Opinion Shakers Headline Animator

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Três crianças belgas procuradas em Portugal


Andam numa auto-caravana branca e dedicam-se à mendicidade para sobreviver. São três crianças belgas que terão sido raptadas pelo próprio pai. A Polícia belga suspeita que possam estar em Portugal.

O apelo foi lançado pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC) : um homem belga terá raptado as três filhas menores e trouxe-as para Portugal. Andam numa auto-caravana, dormem em parques de campismo e tocam realejo na rua a troco de umas moedas.

No apelo, o IAC é claro: se alguém vir as meninas não deve tentar falar com elas mas, sim, avisar de imediato a Polícia. Qualquer movimento suspeito pode fazer o pai fugir outra vez.

As crianças, naturais de Antuérpia, chamam-se Godelieve, Gerda e Truke. Têm, respectivamente, 14, 10 e 7 anos.

O pai desapareceu com as crianças depois de uma visita autorizada e terá vindo para Portugal em Janeiro deste ano. Mas só em Agosto a Polícia Judiciária foi avisada. O progenitor já foi visto no Algarve, em Janeiro, e no Montijo, em Março deste ano.

A organização Child Focus já divulgou um vídeo sobre esta situação no YouTube.

Leia Mais...

"O meu Iate é maior que o teu!"

Na onda dos acontecimentos das últimas semanas, a propósito de modelos económicos e sistemas financeiros, penso que poderemos concluir que o chamado Neoliberalismo originou uma vaga de miséria sem precedentes nas últimas décadas.

O fosso entre pobres e ricos aprofundou-se abissalmente. E até reputados nomes do sector financeiro-especulativo, como George Soros, admitem que o pior poderá estar para vir ainda com o apocalipse de todo o sistema económico-financeiro como actualmente o conhecemos, senão existir uma intervenção de urgência do Estado para controlar e regular o desnorteado mercado.

Esta situação faz-me lembrar aquele famoso quadro infanto-juvenil, onde uma criança pretende brincar livremente sem qualquer noção de perigo mas os papás não o permitem, no entanto um reputado pedagogo que por ali passa,observa a situação e usando das suas credenciais, aproxima-se dos papás e alerta-os para os perigos de uma preocupação excessiva para com os filhos e dos problemas que a falta de liberdade poderá trazer no futuro. Os papás, não querendo pôr em descrédito tão sábia advertência, decidem fazer a vontade à criança, recuando na sua primeira decisão tomada.

Passado algum tempo, surge a criança chorando junto dos papás a esconder-se por detrás destes e a pedir o seu auxilío já que acabou de fazer asneirada da grande. o

A criança, neste caso será o Mercado, o papel de papás caberá ao Estado ficando o papel de reputado pedagogo, para todos os especialistas da área económica.
O Mercado quando quer divertir-se, não aceita muito bem nas suas "brincadeiras" a intervenção do Estado, mas quando a "brincadeira" dá para o torto, vem a correr choramingando para pedir o auxílio deste último.

Serve esta pequena analogia para dizer que, quando se deixa a desenfreada ganância dos mercados à solta, quando se permitem manipulações de números sem qualquer intuito que não seja o próprio benefício, então o resultado nunca poderá ser diferente daquele que agora está à vista de todos!

Deixem brincar as crianças, mas sempre de olhos postos nas mesmas!

José Vidal-Beneyto (cronista do El Mundo) fazia recentemente num seu artigo, um bonito retrato deste mundo de jogos económicos e ganância financeira em que vivemos. Dizia ele:

"Quando grande parte da população dos países em desenvolvimento procura sobreviver com um a dois dólares diários, e necessita de 4 a 5 horas para obter a sua ração de água diária, os nossos exultantes milionários desafiam-se a golpes de palácios flutuantes.

O emir do Dubai, possui um barco de 160 metros, com piscinas, sala de squash, ginásio, helicóptero, e submarino de bolso. Mas os russos Andrei Melnichenko de 36 anos e com um iate de 165 metros como Roman Abramovich de 41 anos, que se diverte a brincar com a propriedade do Chelsea, está já a construir um iate de 170 metros , com cristais antibalas, detecção de mísseis, 2 pistas de helicóptero , 3 piscinas e cristais de Baccarat."

É impossível a "humanização" do capitalismo deste modo.

Leia Mais...

sábado, 27 de setembro de 2008

Planeta Terra - Século XXI

O autor deste texto é João Pereira Coutinho, jornalista. Vale mesmo a pena ler!

"Não tenho filhos e tremo só de pensar. Os exemplos que vejo em volta não aconselham temeridades. Hordas de amigos constituem as respectivas proles e, apesar da benesse, não levam vidas descansadas. Pelo contrário: estão invariavelmente mergulhados numa angústia e numa ansiedade de contornos particularmente patológicos. Percebo porquê. Há cem ou duzentos anos, a vida dependia do berço, da posição social e da fortuna familiar. Hoje, não. A criança nasce, não numa família mas numa pista de atletismo, com as barreiras da praxe: jardim-escola aos três, natação aos quatro, lições de piano aos cinco, escola aos seis, e um exército de professores, explicadores, educadores e psicólogos, como se a criança fosse um potro de competição.

Eis a ideologia criminosa que se instalou definitivamente nas sociedades modernas: a vida não é para ser vivida - mas construída com sucessos pessoais e profissionais, uns atrás dos outros, em progressão geométrica para o infinito. É preciso o emprego de sonho, a casa de sonho, o maridinho de sonho, os amigos de sonho, as férias de sonho, os restaurantes de sonho.

Não admira que, até 2020, um terço da população mundial esteja a mamar forte no Prozac. É a velha história da cenoura e do burro: quanto mais temos, mais queremos. Quanto mais queremos, mais desesperamos. A meritocracia gera uma insatisfação insaciável que acabará por arrasar o mais leve traço de humanidade. O que não deixa de ser uma lástima.

Se as pessoas voltassem a ler os clássicos, sobretudo Montaigne, saberiam que o fim último da vida não é a excelência, mas sim a felicidade!"

Leia Mais...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Novo Anúncio da Quercus

Este é o novo anúncio da Quercus, realizado pela publicitária McCann Erickson e que de um modo criativo e duro, transpõe para o mundo animal uma característica bem humana, aliada ao profundo desespero. Se tivermos em conta o que está em jogo, compreenderemos perfeitamente o porquê desta estratégia comunicacional da Quercus.


Leia Mais...

Jesus Cristo - uma história pouco original

Terá Jesus Cristo realmente existido? Ninguém sabe. Seja como for esse não é o principal assunto que pretendo evidenciar aqui. Desculpem-me desapontar as pessoas que dizem que a história de Jesus é linda, de facto ela até pode ser, porém não é nada original, nada mesmo. Para o provar vou deixar enumeradas abaixo 22 características dos deuses/heróis da mitologia, e não só , embora uma ínfima parte deles não se apliquem a Jesus. Vejamos:

1º A sua mãe foi uma virgem da realeza.
2º O seu pai foi um rei...
3º ...Em geral um parente próximo da sua mãe.
4º As circunstâncias do seu nascimento são incomuns.
5º Tem a reputação de ser um filho de Deus.
6º Após o seu nascimento há uma tentativa, em geral pelo pai, de matá-lo
7º Desapareceu misteriosamente.
8º Foi criado por pais adoptivos num país distante.
9º Não nos dizem nada da sua infância.
10ºAo crescer regressa e vai para o seu futuro reino.
11ºDepois de uma vitória grande, sobre um rei, gigante ou dragão.
12ºCasa-se com uma princesa.
13ºTorna-se rei.
14ºDurante um tempo reina sem grandes eventos.
15ºPromulga Leis.
16ºMais tarde perde a estima dos seus súbditos.
17ºÉ afastado do reinado e da cidade.
18ºDepara-se com uma morte misteriosa...
19º... em geral no topo de um monte.
20ºOs seus filhos, se o tem, não se sucedem.
21ºO seu corpo não é sepultado, mas mesmo assim...
22º...tem um ou mais sepulcros sagrados.

O Ranking dos heróis e deuses e o respectivo número de incidências em relação à lista de cima.

1º Édipo - 22
2º Teseu - 20
3º Jesus (deus)- 19
4º Rómulo - 17
5º Hércules (meio-homem e meio-deus)- 17
6º Perseu - 16
7º Zeus (deus)- 15
8º Baal (deus)- 15
9º Mitra (deus)- 14
10ºApolo (deus)- 11

A figura de Édipo é aqui usada apenas como referência.

As características comuns descritas acima, não se esgotam aqui. Pretendo em posts posteriores demonstrar-lhes outras similaridades entre Jesus e outros deuses da antiguidade.

Leia Mais...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Esgotada primeira edição do livro mais caro do mundo


«Michelangelo - La Dotta Mano» («Miguel Ângelo - A Mão Sábia», em tradução literal) custa 100 mil euros, mas a primeira edição de apenas 33 exemplares, esgotou-se cerca de um mês após o lançamento.

Os 33 exemplares do livro foram vendidos a coleccionadores particulares europeus e americanos. Outros 33 livros da edição - que será limitada a 99 exemplares - estão já a ser produzidos. Cada unidade leva entre três a seis meses a concluir, devido ao processo artesanal que recupera as técnicas utilizadas na época do Renascimento italiano.

Publicado pela editora italiana FMR, por ocasião dos 500 anos do início do trabalho de Miguel Ângelo na Capela Sistina, no Vaticano, o livro sobre a vida e obra do artista pesa 24 kg.

A capa contém uma réplica em mármore da escultura Madonna della Scala, uma das primeiras obras de Miguel Ângelo, realizada ainda na sua adolescência.

A reprodução da escultura foi realizada com mármore do proveniente da mesma pedreira, Il Polvaccio, onde Miguel Ângelo costumava adquirir o material para as suas obras.

O veludo de seda que cobre a capa foi confeccionado em teares antigos, capazes de produzir apenas oito centímetros de tecido por dia.

O luxuoso papel, em puro algodão, é produzido à mão, fibra por fibra. A encadernação também é toda feita à mão e costurada página a página.

Segundo a presidente da FMR, Marilena Ferrari, os livros da coleção Book Wonderful representam uma maneira de reagir à ameaça de desaparecimento do livro impresso, causada pela Internet.

Considerado uma verdadeira obra de arte, o livro reúne 45 gravuras de desenhos e documentos do artista italiano, além de 83 fotos originais das esculturas de Miguel Ângelo feitas pelo fotógrafo Aurelio Amendola.

O texto foi escrito por um amigo de Miguel Ângelo, o pintor e arquitecto italiano Giorgio Vasari, do século XVI, conhecido por suas biografias de artistas italianos.

Outros 33 exemplares serão destinados a museus de todo o mundo, como o Prado, em Madrid, que já recebeu a obra.

Michelangelo - La Dotta Mano é o primeiro livro da coleção Book Wonderful, da FMR. O segundo, sobre o escultor italiano Canova, será lançado em Janeiro de 2009.

Um outro livro, sobre a rainha francesa de origem italiana Catarina de Médicis, será totalmente escrito à mão e terá apenas cinco exemplares, que não serão vendidos.

Para o projecto do livro sobre Catarina de Médicis, a FMR precisou de criar escolas de caligrafia e trabalhos em miniaturas.

O primeiro exemplar da obra deve ficar pronto no final deste ano e servirá como amostra do trabalho de recuperação das técnicas renascentistas desenvolvido pela editora.

Os livros da colecção terão uma garantia de 500 anos. "A composição do papel e dos demais materiais foi pensada pelos artesãos para resistir ao tempo", diz Ferrari.

O luxuoso papel não contém ácidos nem derivados de clorina, que causam a deterioração do material com o tempo.

A única livraria da FMR no mundo está em Paris, na Galérie Véro-Dodat.

Leia Mais...

Sudoku (a)trai jurados...!


A paixão dos jurados pelo sudoku levou o juiz a interromper o julgamento de um mega processo de droga, cujos arguidos arriscavam prisão perpétua.

O juiz Peter Zahara, do Tribunal de Sydney estranhou que o júri tomasse atentamente apontamentos na vertical, durante as sessões do julgamento a que presidia e já durava há dois meses.

Veio a descobrir-se que os membros do júri jogavam Sudoku durante as sessões e comparavam as grelhas durante o intervalo de almoço.

O juiz interrompeu o julgamento, apesar de processo ter custado aos cofres australianos cerca de 1 milhão de dólares (598 mil euros), noticia o jornal The Age, da capital australiana.

Deixem-me opinar sobre isto, ironizando, para referir que, se calhar, é por isso que os nossos tribunais e seus juizes, deixam sair em liberdade, a maioria dos criminosos que a nossa "polícia" tão dificilmente apanha e até coloca a sua vida em perigo, para depois, um qualquer "sudokuriano" está compenetrado na sua jogatana e depois passar em "branco" a "jogatana" que é neste momento viver em segurança no nosso Portugal...!

Leia Mais...

Um Artista e Sua Obra! - Soren Arutyunyan

Título: The red dagger
Técnica: Técnica mista s/ tela
Dimensões: 158 x 117 cm
Ano: 2004


Soren Arutyunyan
nasce em Moscovo em 1950. Estuda em Moscovo e Nova Iorque. Pintor e fotógrafo é também um grande viajante: as Américas até Patagónia, África, a rota da Seda. Expõe nomeadamente em Nova Iorque, nos países nórdicos (Noruega, Suécia), no Japão, Zimbabwe e Portugal (última no CCSL Maio de 2004). Vive e trabalha desde 1998 em Santa Catarina, Algarve.

Leia Mais...

Uma Obra, Um Artista - Willem de Kooning

Excavation - Willem de Kooning
(clicar em cima para aumentar)

Enquadrado dentro da corrente do Expressionismo Abstracto, este quadro Excavation é uma das obras que mais admiro de De Kooning.

Leia Mais...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estaremos a assistir ao fim do regime neoliberalista?

O actual regime neoliberalista iniciou-se na presidência de Ronald Reagan (1981-1989), esse actorzinho de terceira categoria que gostava de dizer que "...o Governo não é a solução, mas sim o problema..." no que diz respeito ao funcionamento do mercado. A actual Presidência Bush (filho ou filho duma p***, depende de como o queiram chamar) foi o culminar da não-intervenção nos mercados financeiros e tal inacção catapultou a economia americana para uma enorme crise económica. O executivo americano viu-se na obrigação de prestar uma ajuda financeira de 485 mil milhões de euros (ou seja, 700 mil milhões de dólares) para prestar pronto-socorro ao sistema financeiro da maior economia do mundo. Será este o fim do selvagem regime neoliberal? Esperemos que sim.

Leia Mais...

O regresso dos Marretas...!



'Muppets'. Trinta e dois anos após a sua estreia, os bonecos peludos de Jim Henson regressam em força. Um filme para 2010, novas séries televisivas na forja e muitos projectos na Internet, agora com assinatura da Disney



Uma das grandes apostas dos estúdios Disney para esta década

Trinta anos depois, eles renascem. Miss Piggy, a porca temperamental, Fozzie, o enervante aprendiz de comediante, Rowlf, o cool rafeiro pianista, Animal o selvagem baterista, mais os sarcásticos septuagenários Statler e Waldorf, o ininteligível cozinheiro sueco e toda a pandilha que Cocas, o delicado sapo a quem cabe apresentar o espectáculo, procura manter na ordem possível no palco e nos bastidores que ficaram gravados no imaginário de todas as gerações acima dos trinta anos em cem países diferentes. Os Muppets, que em Portugal fizeram história na televisão com o nome de Marretas, estão de volta como uma das grandes apostas estratégicas da Disney. Há um novo filme previsto para 2010, novos programas na forja, muitos vídeos novos a circular na Internet e todo um universo de novo merchandising a nascer. Tudo para rentabilizar a aquisição de direitos em que a Disney investiu 52 milhões de euros em 2004.

O filme é a grande novidade de um plano que quer devolver à ribalta as personagens idealizadas por Jim Henson em 1976 . Ainda não tem título nem data certa de estreia, embora os estúdios mantenham a promessa de que estará nos ecrãs de todo o mundo em 2010. Mas essa é apenas apenas uma das várias frentes em que avança uma imensa estratégia concertada para recuperar o legado de Henson (faleceu em 1990, com apenas 53 anos, vítima de uma pneumonia provocada por um vírus raríssimo).

Uma estratégia que está a recorrer a todos os meios à disposição do universo Disney. O Disney Channel está já a apresentar novos programas especiais nos Estados Unidos - o primeiro foi exibido em finais de Agosto, o segundo vai para o ar em Outubro - nos quais a bonecada que entre 1976 e 1981 ocupou o prime-time de meio mundo contracena com as personagens da série High School Musical e os cantores Jonas Brothers, entre outras estrelas emergentes no star system adolecente de hoje. Há também um crescente stream de vídeos cómicos produzidos pelos estúdios Disney o portal da companhia, onde recentemente foi criado um novo canal exclusivo dos Marretas (com entrada em http/disney.go.com) e o Youtube foi cientificamente infestado por uma praga de vídeos antigos para saciar a nostalgia e de outros novos para abrir ainda mais o apetite.

E a verdade é que, pela primeira vez e após várias tentativas de rentabilizar os Muppets desde 2004, a estratégia parece estar a funcionar em pleno: de acordo com uma pesquisa da própria Disney, quatro desses vídeos foram vistos por mais de cinco milhões de pessoas desde 9 de Setembro.

Mas o engodo não se fica por aqui. Há programas especiais de Natal a caminho e todas as próximas edições DVD de séries da cadeia norte-americana ABC (que deverão incluir pequenas curtas dos Muppets feitas por medida. A primeira será a da última temporada de Desperate Housewifes (Donas de Casa Desesperadas) que se fará acompanhar de um historieta com o título Desperate Housepigs (qualquer coisa como Porcas de Casa Desesperadas).

Fico muito satisfeito com esta notícia pois foi uma das séries de eleição da minha infância. Fiquei ainda mais aliviado quando ouvi falar do regresso de Marretas e imaginei qualquer caixa de frutas para elevar seja quem for, ou qualquer impostor que se quisesse fazer passar por marreta... UUUUfffffffffffffa que alívio....!!!!

Leia Mais...

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Cientologia: a religião Sci-Fi

A Cientologia é mais uma das tretas religiosas que alguém lembrou-se de criar (L. Ron Hubbard) para com isso lucrar à custa da dita "fé" dos outros. Toda a sua base de fundamentação é uma autêntica anedota ( sabendo nós que em religião, a única base de fundamentação é o primado da "fé"), uma verdadeira estória de ficção científica, não fosse o seu autor um escritor desse género literário.

Eis a "Revelação",segundo a Cientologia há 75 milhões de anos, vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias", governada por um líder do mal chamado Xenu. Como os planetas estavam com problemas de superpopulação, Xenu mandou bilhões de seus habitantes para Terra, onde foram mortos com bombas de hidrogênio. Seus espíritos - chamados de "thetans" - são os seres humanos.

Afinal isto é ou não é uma anedota de todo tamanho! Xenu??Thetans??? Francamente...que imaginação rebuscada! E é sobre estas estórias que figuras famosas de Hollywood andam por aí a pregar! O intelecto humano é deveras, muito mal tratado!

Aqui fica um vídeo com alguns factos estranhos sobre a Cientologia.

Leia Mais...

sábado, 20 de setembro de 2008

Como ser esbanjador e não dizer nada de jeito - eis o panorama musical na actualidade

Todos sabemos que a indústria musical, anualmente, movimenta vários biliões de dólares, a maioria dos quais nos EUA. O agressivo mercado global tem vindo aos poucos a retirar o encanto daquilo que outrora era algo natural, com substância e que requeria talento, para algo artificial e comercial. Isto diz respeito, não só, a toda a indústria do entretenimento, mas também ao desporto. É a célebre máxima "business as usual" ao seu melhor estilo.

Eu queria apenas aflorar este tema, pelo que vos deixo dois vídeos. Já que uma imagem vale por mil palavras, eu acrescento: um vídeo vale por um milhão de palavras. E dois vídeos então...!!! (façam vocês as contas, como diria António Guterres).

Eu sei que estou aqui a querer comparar o incomparável, exceptuando o facto dos dois singles terem sido sucessos de vendas em todo o mundo, mas atentem aos dois vídeos e vejam as diferenças. Tudo bem, eu sei que a diferença que solta à vista é que as gajas boas do primeiro vídeo são bem melhores do que a Yoko Ono, mas não é dessas diferenças de que eu estou a falar.

No primeiro, a mensagem, se é que ela existe, é uma autêntica merdice (desculpem o termo) e a fortuna gasta com o video-clip dava para alimentar milhões de pessoas em África.



No segundo, a coisa inverte-se, a mensagem é rica (dá para alimentar milhões de mentes em todo o mundo) e o dinheiro gasto com a mesma é uma merdice, quero dizer, um ceitil, uma ninharia. Enfim!! Já não se faz música assim! Mas isto sou eu que estou ficando velho!

Leia Mais...

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Crise financeira faz disparar procura por apoio psicológico nos EUA

Hoje li um artigo interessante no Jornal de Negócios que decidi postar aqui, na senda da já afamada crise financeira mundial e que coloca a nú as fragilidades do actual modelo económico-financeiro neo-liberal. E não se iludam com a euforia verificada durante o final desta sexta-feira que contagiou quase todas as principais Bolsas mundiais, derivado ás medidas anunciadas pelo governo do Sr. Bush e sus muchachos .

"Uma grande onda de ansiedade está a varrer os Estados Unidos, de Wall Street à Califórnia, provocada pelo colapso do mercado de crédito imobiliário, pelos preços da gasolina, pelas restrições ao crédito e pelo crescente desemprego.

A crise financeira, que provocou uma explosão das execuções de hipotecas, está fazer com que as pessoas procurem os serviços de saúde mental a níveis não verificados desde os ataques terroristas de 11 de Setembro.

"Está a acabar com os sonhos das pessoas de comer um pedaço do bolo", disse Victoria Tabios, 52 anos, que trabalha numa agência de saúde mental em Stockton, Estado norte- americano da Califórnia, cidade que está no epicentro da pior crise imobiliária que assola os EUA desde a Grande Depressão. "Há uma sensação de desesperança, irritabilidade e raiva."

Em Nova Iorque, as ligações para a rede Hopeline, que atende pessoas com depressão ou pensamentos suicidas, deram um salto de 75%, para 10.368 casos, nos 11 meses até Julho de 2008.

A ComPsych Corp., sediada em Chicago, a maior provedora de programas de assistência a empregados do mundo, registou em Julho uma subida de 21% no número de pedidos de ajuda por telefone devido a pressões financeiras, em relação ao mesmo mês de 2007.

O número de admissões nos hospitais para serviços psiquiátricos aumentou 10% este ano, segundo os papéis apresentados ao UnitedHealth Group Inc., a maior seguradora de saúde dos EUA.

"O auge de 11 de Setembro provavelmente foi mais alto no início, mas este tem sido mais sustentado", disse o principal executivo da ComPsych, Richard Chaifetz, numa entrevista por telefone. A previsão de Chaifetz é que a crise económica e o subproduto psicológico vão "piorar e agravar-se" nos próximos 12 meses.

Mesmo as pessoas que não perderam o emprego ou a casa sentem ansiedade. Um estudo realizado, em Abril, pela Associação Americana de Psicologia revelou que três em cada quatro norte-americanos estão ansiosos devido a problemas de dinheiro.

Outro estudo, realizado em Setembro de 2007, revela que quase metade dos entrevistados disse que essa ansiedade está a afectar as suas vidas profissional e pessoal.

"Atingimos um ponto máximo, em que a ansiedade quanto à economia está impregnada por toda parte", disse Dan Abrahamson, diretor-executivo assistente do departamento clínico da associação. As preocupações "estão ali o tempo todo; você não consegue tirá-las da cabeça."

"Muitas pessoas procuram-nos com depressão, com medo de perderem suas casas" e muitos filhos estão a sofrer com a ansiedade dos pais, tendo dificuldade em se concentrarem na escola, disse Marcos Gallardo, director de serviços de saúde comportamentais do El Concilio, entidade filantrópica de Stockton.

"É uma enorme ansiedade para toda a família, especialmente para as crianças", disse Garry Hill, director de serviços clínicos do Instituto da Família da Universidade do Noroeste, na área de Chicago. Garry Hill trabalha com várias famílias que perderam as casas. O número de pessoas que procura o instituto cresceu cerca de 15%, acrescentou.

Barbara Mautner, psicoterapeuta de Manhattan com consultório em Wall Street, disse que a falência do Lehman Brothers, que ameaça 25 mil empregos, desencadeou uma onda de ansiedade. Um cliente, que conseguiu encontrar uma nova posição depois de ser demitido com a quebra do Bear Stearns, está novamente em pânico.

Os telefonemas para os serviços da rede Hopeline têm aumentando todos os meses desde Novembro de 2007, segundo o presidente da organização, Reese Butler.

“Nunca vimos um aumento nas ligações como este nos 10 anos de nossa história", disse Butler, em entrevista telefónica." in, Jornal de Negócios de 19/9/2008

Leia Mais...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mas que raio estamos ensinando às nossas crianças!?

"Um extra-terrestre, recém-chegado à Terra, examinando o que mostramos às crianças na televisão, na rádio, no cinema, nos jornais, nas revistas, na banda-desenhada e em muitos livros, poderia facilmente concluir que estamos determinados a ensiná-los a assassinar e a violar, a incutir-lhes crueldade, superstição, credulidade e consumismo. Continuamos a fazê-lo e, através da repetição constante, muitas delas finalmente aprendem. Que espécie de sociedade poderíamos criar se, em vez disso lhes oferecêssemos ciência e lhes incutíssemos um sentido de esperança?"

Já dizia assim, e muito bem, o saudoso Carl Sagan no seu livro "Um Mundo Infestado de Demónios".

Leia Mais...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A História da América (versão South Park)

Hoje deixo-vos este momento de animação dessa excelente série televisiva de nome South Park, que em três minutinhos apenas, elucida-vos do porquê da febre americana pelas armas!

Leia Mais...

O aberrante ensino do Criacionismo nas escolas públicas

No início do século XX, numa comunidade religiosa americana, um professor de Ciências é preso por ensinar aos seus alunos a teoria da Evolução das Espécies proposta pelo naturalista Charles Darwin, contrariando uma das leis locais que não permite o ensino de disciplinas opostas ao Criacionismo. Decorrente desse episódio, trava-se em tribunal, por meio de dois grandes advogados, interpretados por Spencer Tracy e Fredric March, um grande embate ideológico que envolve toda a comunidade local e os seus princípios religiosos.

Baseado num caso real sucedido em 1925, este filme (ver excerto mais abaixo) aguça a nossa opinião com os seus diálogos pertinentes e perspicazes, e apesar de antigo, mostra-se cada vez mais actual, principalmente quando vemos pessoas que com o seu fervor religioso protagonizam episódios medievais e intolerantes, movidas pelo fanatismo fundamentalista, mesmo com todo o avanço do pensamento tecnológico e a liberdade de expressão que vivemos hoje em dia.

Antes de terminar este artigo gostaria só de vos pôr ao corrente da gravidade do alastramento do Cria(burri)cionismo na política de Ensino de alguns países. Em 1968, a União das Liberdades Civis dos EUA venceu uma batalha judicial contra alguns estados que queriam agregar o criacionismo-religioso no currículo escolar. Nos Estados Unidos, observa-se claramente uma coluna de políticos conservadores, decanos de faculdades cristãs e grupos religiosos, em marcha rumo ao enforcamento público de Charles Darwin. Em 1999, no Estado do Kansas/EUA, fora decidido pelo Conselho de Educação que o itinerário da Teoria Evolucionista deveria ser suprimido no circuito escolar, entretanto, em 2001, pressionado pela opinião pública, o Conselho voltou atrás. Cerca de quarenta iniciativas já foram tomadas por Conselhos Escolares dos EUA no sentido de incluir ressalvas nos textos escolares, advertindo de que a teoria Evolucionista não tem comprovação. Na Inglaterra, a política nacional de educação determina que os currículos escolares devem conter o Evolucionismo, mas permite que o criacionismo também seja ensinado. Na Itália, em 2004, o Evolucionismo só não foi extinto do currículo escolar porque houve uma grande mobilização de insatisfação por parte da comunidade cientifica italiana.

Talvez estejamos a prepararmo-nos para entrar numa nova Idade das Trevas. Mas antes disso vejam o vídeo.

Leia Mais...

Descoberta espécie de formiga tão estranha que podia ser de Marte


Não se sabe se existiu vida em Marte, mas na Amazónia foi encontrada uma formiga tão diferente do que se conhece que poderia ter vindo de lá. A descoberta obrigou a equipa da Universidade do Texas, em Austin, a criar uma nova sub-família.

Os dois primeiros espécimes da Martialis heureka (Martialis por causa de Marte e Heureka do mesmo eureka, “Eu descobri!”, que foi utilizado por Arquimedes) que se encontraram, foram obtidos em amostras de solo mas perderam-se. Só passados cinco anos, em 2003, é que se descobriu a nova formiga trabalhadora que permitiu confirmar a existência de uma nova espécie.

A Martialis heureka tem características suficientes para ser considerada uma formiga, mas é tão diferente de tudo o que já se viu que os cientistas criaram uma nova sub-família, Martialinae, só para ela. Há 85 anos, desde 1923, que não se criava uma nova sub-família de uma espécie de formiga viva, as que se têm sido criadas foram a partir de formigas fósseis.

“Esta descoberta indicia que existe uma riqueza de espécies, possivelmente com uma enorme importância evolutiva, que está escondida nos solos das florestas tropicais ainda existentes”, escreve Christian Rabeling e os co-autores do artigo que saiu esta semana na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

A espécie tem dois ou três milímetros de comprimento, não tem olhos, tem duas grandes mandíbulas, as patas dianteiras são finas e mais compridas que o normal. Todas estas características indicam que habita no solo, raramente vê a luz do dia e alimenta-se de outros animais como insectos, artrópodes ou anelídeos.

Posteriormente, a análise genética confirmou que esta formiga é diferente de tudo o que se conhece, e que estava na base da árvore evolutiva das formigas, ou seja é muito antiga. ”Esta descoberta suporta a ideia de que as formigas cegas dos subterrâneos que são predadoras, apareceram no início da evolução das formigas”, disse Rabeling investigador em evolução e comportamento.

As formigas apareceram há 120 milhões de anos a partir dos antepassados das vespas. A evolução foi rápida e deu lugar a muitas linhagens, com as espécies a adaptarem-se a vários ambientes.

“Com base na nossa informação e no registo dos fósseis, assumimos que o antepassado desta formiga era parecido com uma vespa, talvez similar ao Sphecomyrma, o fóssil de âmbar do Cretácico que é conhecido como sendo o elo perdido entre as vespas e as formigas”, disse Rabeling.

O investigador defende que as adaptações a um estilo de vida subterrâneo e sem luz apareceram numa primeira fase da evolução das formigas e que se mantiveram ao longo dos anos.

“A nova espécie de formiga está escondida no solo, num ambiente tropical estável, que é potencialmente menos competitivo. Esta espécie pode ser uma relíquia que reteve características morfológicas ancestrais”, conclui.

Leia Mais...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Justiça para Flavia !!!

A Equipa do Opinion Shakers, obviamente não podia alhear-se desta iniciativa.

Todos com a Flávia. Força!!!!

"Há quase dez anos, dei entrada na Justiça Paulista no processo de indemnização por perdas e danos morais pelo acidente causado à Flávia. quase dez anos, luto na justiça pela condenação dos culpados. Até hoje os réus seguem impunes, e Flávia, já com 20 anos, segue vivendo sem a protecção que deveria - de imediato - lhe ter sido dada pela justiça que de tão lenta se torna uma justiça injusta.

Durante esses todos esses anos de batalha judicial, o processo de Flávia teve dois julgamentos. Em ambos nos foram concedidas indemnizações de valores irrizórios, ínfimos, podendo mesmo serem considerados aviltantes, tendo em vista as gravíssimas sequelas que este acidente - causado por negligência de terceiros - deixou em Flávia. Em novo e último recurso solicito à justiça, - agora em Brasília - indemnização de valor adequado à gravidade deste acidente, para que Flávia possa ser cuidada - pelo resto de sua vida - com os recursos de que necessita para ter uma sobrevida digna. Há mais de um ano, o processo de Flávia teve autorização da justiça paulista para ser julgado em Brasília, em última instância. Há mais de três meses, essa decisão saiu publicada no Diário Oficial de São Paulo. Somente dia 14 de Julho de 2008, o processo de Flavia saiu do Tribunal de Justiça de São Paulo rumo ao Superior Tribunal de Justiça em Brasília.


E lá, não sabemos por quantos anos ainda permanecerá.

Solicito sua adesão a esta Blogagem Colectiva. A união dos blogs em torno de um tema nos torna - a todos - mais fortes. Vamos juntos, escrever sobre a lentidão da justiça no julgamento de processos judiciais, deixando vítimas de acidentes graves, esperando por anos a fio pela punição dos culpados e por uma indemnização coerente e condizente com a gravidade do dano que lhes foi causado. Vamos protestar contra essa lentidão, não só no Brasil, mas também nos países em que a justiça seja lenta. Somos todos irmãos."

In A Minha Matilde & Cª

Leia Mais...

A geração das crianças criadas em laboratório

A actual geração de miúdos não vai ter uma infância com muitas e saudosas recordações. Penso que a minha geração (ando na casa dos 30 e poucos) terá sido das últimas a ter liberdade para ser criança. Tenho mesmo óptimas recordações daquele período da minha vida!

Recordo-me de me levantar cedo no Verão e ir bater à porta da casa do meu primo, que vivia mesmo ao lado, e continuar batendo às portas dos amigos para irmos todos brincar, quando chegava ao final da rua chegávamos a ser mais de 10 (o Ricardo Tomás não me deixa mentir).

Recordo-me de irmos "orientar" umas laranjas, maçãs e nêsperas nas hortas aqui da zona. Umas vezes tínhamos sorte, outras tínhamos de largar tudo e correr bastante para não sermos apanhados pelos donos das mesmas.

Recordo-me de irmos apanhar alfarrobas ou amêndoas e vendermos, com o dinheiro que fazíamos íamos comprar Coca-colas para todos.

Recordo-me de noutras ocasiões pegávamos num arrasto e íamos à conquilha e à amêijoa. No final juntávamo-nos todos e fazíamos um petisco.

Recordo-me de fazer casas de madeira com os meus amigos, de construir pequenos estádios de futebol e de limpar as ervas da nossa rua entre todos os amigos.

Recordo-me de construir carrinhos de rolamentos e descer as ladeiras abaixo, de jogar ao peão, de jogar ao berlinde, de jogar futebol durante todo o dia, chegando muitas vezes a casa todo sujo e com pequenas escoriações. Lembro-me de chegar tarde a casa e levar uma repreensão ou algumas bofetadas da minha mãe. A área de competência do meu pai era para as minhas avarias mais graves.

Recordo-me de ir tomar banho na piscina do vizinho quando ele não estava em casa.

Recordo-me de brincar até à meia-noite na rua sem precisar da vigilância permanente dos meus pais.

Esse período até nem foi assim há tanto tempo. As crianças são agora mais fechadas em casa, ficam mais tempo a ver televisão e a jogar ao computador. Os pais vigiam constantemente os filhos, até mesmo dentro de casa. Existe um cuidado exagerado no que diz respeito às compras que se fazem para os filhos, tudo tem que ser perfeito. Até parece que as crianças estão sendo criadas em laboratório. Para quê??!!

Compreendo que existe o alarme da pedofilia, mas quando se vigia um filho deve-se ser discreto e fazer como se o pai ou a mãe não estivessem lá.

Compreendo que há muita mais informação e é natural que façamos uso dessa informação para beneficiar os nossos filhos.

Compreendo que a taxa de crimes tem vindo a aumentar e queremos proteger os nossos miúdos.

Compreendo que pelo facto de sermos extremamente consumistas estamos a envenenar os nossos filhos com essa doença, pois eles exigem as coisas ou porque os amigos também têm ou porque viram na televisão, tal como nós (o pior é que eles não têm a vacina para essa doença).

Agora não compreendo é porque é que estamos tirando a liberdade das nossas crianças, torná-las bastante dependentes e estragadas com mimos. Isso não será pior do que, simplesmente, deixá-las ser como são? Crianças!!

Leia Mais...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Uma Obra, Um Artista - Francisco de Goya

O título da obra fala por si só!


"O Sono da Razão produz Monstros"
1797-98

Leia Mais...

domingo, 14 de setembro de 2008

"Pirateando" a Democracia (Hacking Democracy)


Recentemente estive a assistir a este interessante documentário produzido pela cadeia norte-americana HBO, sobre o modo de funcionamento do sistema eleitoral dos Estados Unidos, que deixa transparecer um sistema de voto completamente vulnerável a manipulações e revela a decadência da democracia americana.

Agora que as eleições para a presidência norte-americana se aproximam, nada melhor do que olhar com especial atenção, para o modo de como tudo se processa.

Aqui fica então um pequeno trailer do documentário "Hacking Democracy",para a vossa consideração e análise.

Leia Mais...

sábado, 13 de setembro de 2008

Sarah Palin admite declarar guerra à Rússia


Na sua primeira grande entrevista como candidata republicana à vice-presidência na corrida à Casa Branca, Sarah Palin não descartou a possibilidade de os Estados Unidos declararem guerra a Moscovo.

A entrevista da senadora do Alasca fica marcada pela sua posição sobre o conflito no Cáucaso. Sarah Palin defende que os aliados devem manter a Rússia debaixo de olho, considerando inaceitável que Moscovo tenha invadido um país menor.

Interrogada se esta maior atenção sobre o Kremlin significa que os norte-americanos podem declarar guerra à Rússia se o país voltar a interferir na Geórgia, a resposta da candidata a vice-presidente dos Estados Unidos foi muito clara: «Talvez sim».

Sarah Palin justificou depois que este é o tipo de atitude que se deve ter quando se trata dos aliados da NATO. «Se outro país for atacado, espera-se que peça ajuda», afirmou.

Desda forma podemos concluir que os Americanos ao votarem em MacCain e Palin estaram a votar em continuar com o que têm, mas, ainda pior pois prometem que serão a mudança e até é verdade pois enquanto o Bush declarou guerra aos paises do Médio Oriente, o MacCain e a Palin prometem declarar guerra à Rússia e ao Cáucaso...

Como pode alguém candidatar-se a presidente dos EUA e prometer guerras em vez de melhorias sociais, mais apoio à saúde, melhor economia, etc... etc...

Será esta a nova forma de convencer o eleitorado???

Leia Mais...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro: Uma perspectiva Não-Oficial

Faz hoje 7 anos que o mundo presenciou um acontecimento bárbaro, que ceifou perto de 3000 vidas e que revelou uma série de dados que hoje já não são tanto alvo das mais variadas análises por parte das ditas autoridades oficiais, mas mais por parte de uma comunidade de cidadãos independentes que continuam a questionar o que realmente se passou nesse negro dia.

De lá para cá, muito já foi escrito, falado, comentado, observado, estudado e revisto, no entanto, desconfio seriamente de que o 11 de Setembro de 2001 foi o 1º grande acto de "ilusionismo político" à escala mundial do ainda jovem Século XXI.

Digo isto, não derivado às ditas Teorias da Conspiração, definição que particularmente não aprecio, na medida em que em termos de discurso retórico, é um termo que apenas serve para desvalorizar e menosprezar à priori qualquer outro ponto de vista diferente que se tenha perante a dita versão oficial.

Desde aquele triste dia, em que a imagem das torres gémeas a cair nos ficou impressa na retina, tal continua a levantar-me uma série de questões não somente políticas mas essencialmente técnicas no modo como tudo se passou. Como exemplo: como é que ambas as torres cairam tão verticalmente, parecendo uma autêntica demolição controlada? E a Torre 7, que nem foi alvo de qualquer ataque directo?

A estória (e a história) para mim suscita uma enormidade de pontos de interrogação na medida em que pelo que tenho pesquisado sobre o tema (nas diferentes versões do acontecimento) uma coisa é clara: muita informação e contra-informação, sendo que em alguns factos não se tem dado o devido relevo, muito pelo contrário, a administração Bush e do governo norte-americano não têm nem tiveram qualquer interesse em levar a cabo uma verdadeira investigação a fundo sobre os atentados. Afinal, eles são os "gate-keepers" da informação e dos Media.

De seguida, um dos muitos vídeos com factos de análise interessante, diferentes das já conhecidas conclusões oficiais. No mínimo, dá para pensar!


Leia Mais...

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A experiência científica do século iniciou hoje

Finalmente estamos prontos e temos a tecnologia necessária para descobrir muito mais sobre o nosso ignoto Universo, inclusive até dar a resposta à questão milenar de como terá sido ele criado. Essa tecnologia está localizada na fronteira entre a Suiça e a França, num túnel com 27 quilómetros de circunferência, construído 100 metros abaixo do solo, foram instalados quatro grandes detectores, no interior dos quais vão produzir-se colisões de protões numa velocidade próxima da luz. Vão ser acelerados dois feixes de protões em sentido oposto, produzindo choques que darão lugar a energias tais que recriam as condições do Universo nos primeiros momentos após o Big Bang, ou seja, o nascimento do Universo há 13,700 biliões de anos, explicou Gaspar Barreira (director do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) à TSF.

Actualmente só conhecemos 4% do Universo segundo João Varela (professor do departamento de Física do Instituto Superior Técnico e investigador do CERN - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), entrevistado pela TSF.

Esta experiência iniciou-se hoje, embora o projecto tenha sido pensado ao longo de 20 anos, envolvendo mais de 40 países e seis mil cientistas, entre os quais há 200 portugueses. Possivelmente este enorme acelerador de partículas estará em funcionamento nos próximos 15 anos. Os primeiros resultados devem aparecer no final deste ano, mas possivelmente irão confirmar aquilo que já sabemos, que a especiosa hipótese de Deus na criação do Universo não é necessária. As primeiras descobertas só devem chegar lá para 2010. Esta será a maior experiência cientifica do século. Entrámos numa nova e excitante fase para a Física.

Leia Mais...

Pentecostais - esquizofrenia encoberta pela capa da religião

Uma vez mais, voltamos a falar aqui sobre a vice de John Mccain. A Miss Barracuda é uma fervorosa e fanática crente, pertencente à Igreja Pentecostal. É impossível que uma pessoa mentalmente sã acredite em toda aquela treta, nem actue da forma completamente esquizofrénica desta gente. Salvação por telemóveis, deus a andar no 3 andar, nevoeiros e ventos, interpretações literais da bíblia, e outras idiotices quejandas.

Depois de termos dividido o átomo, depois do Homem ter colocado os pés na Lua, depois de termos descoberto o genoma humano, depois de termos alcançado tanto graças à nossa inteligência, ainda se verificam actos primitivos como os que estão prestes a ver. Vejam e assustem-se!!

Leia Mais...

domingo, 7 de setembro de 2008

Os dez mandamentos do sexo ecológico

Desde economizar água e energia, até à madeira escolhida para a cama, a organização ambientalista Greenpeace dá uma lista de ideias para se ter uma "intimidade mais verde".

As preocupações ambientais devem estar sempre presentes, até mesmo nos momentos mais íntimos. Quem o diz é a secção mexicana da Greenpeace, que lançou no seu site uma lista de mandamentos sobre "regras verdes" para sexo mais ecológico.

Segundo a página, que foi lançada em Agosto, "cuidar da terra nunca foi tão erótico". Por isso mesmo, as dicas para uma vida sexual ecológica são para todos os gostos, desde o mais tradicional ao mais irreverente.

Os mais tímidos têm o mandamento ideal "para começar uma revolução energética na cama": desligar a luz. Se os amantes o fizerem antes de passarem ao acto estão a contribuir em muito para economizar energia. Já para os que gostam de juntar os prazeres da carne, com os prazeres da boca, o mandamento sobre alimentos afrodisíacos também pode ser sugestivo. A ONG aconselha os amantes a optarem por frutas orgânicas e livres de pesticidas, como cerejas e framboesas. Mariscos e ostras ficam fora da lista uma vez que "a pesca destes animais está a destruir os oceanos".

Do Banho aos Lubrificantes


A associação ambientalista lembra também que a madeira com que é feita a cama também deve ser levada em consideração, pelo que devem conter certificados ambientais que garantam processos de extracção sustentável. A Greenpeace diz ainda que o mesmo se aplica aos instrumentos sado-masoquistas.

"As grandes empresas petrolíferas estão a destruir o planeta. Não permita que se metam debaixo dos seus lençóis". É assim que começa o capítulo dedicado ao uso de lubrificantes íntimos, que aconselha produtos à base de água e nunca de petróleo, como é o caso da vaselina.

Economizar água também está entre as preocupações da ONG, que aconselha banhos a dois para evitar o desperdício. E para terminar os mandamentos do sexo ecológico, a Greenpeace relembra o lema dos anos sessenta: "Faça amor, não faça guerra".

Leia Mais...

Uma Obra , Um Artista - Damien Hirst


The Physical Impossibility of Death in the Mind of Someone Living
1991


Será que é um simples tubarão ou uma obra de arte? São ambos, não? Ora vejamos,
“Um tubarão colocado dentro de uma «obra»”, sendo que essa " «obra» está dentro de um museu de arte” isso faz do tubarão dentro duma «obra», dentro de um museu de arte, uma obra de arte. É um pouco como "A Fonte" de Duchamp.

É aquilo que podemos designar de re-territorialização ,dentro de uma diferente topologia que reencarna o objecto como um objecto semântico diferente.

Leia Mais...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

«Slacker Uprising» novo documentário de Michael Moore estreia na Internet



O polémico realizador norte-americano Michael Moore, famoso pelos seus documentários políticos, vai lançar o seu próximo filme na Internet, sem passar pelas salas de cinema. A estreia de «Slacker Uprising» está marcada para o dia 23 de Setembro.

Em comunicado o realizador considera que esta iniciativa é «uma prenda para os meus fãs».

O objectivo declarado de Michael Moore é levar os jovens eleitores a votarem nas presidenciais de Novembro.

Com um orçamento de cerca de 2 milhões de dólares, o documentário «Slacker Uprising» levou o realizador em 2004 a percorrer 62 cidades dos estados mais incertos nas eleições norte-americanos, os chamados swing states, onde as previsões quase nunca acertam em quem vai ganhar, para tentar convencer os jovens que não pretendiam votar a irem às urnas.

O filme vai estar disponível para download gratuito nos EUA e Canadá no site BlipTV, estando previsto o lançamento de um DVD de baixo custo com o documentário a 7 de Outubro.

Leia Mais...

Guitarra queimada por Jimi Hendrix chegou aos 350 mil euros



A Fender de Hendrix, considerado por muitos como o melhor guitarrista de sempre, foi leiloada em Londres por um valor elevado.

A primeira guitarra que o lendário músico Jimi Hendrix queimou em palco foi vendida quinta-feira por 280.000 libras (345.544 euros) num leilão de objectos de estrelas do rock realizado em Londres.

A guitarra, uma Fender Stratocaster 1965, era uma das "jóias" do leilão, no qual foram também colocados à venda o primeiro contrato firmado pelos Beatles com o seu "manager" Brian Epstein (leiloado por 295 mil euros) e o último caderno de Jim Morrison (70 mil euros).

Hendrix deitou fogo à guitarra no final de um concerto em Londres em Março de 1967, e o gesto valeu-lhe uma ida ao hospital para tratamento a queimaduras.

Posteriormente, o guitarrista e cantor, falecido em 1970 com apenas 27 anos, transformaria a queima da guitarra numa espécie de ritual no final de cada uma das suas actuações.

Ainda com as marcas do fogo, o instrumento esteve em paradeiro desconhecido durante 40 anos: o encarregado das relações com a imprensa de Hendrix, Tony Garland, guardara-o na garagem dos seus pais, onde no ano passado foi encontrado.

Leia Mais...

1 milhão de dólares para quem provar ter poderes paranormais ou sobrenaturais

James Randi oferece um milhão de dólares a quem provar ter poderes “sobrenaturais”, em condições controladas.

Até hoje ninguém conseguiu convencer James “Amazing” Randi, ilusionista e cético canadiano radicado nos EUA. Ele é, sem sombra de dúvida, uma pessoa muito segura das suas ideias. Afinal está oferecendo 1 milhão de dólares a quem conseguir provar, sem qualquer tipo de subterfúgios, possuir poderes paranormais, seguindo o método científico.

De facto não foram poucos os pretendentes a tão apetecido prémio. Todos foram devidamente desmascarados, alguns de forma humilhante, ao vivo na TV. Um dos mais famosos foi Uri Geller, o mundialmente conhecido “entortador de talheres”. Outro foi Peter Popoff, um famoso pastor tele-evangelista que aclamava curar pessoas com o poder da fé (ver vídeo abaixo).

Poderão ver as pesquisas realizadas por Randi no seu site.

A Fundação Educacional James Randi pretende usar o dinheiro em projectos mais importantes, caso o prémio não seja entregue.

Apressem-se, paranormais! O desafio de James Randi que oferece um milhão de dólares a qualquer pessoa que prove cientificamente qualquer fenómeno sobrenatural será encerrado no dia 6 de março de 2010, 12 anos após sua criação.

Sem dúvida nenhuma, 10 anos foi tempo mais do que suficiente para que algum paranormal, de verdade, aparecesse. Contudo, pode ser que esse paranormal tenha andado distraído e não soubesse da existência desse desafio, pelo que ainda tem mais dois anos para se registar. Esperem aí, um paranormal não saber deste tipo de desafios? De certeza que os espíritos avisar-lhe-iam, as cartas indicar-lhe-iam, os astros informarem-lhe-iam da existência de tal concurso. Falta de informação não pode ser, porque essa gente até é muito "bem" informada.


Se o prémio não for entregue a ninguém, não tenham dúvidas: será, tout court, prova suficiente de que todas as alegações paranormais e sobrenaturais são falsas e que todos esses fenómenos não passam de truques. Poder-me-iam dizer que os verdadeiros paranormais não querem dinheiro (o que seria uma grande treta, diga-se de passagem), pois mesmo não querendo das "verdinhas" poderiam matar 3 coelhos com uma cajadada só, pois poderiam doar 1 milhão de dólares a alguma instituição, fazer um pouco de publicidade e calar a boca dos cépticos.

Leia Mais...

Uma Obra , Um Artista - Andy Warhol

Eis o senhor Pop-Art!

Turquoise Marilyn, 1962

Leia Mais...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Triunfo dos Porcos - George Orwell

Publicado pela primeira vez em 1945, O Triunfo dos Porcos transformou-se na clássica fábula política. Acrescentando-lhe a sua marca pessoal de mordacidade e perspicácia, George Orwell relata a história de uma revolução entre os animais de uma quinta e o modo como o idealismo foi traído pelo poder, pela corrupção e pela mentira. Foi com alguma curiosidade que vi esta edição em DVD na FNAC. A não perder.

Leia Mais...

Como proteger o seu dinheiro de ladrões

Já que a grande preocupação do momento são os assaltos e a falta de segurança, deixo aqui uma opção no mínimo criativa, de modo a proteger melhor o seu dinheiro.
O nome da peça é Brief-Safe ou Cofre-Cueca, se assim lhe podemos chamar, não é uma brincadeira de mau gosto. É um dispositivo comercializado pela empresa de equipamento militar e de segurança Shomer-Tec com a finalidade de guardar dinheiro, documentos e outros valores num um compartimento secreto de 10x25cm fechado por um velcro. "Marcas especiais" na parte inferior permitem que seja deixado à vista em qualquer parte, no chão do WC ou dentro de uma mala de viagem. Ninguém irá mexer...

Por apenas 11 dólares este original esconderijo poderá ser seu. É apresentado em tamanho único e numa única cor: branco (e castanho). Adicionalmente, a empresa fornece um "ingrediente especial" que designa por Doo Drops que tem a propriedade de parecer e cheirar como diarreia e que pode potenciar o efeito dissuasor do Cofre-Cueca. A ficha técnica do produto é vaga, embora mencione "diversas aplicações úteis e realistas de acordo com a imaginação do utilizador", todas naturais. Apenas por mais 9 dólares.


Leia Mais...

Musical Mamma Mia estreou hoje em Portugal



Inspirado nas canções e no imaginário dos ABBA, o musical Mamma Mia estreou no nosso país.

Donna e a filha Sophie vivem numa quase paradisíaca ilha grega. Mas, para o cenário ficar completo, Sophie precisa encontrar o pai que nunca conheceu.
Prestes a casar-se, Sophie decide que chegou o momento de conhecer o seu verdadeiro pai, aquele que a vai levar ao altar.
O problema é que, segundo o diário que descobriu da sua mãe, existem 3 candidatos possíveis... Por isso, Sophie decide convidá-los a todos para o casamento!
O que vai acontecer a seguir é o que pode descobrir em Mamma Mia!

Entre praias de água bem azul, sol e muita diversão, as canções dos ABBA são também protagonistas desta história que conta com actores como Meryl Streep, Amanda Seyfried, Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgãrd.

Embarque na inesquecível festa de casamento de Mamma Mia!

Tal como os temas do famoso grupo sueco, que compõem a banda sonora, também o filme de Phyllida Lloyd se arrisca a ser um enorme sucesso. O CM teve a rara oportunidade de falar com Benny Andersson e Bjorn Ulvaeus, membros dos Abba e produtores executivos do filme.

Amigos há mais de 30 anos, Benny e Bjorn (hoje com 62 e 61 anos, respectivamente) produziram perto de uma centena de canções. Mas ainda agora parecem irmãos gémeos na forma como comungam ideias e se completam.

A explicação para fazer um musical como ‘Mamma Mia’ justifica--se, no entender de Benny, por ser "algo que apenas acontece uma vez", mas também por: "Tínhamos controlo total sobre o filme", diz Bjorn.

NEM POR MIL MILHÕES

Apesar dos milhentos pedidos de todo o Mundo, os Abba recusam--se a voltar ao activo, nem que seja para uma digressão.

"Estamos muito orgulhosos do nosso trabalho e não queremos que seja estragado", esclarece Benny. "A razão pela qual não regressamos está no facto de não queremos ser uma cover band, a cantar versões dos nossos próprios temas", completa Bjorn.

Mesmo quando estão em jogo mil milhões de dólares? Benny sorri: "Na verdade, é muito dinheiro, mas também não nos faz falta, já somos muito ricos."

Bjorn, por seu lado, defende que um regresso dos Abba só se justificaria "se tivéssemos temas novos. Mas não temos. E seria sempre um período demasiado desgastante."

Leia Mais...

Elefante viciado em cocaína está 'limpo'

Depois de vários meses a comer bananas com cocaína, um elefante chinês vê-se finalmente livre do vício.

Actualmente com quatro anos, Xinguang (Irmão Grande em português), foi capturado em 2005 (com apenas um ano) no sudoeste da China por comerciantes ilegais que lhe deram bananas com cocaína para o controlar.

Após alguns meses nesta ‘dieta’, as autoridades chinesas prenderam os comerciantes e enviaram Xinguang para um centro de reabilitação de animais, após notarem que o elefante apresentava sintomas de vício em cocaína.

Durante os três anos de desintoxicação, Xinguang passou um ano a levar injecções de metadona com dosagens cinco vezes superiores às aplicadas aos seres humanos.

Segundo a agência Reuters, o paquiderme foi libertado no passado sábado num parque natural na cidade de Kunming, já livre do seu vício.

Leia Mais...

Portugal um país mais pobre

"O número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) aumentou 437% em quatro anos, ou seja cinco vezes mais. Tudo somado, o número traduz-se em 334 mil pessoas a usufruir do apoio do Estado."


Afinal quem não se recorda daquela promessa do P.M. José Sócrates: «Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre…".

Pois é!!! Ao menos esta o homem cumpriu.

Leia Mais...

Jean Meslier (1664-1704), o padre anarco-ateu

«No início do século das Luzes, entre os verdadeiros precursores do anarquismo conta-se uma personagem admirável, Jean Meslier. Padre na aldeia de Étrépigny, na região francesa de Champanha, deixou à data da sua morte um volumoso manuscrito que contém a confissão do mais resoluto dos ateísmos e uma crítica às autoridades religiosas e políticas. Em 1762, Voltaire publicaria extractos do Testamento de Meslier, destacando, sobretudo, a sua faceta irreligiosa. Contudo, os ataques de Meslier visam tanto o poder político como a autoridade religiosa. Para ele, a religião e a política ajudam-se mutuamente: “Entendem-se como gatunos. [...] A religião apoia o governo político, por pior que este possa ser. O governo político apoia a religião, por mais estúpida e vã que esta possa ser.“.

Este sacerdote desejava que “todos os poderosos da Terra e todos os nobres fossem enforcados com as tripas dos padres“. [...]


Uma forma de livrar o povo dos seus dirigentes seria através do assassinato político: “Onde estão aqueles generais matadores de tiranos que vimos nos séculos passados? Onde estão os Brutos ou os Cássios? Onde estão os generais que mataram Calígula e tantos outros monstros semelhantes? [...] Onde estão os Jacques Clément e os Ravaillac da nossa França? Deviam viver ainda no nosso século, [...] para espancarem ou apunhalarem todos esses detestáveis monstros e inimigos do género humano e, deste modo, libertarem todos os povos da Terra do seu domínio tirânico!“.

O padre Meslier demonstrou ser contra a apropriação individual das riquezas da terra preconizando, assim, o comunismo social. No seu Testamento ele lança um verdadeiro apelo ao povo: “A salvação está nas vossas mãos. A vossa liberdade só depende de vós, se todos souberdes entender-vos. [...] Uni-vos, pois, povos, se sois sábios. [...] Começai por comunicar entre vós secretamente os vossos pensamentos e desejos. Divulgai por toda a parte, e o mais habilmente possível, os escritos deste tipo, por exemplo, que dêem a conhecer a todo o mundo a vanidade dos erros e das superstições da religião e que tornem odioso o governo tirânico dos príncipes e dos reis da Terra.“.

O padre Meslier era um solitário e clandestino, para espanto de todos na época, só postumamente é que foi descoberta a sua verdadeira faceta libertária. No silêncio da sua Igreja redigiu em segredo o seu Testamento, tal como o prova a adver­tência que anexou ao papel que envolvia o seu manuscrito, e que nos foi relatado por Voltaire: “Vi e reconheci os erros, os abusos, as vaidades, as loucuras e as maldades dos homens; odiei-os e detestei-os. Não o ousei dizer durante a vida, mas dí-lo-ei pelo menos ao morrer e depois da morte; e é para que se saiba isto que faço e escrevo a presente memória, para que possa servir de testemunho de verdade a todos os que a virem e a lerem, se a acharem boa.”.»

Este distinto desconhecido teve bastante influência nas revoltas sociais que poucas dezenas de anos depois começaram a acontecer e que têm continuado até aos dias de hoje.

Leia Mais...

Citações sobre o Poder

Mais uma nova rúbrica aqui no O.Shakers que procura dar relevo a citações de diversas personalidades sobre uma panóplia vasta de temas pertinentes, e que servem de mote para eventuais reflexões.
Para abrir, o tema é o Poder, essa forma de revelação do Homem por excelência (como diria Sófocles)!


"A ambição de poder é a mais forte de todas as paixões" - Tácito;

"Não há poder. Há um abuso do poder, nada mais" - Henri Montherlant;

"
O poder não satisfaz, ou melhor, é como a droga e exige sempre doses maiores" - Crescenzo;

"O esforço para unir a sabedoria e o poder raramente dá certo e somente por tempo muito curto" - Einstein;

"Todo o poder é inimigo natural da inteligência" - Marie Condorcet;

"
O poder sem abuso perde o encanto" - Paul Valéry

"
O homem perde o poder quando é contagiado pelo sentimento de piedade" - Nietzsche;

"
Para aquele que aspira ao poder não há meio caminho" - Tácito;

" O poder revela o homem" - Sófocles

Leia Mais...

Uma Obra , Um Artista - Edvard Munch

O Grito

Quadro que muito aprecio e que actualmente constitui-se como um ícone cultural (em parte pela história que o rodeia - já foi alvo de vários furtos). Um "Grito" que apesar de não ter nada de sonoro, consegue ser silenciosamente ensurdecedor!

O Grito (no original Skrik) é uma pintura do norueguês Edvard Munch, datada de 1893. A obra representa uma figura andrógina num momento de profunda angústia e desespero existencial. O pano de fundo é a doca de Oslofjord (em Oslo) ao pôr-do-Sol. O Grito é considerado como uma das obras mais importantes do movimento expressionista e adquiriu (como referi anteriormente) um estatuto de ícone cultural, a par de obras como a Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Leia Mais...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ASAE fecha durante dois meses o Refeitório do Parlamento


O refeitório da Assembleia da República vai fechar durante dois meses para se fazerem "obras de modernização" na cozinha, alvo de uma acção da ASAE, não autorizada pelo Parlamento, há cerca de dois anos.

A secretária-geral da Assembleia da República, Adelina de Sá Carvalho, deu esta informação hoje na conferência de líderes, a par de outras sobre as obras que vão decorrer até final do ano na Sala de Sessões do Parlamento.

Em declarações aos jornalistas, Adelina de Sá Carvalho explicou que a ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica esteve "há cerca de dois anos" na Assembleia para uma acção inspectiva "ao concessionário do refeitório" do edifício antigo do Parlamento.

"Sem ser a nosso convite", sublinhou.

A cozinha do refeitório do velho edifício de São Bento tem "mais de 40 anos" e precisa de ser modernizada, pelo que a ASAE fez uma série de recomendações que estão a ser postas em prática, aproveitando as obras em curso.

Todas as recomendações da ASAE, segundo Adelina de Sá Carvalho, estavam já previstas nos cadernos de encargos para as obras em curso até final do ano.

A secretária-geral da Assembleia garantiu que as questões levantadas pela ASAE são "de pormenor" e deu dois exemplos: as torneiras não deverem ser accionadas pelas mãos e o sistema de recolha de lixos.

Uma acção inspectiva da ASAE à Assembleia da República, ressaltou Sá Carvalho, seria impossível dado "tratar-se de um órgão de soberania".

Depois desta afirmação de Adelina Sá Carvalho, apetece dizer "afinal uns são filhos e outros são enteados?" Só porque são um órgão de soberania a ASAE não pode inspeccionar aquilo que lhe compete? Com que moral depois podem exigir do povo, se o exemplo que deveria vir de cima está protegido pela legislação e o Zé Povinho, vulgo empresas no geral estão ao "Deus dará"!

Que anda a pensar o legislador quando inventa estas leis?

Leia Mais...

O Mundo vai acabar em 2012?

Apocalipse à vista. A nova profecia do apocalipse junta mito, arqueologia e ciência em tempos de incerteza e propõe a sua versão de fim do mundo para o final do ano 2012, recuperando cálculos e crenças da civilização maia. Pode ser a maior profecia de todos os tempos. Ou pelo menos desde o ano 2000


Milhares acreditam e prepararam-se para a data fatídica

Esqueçamos a crise e os problemas correntes. O apocalipse tem data marcada. Pelo menos é nisso que acreditam milhares de pessoas em todo o mundo que se preparam para a chegada de 21 de Dezembro de 2012, a data em que (supostamente) termina o calendário maia e que, para alguns, parece ditar o destino do mundo tal como o conhecemos. Sempre houve crenças para todos os gostos, mas profecias apocalípticas alimentam o medo ancestral do futuro e a sensação de desgraça eminente. Mas, se é pouco provável que o fim do mundo tenha horário marcado, como as novelas e os jogos de futebol, já é menos provável que algum dia deixemos de nos preocupar com a possibilidade de ele acontecer mesmo. Faz parte da história. Desde que há registos, que há profecias catastrofistas. Estão nos Livros Sagrados, mas não apenas. Os profetas do apocalipse são muitos e assumem muitas formas. Velhos com ar de cientistas loucos, como Nostradamus, criadores de moda com manias new age como Paco Rabanne (que acreditava que o mundo ia acabar em 2000) e coisas invisíveis, como o bug do milénio que nos deixou suspensos à espera do apocalipse informático provocado por um vírus com nome de consola de jogos (Y2K, lembram-se?).

Começou por ser uma teoria obscura, desenvolvida pelo americano José Arguelles nos anos 70 e 80, em circuitos relativamente restritos, mas rapidamente foi amplificada com a disseminação da Internet, hoje cheia de sítios com teorias e explicações sobre 2012. O que irá acontecer ninguém sabe ao certo, mas há uma lista de probabilidades: a III Guerra Mundial, a revolta das máquinas, um asteróide ou cometa chocarem com a Terra, a aproximação do misterioso Planeta X, sermos invadidos por extraterrestres, os pólos magnéticos da Terra inverterem-se, os efeitos do aquecimento global ou uma nova idade do gelo. Por acção da mão humana, vinda do espaço ou do próprio planeta, aparentemente a desgraça é eminente. Mas porque há de ser mais eminente em 2012 do que outra data qualquer?

É aqui que a especulação mais ou menos delirante se socorre de muletas que impressionam, como o Calendário Maia que, alegadamente, termina a 21 de Dezembro de 2012, o que abre um precedente capaz de alimentar toda a superstição. Com a hipótese do calendário Maia, tudo é plausível, até uma invasão extraterrestre. Até o portal que alguns acreditam irá abrir-se para revelar o mundo com um novo esplendor, só permitido pela entrada na era de Aquário. Há ainda quem veja num suposto alinhamento de planetas a ocorrer nessa data, a criação de uma energia capaz de apagar a memória de todos os humanos e o emergir de uma nova consciência (certamente a mais imaginativa de todas as teorias). Esoterismo new age, fantasia histórica ao estilo Indiana Jones e alguns elementos científicos, ajudam a fazer de 2012 um enigma.

Se vai ou não acontecer alguma coisa extraordinária na data prevista, só saberemos na altura. Para já, 2012 é pretexto para livros, filmes e até as tradicionais canecas e tshirts. Será o ano dos Jogos Olímpicos de Londres, de mais um Europeu de Futebol, do TGV em Portugal e de um Natal que promete ser especial.

Leia Mais...

No melhor pano cai a nódoa

Voltamos hoje, uma vez mais, à Miss Barracuda (até já parece perseguição!). "A candidata a vice-presidente dos EUA na chapa de John McCain , Sarah Palin, assumiu, em nota oficial publicada nesta segunda-feira, que sua filha solteira de 17 anos está grávida. De acordo com a CNN, a jovem está com cinco meses de gravidez."

Não queremos aqui esbarrar num estilo mais "revista del corazon", vulgo fofocas 'a la' Cláudio Ramos. Porque tal facto não interfere com a suposta boa performance da mãe. Mas só consideramos esta notícia interessante e irónica também, porque a conservadora Palin é ligada à direita cristã, que defende a abstinência sexual fora do casamento e é responsável pelo pelouro de ética na política, para além de todas as outras tontices que ela defende (não que a ética política seja má, muito pelo contrário, mas sem cair nos exageros que são muito ao gosto dos mass-media).

Leia Mais...

Uma Obra , Um Artista - Marcel Duchamp

A Fonte

Hoje decidi destacar um Dadaísta por excelência! Marcel Duchamp foi o responsável pelo conceito de ready made, que é o transporte de um elemento da vida cotidiana, a priori não reconhecido como artístico, para o campo das artes. A princípio como uma brincadeira entre seus amigos, entre os quais Francis Picabia e Henry Roché, Duchamp passou a incorporar material de uso comum nas suas esculturas. Em vez de trabalhá-los artisticamente, ele simplesmente os considerava prontos e os exibia como obras de arte.

A Fonte (título fantástico) , obra que fez repercutir o nome de Duchamp ao redor do mundo - especialmente depois de sua morte -, está baseada nesse conceito de ready made: pensada inicialmente por Duchamp (que, para esconder o seu nome, enviou-a com a assinatura "R. Mutt", que se lê ao lado da peça) para figurar entre as obras a serem julgadas para um concurso de arte promovido nos Estados Unidos, a escultura foi rejeitada pelo júri, uma vez que, na avaliação deste, não havia nela nenhum sinal de labor artístico. Com efeito, trata-se de um urinol comum, branco e esmaltado, comprado numa loja de construção e assim mesmo enviado ao júri; entretanto, a despeito do gesto iconoclasta de Duchamp, há quem veja nas formas do urinol uma semelhança com as formas femininas, de modo que sempre se se pode ensaiar uma explicação psicanalítica, quando se tem em mente o membro masculino lançando urina sobre a forma feminina.

Leia Mais...