Opinion Shakers Headline Animator

terça-feira, 31 de março de 2009

Isto por aqui está mesmo mal quando...(parte 6)

O nosso primeiro-ministro é suspeito de corrupção no caso Freeport, há testemunhas que o acusam, há videos, as autoridades inglesas também suspeitam dele, há pressões sob os procuradores do Ministério Público para arquivar este processo, e no entanto já todos sabemos como é que isto vai acabar...!!!

Leia Mais...

segunda-feira, 30 de março de 2009

E foi assim, até muito recentemente!


"Desde o começo do novo milénio, atentados, catástrofes, uma mais aterradora que a outra, sacodem o planeta. De Nova Iorque a Bagdade, do Cáucaso a Bali, de Gaza a Madrid, milhares de seres humanos são ceifados, queimados, dezenas de milhares feridos.

Nos países do hemisfério sul, as epidemias e a fome fazem cada vez mais vítimas. A exclusão e o desemprego grassam no Ocidente.

Mas os novos feudos capitalistas não cessam de prosperar. O ROE (rendimento dos fundos próprios) das 500 maiores companhias transcontinentais do mundo foi de 15 por cento por ano desde 2001 nos Estados Unidos, de 12 por cento em França.

Os meios financeiros desses empórios excedem, e de longe, as suas necessidades em investimento: é, assim, que a taxa de autofinanciamento se eleva a 130 por cento no Japão, 115 por cento nos Estados Unidos e 110 por cento na Alemanha. O que fazem, nestas condições, os novos senhores feudais? Recompram maciçamente na Bolsa as suas próprias acções. Pagam aos accionistas dividendos faraónicos, e aos administradores, gratificações astronómicas. (Em 20 de Julho de 2004, a Microsoft anunciava que os seus accionistas iam embolsar 75 mil milhões de dólares a título de dividendos durante o período 2004-2008.)

Mas nada os sacia! Os lucros supérfluos continuam a crescer."

Jean Ziegler, in
O império da vergonha
Porto, Edições Asa, 2005

Pelo menos até muito recentemente foi assim. Agora, aguardemos para observarmos e constatarmos se de facto este modelo económico pereceu, revigorou-se, metamorfoseou-se ou simplesmente se auto-destruiu!

Pessoalmente não sou muito optimista (infelizmente) quanto à tese de que o mundo económico face à crise deixou de ser na sua essência aquilo que era, mas como anteriormente referi, aguardemos. E para todos aqueles que pretendem novos desígnios no que concerne a uma economia dita mais sustentável e um mundo de pendor mais humanista, é favor meus amigos ,manifestarem esse vosso desejo, e lutar por isso mesmo!

Leia Mais...

domingo, 29 de março de 2009

Freeport - o filme

Leia Mais...

sábado, 28 de março de 2009

Bué de Imagens - Manuela Moura Guedes

Por mais que ela (Manuela M. Guedes) tente.....o original será sempre o original!


Leia Mais...

sexta-feira, 27 de março de 2009

Mais um "santinho" absolvido em Corruptugal

"O Tribunal do Marco de Canaveses absolveu esta tarde o ex-presidente da câmara local, Avelino Ferreira Torres, que estava acusado de quatro crimes que o Ministério Público considerou provados: corrupção, peculato de uso, abuso de poder e extorsão.

À saída da sala de audiências, Ferreira Torres foi abraçado por amigos antes de lançar críticas aos jornalistas. 'Ando a ser condenado pela comunicação social há mais de 20 anos. Hoje, afinal fez-se justiça. Gostava que assumissem que foram enganados por vigaristas que dão cabritos a toda a gente, mas eu não dou. Sejam sérios de uma vez por todas. Ou hoje pelo menos!', exclamou, visivelmente irritado.

O Ministério Público tinha pedido pena de prisão, que não quantificou, para o ex- autarca do Marco de Canaveses. Não se sabe ainda se o MP vai recorrer da sentença.

O Ministério Público tinha pedido pena de prisão, que não quantificou, para o ex- autarca do Marco de Canaveses. Não se sabe ainda se o MP vai recorrer da sentença."

Não há esperança para este país enquanto episódios lamentáveis como este continuarem a acontecer! A decisão deste "tribubananal" peca de várias formas.

A primeira prende-se com o facto do Ministério Público já ter considerado provados os crimes de corrupção, peculato de uso, abuso de poder e extorsão. Aquela rábula dos Gato Fedorento sobre o Major Valentintin aplica-se aqui que nem uma luva, quando o Capitão Ad Hoc diz para o Fernando Pessoa: "Só temos as escutas, os depoimentos das testemunhas e os documentos que comprovam tudo sem margem para qualquer dúvida! Como é que se condena um homem assim?!!".

A segunda tem a ver com o facto já sobejamente consabido de que a culpa, em Portugal, morre quase sempre solteira, isto sempre que falamos de crimes de colarinho branco.

A terceira tem a ver com a falta de justiça e de punição para com uma figura intragável, execrável e odiosa como este tipo.

A quarta, e última, prende-se com o facto de decisões ridículas e patéticas como esta provocarem uma sensação de impunidade e, talvez, de motivação extra para os Avelinos Ferreiras Torres deste país continuarem o saque.

Fonte: Correio da Manhã

Leia Mais...

Hora para o nosso planeta

Leia Mais...

quarta-feira, 25 de março de 2009

"E o Povo, Pá?"

Ora aí estão os "homens da luta"!

Leia Mais...

terça-feira, 24 de março de 2009

Grupo activista lança jornal fictício

Um grupo anti-neoliberal alemão publicou uma edição falsa de um dos principais jornais do país. Edição era igual na forma, mas o conteúdo...

O Die Zeit do fim-de-semana passado era igual em tudo à edição habitual. Em tudo, excepto nas notícias.

É que o Die Zeit "falsificado", do qual chegaram a circular perto de 150 mil cópias, dava conta da dissolução da NATO e descrevia o princípio de uma nova era, com a nacionalização dos bancos e a igualdade entre os G20 (os países mais ricos do mundo) e os países subdesenvolvidos.

O jornal noticiava ainda a responsabilização a nível mundial dos países poluentes.

"Escrevemos sobre as notícias que gostaríamos de ler, sobre mudanças concretas que são possíveis e realistas", disse um membro do grupo, citado pelo jornal Público.

in http://www.observatoriodoalgarve.com

Na minha opinião, acho que alguma comunicação social popularucha do nosso país, necessitava de acções do género, com o objectivo de demonstrar o desagrado que a população portuguesa sobre a forma como são escritas as notícias e toda a desinformação e contra-informação que é feita, bem como algum jornalismo de baixo nível que não podemos que seja generalizada a opinião que a comunicação social diz o que quer e fica impune. Obviamente que sou a favor da liberdade de opinião e de expressão, mas para tudo existe limites, não acham...?!!!

Leia Mais...

Em torno de Lyotard - A Condição Pós-Moderna


A obra que vos trago hoje aqui ao O.Shakers é da autoria do pensador e filósofo Francês Jean François Lyotard, e é uma reflexão interessantíssima sobre o modo como o homem passou a tratar a questão do SABER, nomeadamente a partir do final da 2ª Grande Guerra. SABER esse que passou a ser uma questão essencialmente de desenvolvimento técnico, colocando de parte as grandes questões sobre a condição da Humanidade.
Olhando para a nossa contemporaneidade, percebemos claramente o alcance das ideias de Lyotard já na altura, e a actualidade das mesmas agora que estamos no início do Séc.XXI.

De seguida um resumo da obra em questão, a qual aconselho vivamente a todos os nossos leitores.


"
A Condição Pós-Moderna de Lyotard é um livro escrito no início da década de setenta a pedido de estudiosos canadienses, para que Lyotard fizesse suas considerações sobre as alterações que advinham das estruturas económicas, políticas e filosóficas, principalmente nas décadas que se seguem à Segunda Guerra Mundial, mas que se permitem perceber nos anos sessenta, com mais ênfase.

A concepção principal da crítica de Lyotard faz-se no âmbito do saber (Epistemologia). Para ele após a segunda Guerra, com o estabelecimento da produção tecnológica em maior escala, principalmente devido à corrida armamentista e à necessidade de produção industrial para abastecimento do mercado de consumo americano e europeu, que lutavam contra a URSS, o saber adquire como fim principal a produção de tecnologias.

Não mais importa que se utilize o saber na construção de teorias especulativas sobre a condição da humanidade, sobre a finalidade da filosofia, ou sobre questões abstratas, que não tratem diretamente de produção de técnica e de produtos. Neste momento o saber adquire função estritamente técnica. A formulação de teorias sobre produtividade e tecnologias é o único saber importante, e este extrato já está determinado no início da década de setenta. Já se pode observar a queda das perspectivas de teorias sobre a humanidade como um todo, de unificação desta, ou mesmo da famigerada liberdade mundial, do projeto iluminista.

Não há mais espaço para a especulação metafísica e, assim, não há o porquê de se discutir sobre a liberdade da humanidade. Muito menos, agora, ela pode ser vista como um todo. É o que se chama de fragmentação. Na Condição pós-moderna não há previsão de todo, mas de fragmentações grupais, preocupadas com sua segurança.

Ora, a conclusão mais lógica disto é que não são mais possíveis os discursos emancipatórios (de liberdade e humanidade) pois o pensamento é direcionado para uma perspectiva de produção e tecnologia. Na realidade o que há é a reverenciação da técnica; uma paixão descontrolada pela ciência.

Neste momento, deixa de ser a ciência um fim para o bem humano e passa o ser humano a ser um mero fim para o desenvolvimento científico. O ser humano passa a ser meio. Por isso a dificuldade e quase que a extinção ou impossibilidade de se construir um pensamento ideal; não se consegue mais construir ideais; os estudantes não mais são formados por uma perspectiva idealista de libertação. Agora, estamos todos vinculados à paixão pela ciência e pelo consumo.

Lyotard não entra especificamente na questão do consumo mas este tema está atrelado à questão pós-moderna, como em Jameson ou Marcuse, por exemplo.
O que há , fazendo uma ponte com estes autores, é uma falta de liberdade satisfeita, como diz Marcuse, pois o homem pensa ter no mercado de consumo a satisfação de suas necessidades pessoais mais íntimas, o que não permite que ele construa um pensamento crítico sobre as condições estabelecidas. Na verdade ele está tão vinculado à realidade do sistema que cessa sua capacidade opinativa, sobre as verdades vividas e sobre a opressão que vigora.

Já Jameson trata do consumo como forma de "esquizofrenia". O consumidor é um ser dependente do mercado para manter suas ilusões aquecidas, fugindo da realidade de ser, na verdade, alguém sem personalidade ou relacionado com o tempo. Ele vive intensamente o presente, sem passado ele tenta satisfazer deseperadamente o seu vazio interior.

Lyotard, em sua crítica à pós-modernidade, está envolvido em todas estas questões, mas enfoca a questão do saber. Como a alienação da crítica ao consumo, vinculando o consumidor à ideologia deste consumo.

A ideologia da tecnologia, caracterizada por formas de aperfeiçoamento eterno e constante, dão a impressão ao homem de que o saber técnico é a realização da humanidade. Seja nos lares comuns, frente à televisão, ao computador, mas principalmente nos âmbitos universitários o saber instala-se como fonte de produção de tecnologia. Esta tecnologia tem a função de atender à demanda de produtos, máquinas e armas a serem produzidas. Lyotard chama a isto de deslegitimação.

O saber das instituições está vinculado a uma nova forma de saber: o optimizatório. Todo o saber válido é um saber que pode ser manipulado como uma fórmula, ou seja, pode este saber ser constituído, armazenado e reformulado, como um base de dados de um computador. Não se pode fazer isto com um pensamento autónomo e metafísico especulativo. Mesmo porque este saber tem como fundamento o ser humano e não a tecnologia. Esta é apenas produto secundário ao ser humano.

Por fim, Lyotard encerra a questão com a seguinte ideia: "não se compram máquinas e cientistas para saber a verdade, mas para alimentar o poder".
Hoje, a ideologia que fundamenta a ciência vem desta perspectiva de ser - a ciência como um fim em si mesma. Na verdade a tecnologia é um meio para o avanço humano. O avanço científico sem avanço do ser humano é apenas um caminho para a "Matrix", onde a máquina é suprema.

Hoje construímos armas para lutar no século XXI, prevendo desde logo a repetição de todos os erros humanos. A ciência não está aprimorando-nos, mas apenas aprimorando os nossos erros. Devemos lembrar que a ciência, insiste Lyotard, é apenas meio e não um fim! Diz ele ainda "não se busca a verdade com a ciência, apenas o poder". Qualquer coincidência desta frase com a realidade atual não será mera coincidência."

Fonte: Shvoong

Leia Mais...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Esclarecendo a Bíblia

Ninguém melhor para explicar a Bíblia do que dois ilusionistas. Senhoras e Senhores - Penn & Teller:





Leia Mais...

domingo, 22 de março de 2009

Antena 1 - Ao Serviço do Poder Totalitário

"A administração da RTP acaba de anunciar que decidiu retirar da emissão o anúncio publicitário de promoção da manhã informativa da Antena 1 cujo teor demonstrava uma crítica clara às manifestações.

Depois de um parecer muito crítico enviado pelos dois provedores (do ouvinte e do telespectador), o conselho de administração da televisão e rádio públicas reuniu de emergência e decidiu que o spot não passará mais na antena da RTP."

Vergonhoso! Não há outro adjectivo que qualifique melhor mais este episódio pidesco deste regime "socialista". Isto é que é serviço público? Um anúncio infamante, torpe e completamente antidemocrático como este só demonstra que os cordelinhos do "padrinho" Sócrates andam a manietar a esta estação pública. Completamente vergonhoso!!



Fonte: Público

Leia Mais...

sábado, 21 de março de 2009

Lendas do Jazz: Marcus Miller

Senhoras e senhores convosco.... monsieur Marcus Miller.

www.marcusmiller.com





Leia Mais...

quinta-feira, 19 de março de 2009

A "caca" no Jardim


"O que os senhores publicam para mim é caca", respondeu Jardim aos jornalistas do "Diário de Notícias da Madeira".

Fonte: "Expresso Online"

É caso para dizermos, ora aí está Alberto João no seu melhor (pior)!
É impressionante a enormidade de alarvidades que esta figura debita aos megafones da mídia.
Será este senhor, enquanto político no activo, exemplo para alguém no que toca ao respeito pela liberdade de imprensa e defesa dos valores democráticos? Claro que a resposta é óbvia!

Mas se atendermos que tal tipo de afirmações vem de alguém que ocupa o 2º lugar dos líderes mundiais que à mais tempo se perpetuam no poder, sendo superado somente por Kadafi, acho que fica tudo dito!

A "caca" que Jardim fala, para quem não ficou a par da notícia, refere-se ao caso dos jornalistas que foram apedrejados na Madeira,na passada terça-feira à noite, enquanto investigavam a extracção ilegal de inertes por parte de uma empresa com ligações ao executivo de Alberto João Jardim, e da respectiva situação ter chegado a Bruxelas.

Leia Mais...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Igreja Católica e a questão do Preservativo

A região do Mundo mais atingida pela SIDA é a África Sub-Sahariana. O que disse Joseph Ratzinger em viagem para os Camarões e Angola?

«(…) a distribuição de preservativos não é a resposta adequada para se ajudar a África a combater a sida (…) insistiu em que o problema da seropositividade “não se pode resolver com a distribuição de preservativos”, pois que, “pelo contrário, isso só irá complicar a situação” (…) recomenda a abstinência sexual para se combater a propagação das infecções com HIV» [Público: citado in Portal Ateu]

"Sábios" conselhos de uma Igreja velha que já nada tem a dizer num mundo novo. Recomendar aos africanos a abstinência sexual como forma de evitar a Sida é qualquer coisa como dizer a um esfomeado para não comer um bom bife como forma de evitar um envenenamento.

A teimosia da Igreja Católica com a questão do preservativo é menos inocente do que aquilo que possa parecer. Como já foi referido acima, a África-Subsahariana é das regiões do mundo mais atingidas pelo fenómeno da Sida e, também, onde existem mais Católicos. Estas pessoas levam muito à letra o que o "Santo" Papa apregoa. E o resultado está à vista.

Leia Mais...

segunda-feira, 16 de março de 2009

Camarada Obama???


Segundo elementos do Partido Republicano nos EUA, Barack Obama estará a implementar o "Socialismo" - na sua vertente mais Leninista - na terra dos sonhos e da liberdade.

Segundo notícia da Revista brasileira Veja:

"Eminências da direita mais empedernida da política americana deram para denunciar que as medidas tomadas por Obama para combater a crise estão colocando os Estados Unidos na rota do socialismo. O senador republicano Jim DeMint, da Carolina do Sul, diz que Obama é "o melhor propagandista do socialismo". O ex-quase-presidenciável Mike Huckabee, que perdeu a disputa pela candidatura para o senador John McCain, disse que Obama está criando "repúblicas socialistas" no país, e completou: "Lênin e Stálin iam amar isso aqui".

O assunto virou capa de revista e está nos parachoques dos carros na forma de adesivos que saúdam o presidente como "camarada Obama" e o país como "União dos Estados Socialistas da América". Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal.

A uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. Só para os dois maiores bancos, Bank of America e Citigroup, entregou 100 bilhões. Às duas maiores indústrias automobilísticas, GM e Chrysler, foram 17 bilhões e talvez despache mais 22 bilhões. O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho.

A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 10 000 páginas e 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada e promete uma guinada radical em boa parte das políticas públicas que os Estados Unidos vêm adotando nos últimos trinta anos. Obama propõe universalizar o sistema de saúde, incorporando os 40 milhões de americanos que hoje não têm qualquer tipo de assistência."

Na minha opinião, a direita norte-americana (Republicanos) na falta de melhores argumentos, e desprovida da eficiência das suas "armas" tradicionais (basta ver no que é que o Neoliberalismo deu) está a tentar recriar a imagem do "bicho papão comunista" que imperou na antiga URSS no século transacto.

Independentemente daquilo que o governo de Obama possa fazer, seja através das injecções brutais de capital na economia; seja o alargamento da rede de protecção social aos mais desfavorecidos; seja a criação de um sistema de saúde mais humano e menos privatizado e por conseguinte menos dependente das seguradoras; seja a tão anormal estatetização da banca americana, os EUA jamais se transformaram numa República Socialista à boa maneira dos sovietes.

A este tipo de afirmações, não poderia estar mais de acordo com a designação encontrada pelo jornalista da Veja: "os corneteiros da provocação ideológica". Belíssima designação registe-se!

Leia Mais...

domingo, 15 de março de 2009

A Colacificação

Leia Mais...

Política e Religião por Pat Condell

Aqui fica mais um vídeo bastante interessante de Pat Condell, que procura responder à questão: Porque nunca se deverá "misturar" Religião com Política?

Leia Mais...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Eu quero o meu Provedor de Justiça! Não, não e não! Eu quero o meu!!

"Oito meses depois do fim do mandato de Nascimento Rodrigues e apesar do seu público descontentamento com a situação, as negociações entre PS e PSD para escolher um novo provedor de Justiça voltaram à estaca zero.

Na sexta-feira, dias depois da carta do provedor ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, onde considerou a situação "insustentável", José Sócrates e Manuela Ferreira Leite voltaram a reunir-se para procurar um consenso, mas nenhum terá recuado um milímetro na intenção de ser cada um deles a indicar o nome. Agora, o dossier voltou para as mãos dos líderes parlamentares, para tentarem encontrar um consenso que, afinal, não depende só deles.

Na sexta-feira, Manuela Ferreira Leite terá explicado a José Sócrates os motivos pelos quais o PSD não aceita a indicação de Freitas do Amaral para o cargo.

Além da actual proximidade do fundador do CDS ao PS, existia a dificuldade em garantir que Freitas do Amaral não seria submetido a um "vexame" eleitoral, já que o voto dos deputados é secreto e tem a oposição dos pequenos partidos e de muitos sociais-democratas.

O PSD também já rejeitou os nomes de António Arnaut, fundador do PS e "pai" do Serviço Nacional de Saúde, e de Rui de Alarcão, antigo reitor da Universidade de Coimbra e entusiasta dos Estados Gerais de António Guterres. Laborinho Lúcio, cujo nome chegou a ser referido como tendo sido indicado pelo PSD, nunca foi referido nas reuniões entre os dois líderes partidários, mas fonte socialista deixa claro que o ex-ministro da Justiça de Cavaco Silva seria recusado nos mesmos termos em que o PSD recusa Freitas do Amaral."

A minha opinião:

É vergonhoso o facto de já terem passado 8 meses depois do fim de mandato de Nascimento Rodrigues e estes partidozecos que têm arruinado Portugal continuarem com este tipo de infantilidades. Quem se lixa com isto tudo, mais uma vez, é o Zé Povinho. Pese embora o facto do Provedor de Justiça ser uma figura com alguma aparente inutilidade, o mesmo não corresponde à verdade. Ver aqui porquê.

Por uma questão de equilíbrio e separação de poderes, o Provedor deveria ser sempre uma personalidade com reconhecido prestígio, idoneidade e competência, que pertencesse a algum partido da oposição. Existem algumas, raríssimas, personalidades com algum grau de isenção, que integram todos os partidos políticos ou que apoiam como independentes.

O que se passa neste triste caso bem real da nossa ainda mais triste classe política é o que se já há muito se denominou de "TACHO". Os cancerosos partidozecos, que têm alternado no poder e têm deixado Portugal doente de morte, querem mandar para a Provedoria de Justiça, e para muitos altos cargos de tantas outras instituições e empresas públicas, os seus Boys. É uma forma de agradecer a fidelidade de certos uomo d'onore do partido. E assim tentar atrair mais prosélitos aos seus partidos dando um vislumbre de um mundo de oportunidades que se abre quando alguém se torna militante.

Fonte: Publico.pt

Leia Mais...

quinta-feira, 12 de março de 2009

A frase do dia



"José Eduardo dos Santos não ignora certamente que é ao petróleo que se devem tantas atenções em torno de si."


Helena Matos, in "Público" 12.03.09

Leia Mais...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Galpadas atrás de golpadas

"O «bom desempenho» do segmento de refinação/distribuição, permitiu compensar a diminuição dos resultados do segmento de negócio de gás, refere a empresa no comunicado divulgado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

O lucro operacional da Galp Energia antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) melhorou 9,4 por cento, para 975 milhões de euros, num período em que as vendas cresceram 20 por cento para 15 mil milhões de euros.

Só as vendas de gás natural cresceram 4,8 por cento, para 5.638 milhões de metros cúbicos.

Cerca de 80 por cento desse investimento foi canalizado para o segmento de refinação e distribuição.

Em conferência de imprensa, o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, assumiu a empresa como uma das dinamizadoras da economia nacional, mas também como exportadora e empregadora."

A minha opinião:

É deveras vergonhoso o facto do presidente da galp (as minúsculas são mais condizentes com esse tipo e com essa empresa) vir arrotar na cara dos portugueses depois de se ter empanturrado às custas de nós todos.

Só 105 milhões de Euros correspondem à redução a "passo de caracol" dos preços dos combustíveis, ou seja, quando o preço do petróleo já tinha baixado lá fora, aqui ainda não tinha sido acertado. Mas quando a quadrilha da galp ouve que vai haver um aumento de preços lá fora, trata imediatamente de aumentar os preços e isto com a mesma rapidez com que o Bayern enfiou ontem 7 golos no fundo da baliza do Sporting.

Ainda o biltre diz que é devido ao "bom desempenho". Se olharmos duma perspectiva criminal, essa quadrilha até foi eficaz no roubo.

Fonte: TSF

Leia Mais...

terça-feira, 10 de março de 2009

Vergonha em Munique

Por norma não gosto de colocar posts que visam a temática futebolística, esse desporto de massas que desperta tantas paixões exacerbadas, quase como uma espécie de nova religião contemporânea.

No entanto, como apreciador do dito desporto, após ter assistido a uma partida no mínimo «embaraçosa» para um clube português, não resisti a tecer alguns comentários sobre o assunto que mais irá ser falado em convívio social, pelo povo português no denominado «day after».

A mediocridade demonstrada em campo pela equipa do Sporting CP foi vergonhosa não só para todos os adeptos do referido clube, como também para o próprio futebol lusitano.
O campeão germânico FC Bayern Munique, simplesmente mostrou em campo aquelas que são as grandes diferenças de mentalidade competitiva entre estes dois países, e que bem poderia servir de analogia, se extrapolássemos o assunto para a esfera da tão falada produtividade.

O único clube português que dá mostras de alguma competitividade regular no plano do futebol europeu é - de há muito a esta parte - o FC Porto. Equipa que apesar das ditas diferenças orçamentais para os grandes colossos europeus, consegue equilibrar o seu déficit financeiro, com espírito de competição e mentalidade ganhadora, algo que infelizmente no futebol português não tem paralelo.

Estar presente numa competição como a Champions League para fazer figura de «bombo da festa» da competição, mais vale ficar em casa a jogar Playstation.
O treinador dos «leões», denominado em tempos de «o novo Mourinho», demonstrou simplesmente nestes dois jogos com o gigante alemão, que de psicologia motivacional perceberá muito pouco. Na primeira vez, ainda se dá um "desconto", agora na segunda.....

O clube de Alvalade (e não só saliente-se), mais do que ganhar campeonatos, taças ou outro tipo de competições precisa de ter aquilo que define qualquer grande equipa independentemente dos orçamentos que possa ter: cultura de competição, espírito de grupo e sacrifício.

Competir sim, brincar à competição não!

Quando o meu sobrinho me questionava "o que é isso de um português produzir 1/3 daquilo que é a produtividade de um alemão?", após o jogo de hoje, apetece-me acrescentar em jeito anedótico que no caso de "um português sportinguista" a diferença para um alemão em termos de produtividade será de 1/12 avos (somatório dos golos das duas partidas).

A derrota do Sporting CP, passou a ser também - a partir de hoje - o novo record de golos marcados ao adversário, nesta fase da competição desde o aparecimento da Champions League.

A produtividade do jogo: FC Bayern Munique - 7 / Sporting CP - 1

Leia Mais...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Tribunal + Matemática = Asneira da Grossa



Vejam na imagem acima como o 8º Juízo Civel de Lisboa determinou a "redução" de uma penhora de 1/6 para 1/5. Foi a pobre pessoa reclamar, deram-lhe razão e agora ainda sai mais prejudicado do que já estava. Este(a) Juíz(a) já merecia umas orelhinhas de burro...


Fonte: Rerum Natura

Leia Mais...

domingo, 8 de março de 2009

Uma Obra, Um Artista - Paula Rego




"Dancing Ostriches" (tríptico)
Pastel s/ Papel, 1995
150 cm x 150 cm

Leia Mais...

sábado, 7 de março de 2009

Na senda da Igreja Católica....


Em Itália, mais concretamente na cidade de Modena, o seu Arcebispo pede aos jovens para largarem as tecnologias durante a Quaresma.

"Em tempo de Quaresma, os jovens católicos devem deixar de parte os telemóveis e a Internet, para seguirem os princípios da Igreja, foi a mensagem do arcebispo de Modena, em Itália, preocupado com o tempo que os mais novos passam em ambientes virtuais."

Segue a notícia...

"Este foi apenas um dos apelos de vários responsáveis da Igreja Católica em Itália, como o arcebispo de Trento, que pediu aos jovens para investirem na reciclagem durante este período, avança a BBC.

Mas para o arcebispo de Modena, o monsenhor Benito Cocchi, o afastamento das tecnologias por parte dos jovens servirá para eles se «limparem do mundo virtual e regressarem ao contacto consigo próprios».

Já em Janeiro, o papa Bento XVI tinha defendido que quem passa demasiado tempo no PC acaba por ficar arriscado a sofrer de isolamento e depressão, recorda a estação britânica."

A continuar com posições deste calibre e afirmações completamente desajustadas à realidade do mundo moderno, diria que a dita instituição - Igreja Católica Apostólica Romana - arrisca-se num futuro próximo(mais próximo do que seria de esperar até) de andar a «pregar no deserto».

Ora, imaginem os caros leitores, uma situação destas a acontecer entre a comunidade juvenil actual. Seria no mínimo humorístico!

"-Hei Paolo, mais logo «twittamos» e depois logo se vê onde vamos ok?

- Não posso Francesco!

- Não podes porquê? Tás sem net?

- Não, é por causa da Quaresma!!

- Do Quaresma??? Mas o fulano não está emprestado ao Chelsea?? E para além disso o Inter só joga amanhã??

- Não é esse Quaresma, Francesco! É a Quaresma Pascal da nossa Igreja Católica, pá! O Arcebispo aconselha-nos a deixarmos esses objectos nefastos e poluidores da alma humana, como o PC e os telemóveis! Devias fazer o mesmo!

- Oh Paolo! De certeza que «va tutto bene con te»? De certeza que não andaste a tomar nenhuma «sostanza psicotropa»?

Leia Mais...

Vergonha para a Igreja Católica no Brasil

"O cardeal Giovanni Battista Re,da Congregação para os Bispos, justificou este sábado a excomunhão da mãe de uma menina brasileira de 9 anos, que foi submetida a um aborto depois de ter sido violada pelo padrasto, afirmando que os gémeos que ela havia concebido "tinham o direito de viver".

Numa entrevista publicada neste sábado pelo jornal italiano La Stampa, Re - que também é presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina -, declarou: "é um caso triste, mas o verdadeiro problema é que os gémeos concebidos eram duas pessoas inocentes que também tinham o direito de viver, e não podiam ser suprimidos".

O arcebispo de Recife, José Cardoso Sobrinho, anunciou na quinta-feira a excomunhão da mãe da menina, que estava na 15ª semana de gestação de gémeos, concebidos durante uma violação praticada pelo padrasto da menina.

Além da mãe, os membros da equipa médica que realizou a cirurgia também foram excomungados.

"Devemos sempre proteger a vida, o ataque contra a Igreja brasileira é injustificável", estimou Re.

"A excomunhão para aqueles que praticaram o aborto é justa", já que a operação constitui "sempre a supressão de uma vida inocente", afirmou.

Na sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente o bispo de Recife pela decisão de excomungar a mãe da menina.

"Como cristão e como católico, lamento profundamente que um bispo da Igreja católica tenha um comportamento conservador como este", disse Lula."

Palavras para quê!?

Com bandidagem desta aquela pobre família (mãe e filha) não deveria estar ligada.

É natural que o padrasto que violou a menina não tenha sido excomungado, pois a Igreja Católica compreende muito bem os violadores de crianças. A Igreja tem muitos dignitários de Cristo que exercem esse tipo de actividades.

A minha solidariedade para a menina, mãe e médicos.

Fonte: Sapo/AFP

Leia Mais...

sexta-feira, 6 de março de 2009

O Segredo, Lei da Atracção e tretas quejandas

Se o poder da lei da atracção funciona é porque grande parte da população mundial estava desejando ficar sem emprego, desejava um mundo mais injusto, desejava mais miséria, desejava mais fome, desejava mais guerra, desejava mais doenças, desejava mais crimes, etc. A única coisa que funcionou no livro e filme “O Segredo” foi o enriquecimento da sua autora (Rhonda Byrne) e restante quadrilha.

A ideia de termos o Universo como nosso criado particular, bastando olhar para o catálogo dos nossos desejos, visualizá-los e desejá-los com veemência para que o Universo, a partir daí encarregar-se de satisfazer as nossas vontades soa a algo metamorfoseado da lâmpada de Aladino, numa versão hodierna, mas na qual não há limite de desejos. Que espectáculo!!

Se há algo que me dá a volta ao estômago é quando me falam que a lei da atracção anunciada no livro "O Segredo" está comprovada cientificamente. De facto a Lei da Atracção está comprovada cientificamente, mas não tem nada a ver com aquela que é propalada no livro e filme. Rhonda Byrne assevera que o igual atrai o igual, asneirada que entra logo em conflito com a máxima científica de que os opostos se atraem ou o igual repulsa o igual. Os nossos pensamentos são como magnetos é o que a espertalhona da australiana diz. Nada mais estúpido, visto que todos deveríamos saber que se colocarmos dois pólos magnéticos diferentes e os aproximarmos (norte de um, com o sul de outro), haverá uma atracção entre os dois imãs. Se, pelo contrário, colocarmos dois pólos magnéticos iguais e os aproximarmos (por exemplo, norte de um próximo ao norte do outro), haverá uma repulsão entre os dois.

Ronda Byrne dá também o exemplo do diapasão. Se tivermos 3 diapasões de igual calibragem, basta batermos com um numa superfície que os outros dois vibrarão também. Talvez seja dos poucos exemplos mais bem conseguidos. Porém, isto poderá ser verdadeiro para os diapasões, mas não será, de todo, verdadeiro para as pessoas nem para os seus desejos.

Vamos agora para a parte mais teórica, chata e menos estimulante. A Lei da Atracção existe e foi descoberta por Isaac Newton. O que a Lei da Atracção ou da Gravitação Universal teoriza é que dois objectos quaisquer se atraem gravitacionalmente por meio de uma força que depende das massas desses objectos e da distância que há entre eles. A Gravitação universal é a força de atracção que age entre todos os objectos por causa da sua massa, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem nas suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objectos sobre a terra são atraídos em sua direcção. A atracção física que um planeta exerce sobre os objectos próximos é denominada força da gravidade. Esta lei também permite que a ignorância das pessoas (que confundem a lei da atracção) se mantenha unida no planeta Terra. Estou brincando, claro!

A ideia de que os pensamentos de uma pessoa "atraem" o que acontece com ela tem, também, mais dois grandes problemas:

1. Um é o chamado "paradoxo da prece", estipulado há séculos por Voltaire: se eu rezo pedindo chuva e meu vizinho reza pedindo sol, como poderemos ser os dois atendidos? Em termos de ambições humanas, o facto é que só existe um campeão do Campeonato do Mundo de Futebol, um recordista mundial dos 100 metros, um presidente da Coca-Cola e uma pessoa no seu emprego - você. Se todo o mundo que quer essas coisas usar 'O Segredo', o que acontece?

2. Transforma as vítimas em culpados. Um exemplo extremo usado pelos adeptos da "lei da atracção" é o Holocausto: seis milhões de judeus "atraíram" o nazismo e as câmaras de gás com seus pensamentos negativos...

Todos nós sabemos que toda a grande mentira tem sempre uma fracção de verdade para se propagar com eficácia. Se estivermos a passar por uma depressão as probabilidades de conseguirmos conquistar coisas boas para a nossa vida serão mais ínfimas do que se, pelo contrário, estivermos motivados e optimistas. Estes dois estados positivos de "espírito" funcionam quase como combustível, os quais nos permitem agir e lutar pelos nossos objectivos.

Agora vou fazer uma experiência, vou desejar com muita força para que eu seja o totalista do Euromilhões. Se ganhar retiro tudo o que disse. Lá estou eu na brincadeira mais uma vez!

Fontes:
Wikipedia - Imans
Wikipedia - Lei da Gravitação
Salon
Blog - Ideias Cretinas
Youtube

Leia Mais...

quinta-feira, 5 de março de 2009

Maria Elisa dixit...

"A minha saída do Parlamento foi injusta. Pensei que pudesse juntar o meu ordenado de deputada ao da RTP. Dava ainda aulas numa universidade pública. Nunca mais voltei a recuperar financeiramente"

Palavras para quê!?

Não sei se foi sinceridade da parte da senhora "Jornalista-ex-deputada-ex-professora" ou burrice mesmo. A minha convicção é que foi mesmo a segunda. Mas isso também não invalida que ela seja mais uma chica-esperta como a esmagadora maioria dos nossos políticos.

Esta senhora, provavelmente, nunca foi inscrever-se no fundo de desemprego, nunca passou dias e dias a enviar currículos por e-mail sem receber respostas, nunca entregou currículos em mão e teve de levar com redondos nãos, nunca teve de contactar conhecidos para lhe arranjarem trabalho e grande parte deles virarem-lhe as costas, nunca teve de baixar a fasquia e procurar trabalhos menos condizentes com as suas habilitações. Sinceramente, não me parece que esta senhora tenha alguma vez passado por tudo isto.

Mesmo que não estivéssemos a passar por uma crise, esta declaração seria, no mínimo, obscena. Mas no actual contexto a mesma reveste-se de um sentido extremamente ofensivo para a grande maioria dos portugueses que passam momentos difíceis.

Se ganhava assim tão bem, porque é que não soube gerir melhor o dinheiro? Depressa vem, depressa vai. É o que geralmente acontece com os sinecuristas como ela. Quanto mais ganham mais gastam.

Até me faz lembrar aquele anúncio de uma conhecida cadeia de hipermercados: "É por isto que vou ao ......". Mas no caso da Maria Elisa é por isto que ela foi ao Parlamento.


Fonte: Revista Sábado n.º253 citando entrevista de Maria Elisa à TV Guia

Leia Mais...

quarta-feira, 4 de março de 2009

Portugal é o 17º destino turístico mais competitivo do mundo


Portugal é um dos 20 destinos turísticos mais competitivos do mundo, uma distinção que recebe pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o relatório "Competitividade do Turismo e Viagens 2009", divulgado hoje pelo Foro Económico Mundial.

O relatório coloca Portugal na 17ª posição da lista dos 20 destinos mundiais mais competitivos, sendo os primeiros lugares ocupados pela Suíça, Áustria, Alemanha e França.

Portugal está também na contagem dos 20 destinos turísticos mais procurados do mundo, ocupando a 18ª posição nesta contagem.

Portugal foi distinguido pela hospitalidade, número de monumentos classificados como Património Mundial, realização de feiras e eventos internacionais e ainda pela oferta de estádios desportivos.

As comunicações rodoviárias, a cobertura de rede móvel e a facilidade na contratação de mão-de-obra estrangeira foram também elementos favoráveis a Portugal.

Foram analisados 133 países de todo o mundo, de acordo com 14 critérios de competitividade entre eles o ambiente político, capital humano, infra-estruturas e recursos naturais e culturais.

in Expresso on-line

Leia Mais...

Playing For Change: um projecto que vale a pena!


Numa época em que o Mundo enfrenta um desafio a todos os níveis imenso (não é só a crise financeira), apresento-vos hoje um projecto que não é mais do que o verdadeiro sinónimo de um conjunto de palavras com profundo significado, e que infelizmente não passam - em muitos casos -de puro aproveitamento político e conversa do dito "politicamente correcto": Multiculturalidade, União de Povos, Partilha, Criatividade, Espírito de Grupo, Humanismo, Ligação, Paz, Harmonia, Diversidade, etc!

O projecto Playing For Change, tal como é referido no seu sítio, é um movimento multimédia, criado com o objectivo de inspirar, ligar e trazer paz/harmonia ao mundo através da Música.

Simplesmente.......FABULOSO!

Leia Mais...

terça-feira, 3 de março de 2009

Relatório da OCDE aponta redução nas reformas em 2030

"O Governo disse esta terça-feira que os valores do relatório reportado pela OCDE relativo às pensões não podem ser comparados com as medidas avançadas na reforma da Segurança Social.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, «a taxa de cobertura efectiva [o que representa o valor final da pensão] não é de 60% mas de 70% e, em muitos casos, superior a 80%».

Números que contrariam o relatório da OCDE que revela que os portugueses vão ter das reformas mais baixas, entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo, dentro de 20 anos.

Assim, de acordo com a OCDE, em 2030, as pensões portuguesas vão corresponder a pouco mais de metade do último salário recebido contra uma média de 90% que podiam contar antes da reforma da Segurança Social. Ora, este valor deverá baixar para os 54%, o que colocará Portugal com o sexto valor mais baixo em termos de reformas entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo."

Esta é mais uma notícia a juntar a todas as outras que ferem de morte o nosso orgulho nacional, se é que ele ainda existe! Andamos aqui a esfolarmo-nos todos a apertar consecutivamente a "merda" do cinto e agora sei que os tugas que, por sorte ou por azar, chegarem ao ano 2030 e se reformarem vão receber menos de metade do valor do seu salário na reforma! São gerações a mais a se sacrificarem para dar mama aos chulos deste país!!

Uma medida como forma de lenificar tamanho corte seria a fixação dum valor de reforma máximo, digamos para aí uns 5.000,00€, e aproveitar o restante (o que já seria um valor substancial) e dividir por quem mais precisasse. Mas isso é só uma estúpida ideia utópica, porque a bandidagem que nos governa não vai prescindir das suas obesas reformas nem prejudicar os seus possidentes amigos. Reformas de vinte e tal mil euros são sempre necessárias para certos "velhotes" comprarem iates novos, carros novos e andarem com putas novas. A maioria dos reformados já nem conseguem ganhar dinheiro suficiente para comprar os medicamentos, nem se alimentarem, imaginem agora o que será daqui a 20 anos.

E quanto a vós caros leitores? O que vos apraz dizer em relação a mais esta triste notícia?

Fonte: Agência Financeira

Leia Mais...

segunda-feira, 2 de março de 2009

Crise??Qual Crise?



O BES gastou, no ano passado, cerca de 14,38 milhões de euros em remunerações pagas ao seu conselho de administração, mais 17% que em 2007.
in Diário Económico

As acções da Cimpor fecharam hoje nos 3 euros, pelo que a diferença entre o preço pago pela Caixa por 10% da Cimpor e o seu valor em Bolsa já mais que duplicou, de 25% para 58,2%. Se a Caixa alienasse hoje a sua posição, perderia mais de 110 milhões. in Jornal de Negócios

A Portucel registou uma queda de 14% nos lucros de 2008, mas a empresa propôs um aumento ligeiro nos dividendos a entregar aos accionistas. A empresa de pasta e papel vai distribuir 80,58 milhões de euros, o que representa 61% dos resultados líquidos obtidos. in Jornal de Negócios

A Jerónimo Martins deverá apresentar, a 6 de Março, a próxima sexta-feira, lucros de 150 milhões de euros, de acordo com as estimativas do Espírito Santo Research (ESR). Um aumento de 15%.in Jornal de Negócios

A Espírito Santo Research (ESR) prevê que a Energias de Portugal (EDP) tenha registado lucros de 1,057 mil milhões de euros no ano passado., reflectindo o "impacto positivo da oferta pública inicial da EDP Renováveis".in Jornal de Negócios

Clubes aumentam salários, apesar da quebra de receitas.in Jornal de Negócios

O lucro da Galp Energia deve ter subido 9% no ano passado, face a 2007, para 456,8 milhões de euros, de acordo com a média das estimativas dos analistas contactados pela agência Lusa.in Jornal de Negócios

A Volkswagen anunciou hoje que os lucros de 2008 aumentaram 15% no ano passado, tendo a empresa alemã perspectivado um aumento da sua quota de mercado, com o lançamento de novos modelos a compensar a queda na procura mundial.in Jornal de Negócios
Grupo Pestana anuncia novo hotel
.in Diário Económico

Para não estarmos sempre a falar do pessimismo da dita Crise, aqui fica algo mais.....positivo (para uma minoria, é claro)! A Crise afinal não é mesmo para todos!

Leia Mais...

Novo álbum dos U2

O álbum saiu na semana passada na Irlanda, é editado segunda-feira em praticamente todos os países, com excepção dos Estados Unidos, com lançamento aprazado para terça-feira.

O lançamento do disco, gravado em Fez (Marrocos), Dublin, Nova Iorque e Londres, tem sido discutido com alguma expectativa pela imprensa musical internacional, dado o estatuto da banda irlandesa e o momento de crise que também atravessa a indústria discográfica.

"No line on the horizon", título que recupera o primeiro tema do álbum, é o primeiro em cinco anos, desde que saiu "How to dismantle an atomic bomb", e contou com produção de Brian Eno e Daniel Lanois.

Antecipando a audição dos novos temas, várias publicações opinaram que o novo álbum faz lembrar a grandiosidade de "The Joshua Tree" e a ousadia de "Achtung baby" e "Zooropa", três importantes registos da discografia dos U2.

Houve quem sublinhasse a interpretação vocal de Bono e letras que versam sobre a actualidade. Apesar de "Get on your boots" ter sido escolhido como primeiro single, do álbum sobressaem "Moment of surrender", "Magnificent" ou "Cedars of Lebanon".

Um novo álbum significa sempre nova digressão e com os U2 não é excepção. A banda deverá voltar à estrada ainda este ano e Bono, em entrevista à rádio BBC, disse que gostaria de fazer concertos mais intimistas e com bilhetes mais acessíveis.

Além da digressão de apresentação de "No line on the horizon", nos próximos meses os U2 estarão ainda envolvidos na composição de temas para um musical da Broadway sobre a vida do super-herói Homem-Aranha.

Para mim, na minha humilde opinião, os U2 são a melhor banda de sempre e a minha música de eleição.

Leia Mais...

domingo, 1 de março de 2009

A Lista da Ganância

A crise económica e financeira que tanto se tem falado e sentido para muitos é algo que passa completamente ao lado dos gananciosos multimilionários do nosso "pequeno ponto azul" (planeta Terra). É claro que para esta corja de "mamões" viver com fortunas astronómicas, mantendo um majestoso estilo de vida, muitas centenas de milhões de indigentes passam fome, dormem na rua, não têm a mínima oportunidade de obter trabalho digno, não têm acesso aos cuidados primários de saúde, não têm acesso à Educação, entre tantas outras gritantes dificuldades. Isto sem falar dos milhares de pessoas que são atiradas todos os dias para o desemprego, baixando assim o seu nível de vida.

Aqui fica a desumana listagem dos 20 mais ricos da Forbes (actualizado):

1. Warren Buffett
2. Carlos Slim Helu
3. William Gates III
4. Lakshmi Mittal
5. Mukesh Ambani
6. Anil Ambani
7. Ingvar Kamprad
8. KP Singh
9. Oleg Deripaska
10. Karl Albrecht
11. Li Ka-shing
12. Sheldon Adelson
13. Bernard Arnault
14. Lawrence Ellison
15. Roman Abramovich
16. Theo Albrecht
17. Liliane Bettencourt
18. Alexei Mordashov
19. Prince Alwaleed
20. Mikhail Fridman

Os milionários aqui da nossa praça (coitaditos!!) têm um rank mais modesto, vejamos: Américo Amorim 132º; Belmiro de Azevedo 605º; Jose Berardo 677º; Horácio da Silva Roque 843º.

Muita desta gente é capaz de fazer tudo por tudo só para subir mais uns lugares na lista dos mais ricos da Forbes, nem que isso implique lançar mais gente para o desemprego. É triste, mas é verdade! Geralmente o que acontece a alguns destes tipos, depois de alguma introspecção e arrependimento tornam-se filantropos e criam organizações para ajudar as pessoas mais carenciadas.

Os espanhóis quando chegaram à América e contactaram pela primeira vez com os povos índigenas, verificaram que, principalmente, os Astecas tinham muito ouro, produziam muitas peças de artesanato em ouro, mas para eles esse metal era como outro qualquer. Os espanhóis, gananciosos e chicos-espertos, disseram aos Astecas que tinham uma doença que só poderia ser curada com aquele precioso metal. Até aí tudo bem, mas quando os espanhóis começaram a dizimar os índigenas, houve muitos dos nuestros hermanos que foram apanhados, abriram-lhes a boca e deitaram nela ouro derretido.

Quando vejo cada vez mais pessoas a sofrer com a "epidemia" do desemprego e com as subsequentes dificuldades que daí advêm, penso que um pouco de ouro derretido por muito poucas goelas abaixo seria algo de benéfico para muitos milhões de pessoas.

Fonte: Lista dos 20 mais ricos da Revista Forbes

Leia Mais...