas pescas são ridiculamente escassas?

Fonte: Fábrica de Conteúdos

Leia Mais...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CDS-PP ofendido e como tal queixa-se de sondagem à ERC

"O porta-voz do CDS-PP, Pedro Mota Soares, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social sobre a última sondagem da Universidade Católica, considerando que «ou há erro ou má-fé», avança a Lusa.

Em conferência de imprensa Pedro Mota Soares sustentou que, tendo em conta o histórico das sondagens do Centro de Estudos e Sondagens de Opiniões (CESOP) da Universidade Católica, «ou há erro na amostra, e isso parece óbvio, ou está mesmo de má-fé».

«Esta empresa de sondagens deu sempre resultados negativos ao CDS-PP», afirmou Pedro Mota Soares, frisando que na última deu dois por cento de intenções de voto, o que «nunca aconteceu em 30 anos de história do partido»". in IOL Diário

Ora é normal que após confrontados com os resultados da sondagem da Católica (2%), os dirigentes do CDS-PP queiram agora vir limpar um pouco a ideia da qual o partido a que pertencem, comandado por Paulo Portas, é um autêntico barco à deriva na aceitação do voto popular.
As sondagens, quando levadas a cabo por entidades verdadeiramente profissionais - que é o caso da Universidade Católica - valem sempre mais do que aquilo que os políticos mais descontentes com as mesmas dizem a seu respeito, apesar do facto de que de um momento para o outro, as mesmas poderem ser alvo de autênticas reviravoltas, o que só muito esporádicamente acontece derivado a factores de enorme relevância que podem mudar por completo os "pesos na balança" ( é só termos em conta a eleição de Zapatero em Espanha).

Quanto às alegações do CDS-PP, as mesmas não são racionalmente objectivas e sérias. Analisemos então o seguinte quadro:

Como refere Pedro Magalhães, no seu blogue Margens de Erro , daqui pode-se depreender 3 importantes factos:

"1. Em nove eleições consideradas, a estimativa do CESOP esteve cinco vezes abaixo do resultado que o CDS-PP acabou por ter, e quatro vezes acima desse resultado.
2. Em quatro desses cinco vezes que subestimou o resultado do CDS-PP, o CESOP subestimou-o menos que a média das restantes sondagens realizadas para as mesmas eleições.
3. Em duas dessas cinco vezes, a estimativa do CESOP ficou dentro dos limites do erro amostral."

Como tal, aqui fica desmontada a conversa de que "houve erro, ou má fé" ou ainda de que "Esta empresa de sondagens deu sempre resultados negativos ao CDS-PP", pura falsidade!

Para que se conste, não tenho qualquer ligação à Universidade Católica / CESOP, apenas procuro com isto demonstrar que, alguns políticos quando vêm "as suas previsões de venda" em baixa tendem sempre a querer esconder o "sol com a peneira" atirando falácias para o ar de modo a tentarem passar incólumes aos factos.

Leia Mais...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Quando os mais fracos se revoltam...

Leia Mais...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe Suína - alarmismo exagerado?



O alarmismo descontrolado da imprensa aponta agora para cerca de 1.025 casos de infectados com a gripe suína, tendo já resultado em 26 mortes. Se fizermos aqui um rácio simples poderemos concluir que a taxa de mortes provocada por esta gripe é de 2,5%, ou seja, é muito baixa. Ou não será? Vejamos o seguinte cenário:

"(...)Com uma taxa de ataque de 25% e uma letalidade de 3%, a mortalidade global rondará os 45 milhões; se a taxa de ataque atingir os 50%, mantendo-se a letalidade nos 3%, ocorrerão cerca de 100 milhões de mortes (cenários possíveis). Com a taxa de letalidade actual do vírus H5N1 (cerca de 50%) o número global de mortes poderá atingir os 1.500 milhões (previsão pessimista?)." in Saúde Pública

Atenção que o vírus referido acima é o vírus H5N1 e não o H1N1, que é o que estamos falando aqui. Igualmente alerto aos caros leitores que a taxa de ataque do vírus da gripe suína ainda não tem nada a ver com a taxa de ataque referida acima (50%), visto que ainda estamos na ordem dos ínfimos 0,0000000171%, ou seja, bem longe daquela taxa.

O Ébola em África tem uma taxa de letalidade na ordem dos 90%, ou seja, 9 em cada 10 pessoas que contraem esta doença morrem. Poderemos constatar que esta taxa é bastante superior à da gripe suína. Porém, não é uma doença tão contagiosa como o vírus da gripe. in Wikipedia

A gripe espanhola (1918-1919) dizimou cerca 40 milhões de pessoas em todo o mundo, tendo uma taxa de letalidade na ordem dos 6 a 8% (o dobro da gripe suína). in Wikipedia

Se tivermos em conta que o mundo de hoje é bastante diferente do mundo em 1918, visto que a mobilidade das pessoas é muito maior no globo terrestre do que naquela altura. A gripe espanhola espalhou-se mais rapidamente devido a esse mesmo factor da mobilidade, ou seja devido à 1ª Guerra Mundial (que estava mesmo no fim), por haver um maior fluxo de pessoas na Europa de outros pontos do planeta. Mas em contra-ponto poderemos também referir que os cuidados de saúde, os medicamentos e a quantidade de informação existente nos dias de hoje são bastante superiores aos daquela altura.

Se formos buscar um exemplo recente, ou seja, a tão propalada gripe das aves poderemos constatar que a mesma teve uma taxa de mortalidade na ordem dos 60% e nem sequer chegou a ser uma pandemia. in Notícias Sapo

Hoje foi conhecido o primeiro caso da gripe em Portugal, mas felizmente a pessoa já está livre de perigo. in RTP online

Quer-me parecer que o alarmismo é, de facto, exagerado.

Leia Mais...

domingo, 3 de maio de 2009

O projecto inicial do Outdoor de Manuela Ferreira Leite

Leia Mais...

sábado, 2 de maio de 2009

Pintores Portugueses: Graça Morais

Leia Mais...

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Feliz dia do trabalhador!! Para quem ainda tem a sorte de o ser!



Esperemos que cada vez menos pessoas dancem a dança do desempregado...

Leia Mais...